Você escolhe sua família (não a que nasce, mas a que forma) e seus amigos, mas um bom relacionamento profissional é sempre mais complicado. Não tem como escolher colegas de trabalho e chefes, é preciso então aceitá-los e fazer o melhor possível para que tudo dê certo. Por isso, qualquer esforço é válido.

Portanto, se você vai ter que conviver com essas pessoas muitas vezes, mais até do que com seus familiares, é bom que tudo caminhe em harmonia. É preciso ter um bom relacionamento pessoal e profissional com todos e ver o quanto tudo acaba fluindo melhor.

E encontrar essas soluções e caminhos para um bom relacionamento pessoal em todos estágios de sua vida podem ser aprendidos e treinados, baita se esforçar.

O que é um bom relacionamento interpessoal?

Mas antes de qualquer coisa é bom delimitar o que realmente é um relacionamento interpessoal e como se dar bem nesse quesito.

Um relacionamento interpessoal é a ligação entre duas ou mais pessoas que interagem ou se completam, seja em âmbito físico, profissional ou emocional. E quanto mais esse relacionamento é profundo e forte, maior a impressão de segurança e menor é o estresse. Em outras palavras, um bom relacionamento interpessoal é até bom para sua saúde.

Um bom relacionamento melhora até sua saúde

Esse tipo de ligação pode ser pessoal, como em um casamento, onde os ambos os lados precisam se encaixar em termos de convivência, atração física, afeição e simpatia. Já em termos profissionais, os colegas de trabalho precisam estar em sintonia em busca de um objetivo maior que levará todos a algum tipo de sucesso ou propósito.

O importante então é o equilíbrio, sempre.

Um bom relacionamento em seu trabalho

A diferença entre o fracasso e o sucesso em sua empresa pode ser apenas o relacionamento interpessoal com todos a sua volta. Não desperdice isso.

E a primeira coisa que você deve se esforçar é em ter um bom relacionamento com seu chefe. Estabelecer com ele algum tipo de ligação é imprescindível para seu futuro dentro da empresa. Isso tanto em seus primeiros dias de trabalho a até qualquer pretensão de uma nova posição no futuro.

Uma das dicas mais importantes nesse caso é se preocupar em ser um grande assistente antes de se tornar um líder. É preciso fazer seu chefe e todos ao seu redor confiarem em você. Se mostre um bom administrador e um ótimo membro do time e não só um artilheiro. E lembre-se: ter bom relacionamento com o chefe não é sinônimo de ser puxa saco.

Bom relacionamento com chefe não é ser puxa saco

Mas sobre tudo isso, seu relacionamento com seus colegas de trabalho deve sempre ser baseado em respeito, honestidade e no esforço de estar sempre fazendo seu melhor. Assim como é preciso estar sempre aberto a críticas e elogios e encarar tudo como feedback e oportunidades para crescer com tudo isso.

E nunca se esqueça de gerenciar suas emoções e deixar o pessoal atrapalhar o profissional, ou vice-versa.

Como começar um bom relacionamento interpessoal

Mas não se desespere nem se sinta perdido diante de tantas responsabilidades, o que não faltam são dicas para iniciar um bom relacionamento interpessoal.

E a primeira coisa que você sempre deve fazer é escutar quem está ao seu redor. Sempre que começar uma conversa com alguém, escute-o antes de qualquer coisa e esteja aberto a tudo que ele tem para lhe falar. Um bom ouvinte é o primeiro passo para se tornar uma pessoal confiável

Mas não fique apenas escutando, fale de você mesmo e sempre deixe bem clara sua opinião, sem esquecer a calma e o respeito. Melhor ainda, se deixe ir além do ambiente empresarial e conheça seus colegas mais a fundo, se preocupe com suas vidas pessoais e profissionais e faça com que todos ao seu redor saibam que você se importa com eles.

Com isso em mente, em hipótese alguma, fuja das diferenças. Pessoas que pensam diferente contribuem de modo diferente com o trabalho, então não só respeite, mas aproveite o que cada um tem de melhor.

Porém, todas essas dicas e caminhos que podem ser percorridos para melhorar seus relacionamentos interpessoais só funcionam quando são encaradas como um esforço diário. É preciso praticá-las no dia-a-dia tanto dentro quanto fora do trabalho. Um esforço que vale a pena e dá resultados incríveis, pode acreditar.

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