Uma enorme rede de pessoas interessadas. Uma multidão sedenta por encontrar aquilo que tanto procura, mesmo que não saiba direito o que é. Mas uma coisa é certa, ser popular no Facebook pode facilitar muito a sua carreira.
E o mais importante disso é mesmo aproveitar essa oportunidade para desenvolver e divulgar sua marca pessoal. E não tenha dúvidas, ser popular nas redes sociais ajuda bastante.
Melhor ainda, se a ideia é levar sua imagem para o mundo, é preciso estar, ainda por cima, atualizado com as novidades. E a “bola da vez” são os vídeos e “lives”. O que pode parecer mais recente, mas na verdade não passa de boas e velhas palestras digitais.
Por isso, nada muito complicado de conseguir a tão procurada popularidade. Basta colocar em prática algumas estratégias que já foram testadas e comprovadas há anos.
Como é difícil ser popular no Facebook.
Desde seu nascimento, são 1,6 bilhões de cadastrados no Facebook. Então é impossível que você não consiga encontrar seu público alvo. Ainda mais agora, com as transmissões ao vivo (“lives”) fazendo tanto sucesso.
Relatórios oficiais do próprio Facebook apontam que, ainda que os vídeos venham fazendo muito barulho, as “lives” geram muito mais comentários e compartilhamentos. Os usuários se sentem mais imersos naquele conteúdo, afinal, ele está acontecendo naquele momento.
A ferramenta saiu da fase “beta” recentemente, onde foi testado por celebridades e famosos em geral, e passou ser usada por todos. A transmissão de inauguração contou até com a presença do próprio Mark Zuckerberg e talvez tenha apontado o que resume o sucesso da ferramenta: “Ela cria momentos verdadeiros, espontâneos e pessoais”.
Mas não se engane, isso não é um fenômeno novo. Em janeiro do ano passado o próprio Facebook já divulgou que só em vídeos, eram 100 milhões de horas diárias em timelines espalhadas pelo mundo. E se com tudo isso em jogo, você ainda não entendeu a importância dessa rede social para o seu sucesso, o Shareaholic te dá mais uma informação de porque é tão importante se tornar popular no Facebook.
De acordo com a empresa, em 2014, as oito maiores redes sociais da internet foram responsáveis por quase 32% do tráfego. Só o Facebook foi responsável por ¼ disso tudo. E os números vão aumentando. De acordo com a Parse.Ly, a rede social de Mark Zuckerberg gera mais visitas para os 100 maiores sites de notícia da internet do que o próprio Google.
Então não é com pouca gente que você precisará competir. Normalmente são mais de 1000 mensagens que competirão com você por um espaço no feed. E pior ainda, o estouro do interesse resultou em uma avalanche de conteúdo que fez com que o próprio Facebook derrubasse o alcance orgânico dos posts.
De 16% em 2012, hoje o alcance pode chegar até apenas 3%. Mas não se preocupe, você tem como vencer isso tudo.
Dicas de como ser popular no Facebook
A primeira dica de todas são aquelas duas que você deve desconfiar: crie um conteúdo pertinente e aproveite a onda dos vídeos.
Em ambos os casos o segredo é tentar acrescentar alguma coisa na vida de seus público. Seja uma informação, um exemplo, ou, simplesmente, uma nova visão sobre um assunto. O importante é capturar suas atenções e fazê-los querer compartilhar aquilo com seus amigos.
Uma dica é, além de criar o conteúdo, é usar as “lives” para interagir com o público. Responder suas perguntas e dúvidas (ao vivo mesmo) e fazê-los participar de suas transmissões.
Encare as lives como uma palestra. Encontre uma ideia, pense em um assunto que possa segmentar seu público (o que te aproxima melhor de seus nicho) e encontre um jeito de dar algo para seu público (informação mesmo!).
Seja pessoal e não esqueça que o nível de atenção dos usuários de internet pode ser bem frágil, então seja curto ou se preocupe em ir renovando suas atenções.
Porém, conteúdo, entretenimento e opinião as vezes podem não ser suficientes e, nesse caso, você precisa de planejamento. O mais importante disso é ter a consciência de que, fora de seus vídeos, sua página não pode ser só conteúdo ou venda. Mais precisamente, 70% dela precisa mesmo é ser de material não muito relacionado àquilo que você produz.
Imagens, informações de outras fontes, posts bem humorados, indicações de material. Tudo isso deve preencher a sua fanpage e é exatamente isso que cria uma imagem mais forte na rede social. Seus seguidores não querem ficar 100% do tempo vendo conteúdo. Eles também querem leveza.
Se você olhar minha página do Facebook, por exemplo, verá que tem muitas sacadas de palestras e vendas, muitas delas em lives, Porém, eu também tenho muito conteúdo paralelo relacionado a minha área de atuação.
Uma outra dica para “sobreviver” ainda mais nos feeds é apostar em conteúdo atemporal, já que às vezes a moda pode passar, mas o Facebook pode continuar achando que seu post é relevante.
De qualquer jeito, o importante é que há espaço para todos, mas é necessário tentar, dar as caras e produzir conteúdo. E não se engane, um bom conteúdo e boas apresentações podem até demorar, mas mais cedo ou mais tarde irão dar o resultado que você tanto busca.
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