De acordo com várias pesquisas pelo mundo, um dos maiores medos do ser-humano é falar em público. Isso mesmo, a incapacidade de perder a vergonha e discursar na frente de um grupo de pessoas. Mas posso te afirmar com todas as letras, esse medo é uma construção que sofremos desde que nascemos. Por isso, perder a vergonha é muito mais uma mudança de hábito.
Treino pessoas para serem palestrantes e treinadores há sete anos, palestro há mais de dez e ofereço treinamentos há duas décadas. Acredite, não existe fobia de falar em público. O que existe é um despreparo, porém, em contrapartida, também existem métodos que te ajudam a falar em público.
É mais ou menos como andar de bicicleta, não porque você tenta e cai que acaba tendo uma fobia de bicicletas, apenas o que acontece é que você não sabe fazer isso ainda.
Perder a vergonha é um processo de reaprendizagem
Nervosismo, medo de plateias e insegurança, tudo isso acompanha a grande maioria das pessoas que têm medo de falar em público. E o remédio para isso é conteúdo e confiança.
E não se engane, fugir dessa exposição a vida inteira não resolverá o problema, já que mais cedo ou mais tarde você sempre terá que enfrentar esse tipo de dificuldade. Para perder a vergonha é preciso enfrentar o medo.
Você terá que participar de uma reunião no trabalho ou apresentar um trabalho na faculdade, ou pior ainda, terá que vender algum produto ou conseguir um investidor, coisas que vão fazer sua vida profissional depender disso.
Um tipo de vergonha que você não sabe lidar, e assim que souber irá ver todas essas dificuldades sumirem de sua frente. Por sorte, existem algumas dicas que ajudam quem tem esse medo de falar em público.
Como perder a vergonha de falar em público
E primeiro de tudo você deve sempre estar preparado. Se vai apresentar um trabalho, participar de uma reunião ou dar uma palestra, você precisa saber muito bem sobre o que você vai falar. A confiança em seu conhecimento te faz ficar mais à vontade com seu público e com você mesmo.
Não simplesmente decore uma estrutura ou um texto e ai fique com um outro medo, o de dar branco, estude o assunto e se sinta confortável com ele. E não fique só nele, tente entender o que tem ao redor e nunca se deixe pegar desprevenido.
E não esqueça nunca que o conteúdo é só metade do caminho, é preciso ter forma. É preciso ter postura. Ter confiança em você mesmo passa essa impressão adiante e te deixa ainda mais confortável diante de uma plateia.
Uma boa linguagem corporal é fundamental. Esqueça as mãos no bolso, imposte sua voz e opte sempre por um discurso com clareza e que te conecte com o seu público, sofisticação nessas horas pode te fazer soar presunçoso e arrancar o público de suas mãos.
Prefira ficar em pé e nunca coloque as mãos para trás, muito menos cruze os braços. Por fim, estabeleça contato visual com seu público. Crie uma empatia e gere segurança.
Mas ter a segurança com seu público e ver que eles estão apreciando seu discurso ou palestra é ainda mais importante para que você chegue ao final com segurança. Com isso em mente, use recursos multimídias para melhorar a fixação do que está falando.
Seja uma apresentação no Power Point, sejam vídeos demonstrativos ou imagens que ilustrem o que você estiver apresentando. Existem inúmeras pesquisas pelo mundo que apontam o quanto esse tipo de recurso faz com que o público capte muito melhor o seu conteúdo.
E ainda nesse assunto é bom tomar alguns cuidados. Deixe de lado qualquer tipo de efeito sonoro na hora de trocar slides ou imagens, na verdade opte até por um silêncio que só seja quebrado por sua voz e suas explicações.
E não adianta encher um slide de textos e esquecer que o público precisa ler o que está escrito, tenha cuidado, use fontes que consigam ser enxergadas por quem está mais longe. E se tiver que usar números, encaixe-os em gráficos e facilite a visualização de todos.
Ok, e isso pode estar parecendo apenas dicas para uma boa palestra ao contrário de acabar com o mede de falar em público, mas pense bem, quanto mais você estiver seguro, mais seu conteúdo “hipnotizar” seus espectadores e menos eles tiverem dúvidas, menos ainda você terá que improvisar respostas ou questões que não estão em seu roteiro.
Portanto, dê as caras, se você tem o que falar, não precisa ter medo de nada.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<