Você montou sua página no Facebook, investiu horas e horas de postagens e interação, Até que um dia viu um de seus posts viralizarem. Seu números de likes e seguidores então sai das centenas, paras os milhares e até para os milhões. Pronto, você acabou de se tornar quase uma webcelebridade ou seu nome está na boca de todos. Mas ser famoso no facebook significa algo além disso?

Em outras palavras: Seu produto está vendendo mais por causa disso? Sua carreira deslanchou e você virou um sucesso? Você está obtendo qualquer lucro através desse seu novo status de celebridade?

Quase certeza da resposta ser “não”. Como muitas gente diz por ai, “até onde eu sei, likes não pagam contas”, uma afirmação que tem um pouquinho de verdade e serve, principalmente, para tirar de cima do pedestal os iludidos com o “web sucesso”. Por outro lado, quem souber usar os likes a seu favor poderá pagar muitas contas com eles (e ainda fazer uma boa reserva).

Ser famoso no Facebook não quer dizer muita coisa

Primeiro de tudo, é bom ter em mente exatamente o que o subtítulo quer dizer: Ser famoso no Facebook não quer dizer muitas coisa. O mais importante mesmo é ser conhecido dentro do nicho onde sua empresa ou produto quer se encaixar. Fazer parte da chamada “bolha”.

Ser famoso no Facebook e o efeito bolha

A tal “bolha” é o resultado do algoritmo do Facebook que “escolhe” aquilo que ele “enxerga” como relevante para seu usuário. Como se ele olhasse todos os seus interesses, relações, likes, compartilhamentos e interações em geral e criasse uma fórmula que dita o que entra ou não em seu feed de notícias.

Portanto, um post viralizado, que extrapola essa “bolha” e vai criando força de feed em feed, vai te trazer um número grande de seguidores, mas muito provavelmente um número grande de gente que não está muito interessada no que você tem a ofercer.

Como se você se tornasse uma sumidade no mundo dos vendedores de cerveja, mas na verdade é um vendedor de café. Ainda que os bebedores de cerveja tenham cansado de compartilhar aquele seu post viralizado, e ido curtir sua página, somente um número muito pequeno de cervejeiros irá comprar seu café.

É então muito mais interessante investir no público bebedor de café, ainda que ele seja menor, e obter uma média maior de vendas entre seu público.

É melhor falar com o público certo do que ser famoso no Facebook

Resumindo, não adianta ter uma empresa de maquinário pesado e correr atrás de likes e fãs com fotos de gatinhos bonitinhos e bebês fazendo coisas de adultos. Você pode até conquistar resultado em termos de números de crescimento de sua fanpage, mas muito provavelmente não terá o resultado em termos de negócios.

Como ser famoso no Facebook pode te ajudar

E o caminho mais fácil é o conteúdo. Levar para seu público aquilo que eles mais querem e então fazer com que eles próprios levem essa mensagem adiante. Se torne viral entre seu nicho.

Um trabalho de foco e pesquisa. Foco em saber exatamente o que quer passar ou o que quer vender e a pesquisa para entender como é o melhor jeito de levar esse conteúdo ao seu público.

Além disso, é preciso entender quem é seu público. Faixa etária, horários que eles mais usam o Facebook, e quais outros interesses eles têm. Com isso em mãos é mais fácil, por exemplo, apostar em um conteúdo que saia um pouco do “corporativo” ou da venda, mas ainda assim agrade o nicho onde você se encontra.

Se comunicar para ser famoso no Facebook

Pesquisas apontam que o Facebook não é uma rede social que aprecia altas quantidades de conteúdo que soe como venda ou divulgação de marca pura e simples, e não estamos falando de algoritmo, estamos falando dos próprios usuários mesmo. Como se eles se interessassem por você e seu produto, mas se cansam diante apenas disso.

Para muitos o número mágico e 70-30. Setenta por cento de conteúdo “off” e 30% desenvolvendo sua marca e vendendo seu produto diretamente. Não precisa apelar para os gatinhos, mas tente conversar com o seu público alvo sobre assuntos que interessem a eles. Faça-os conhecer mais sobre seus mercados, dê dicas, mostre casos e histórias que deram certo. Motive-os a indicar você e seu conteúdo.

Se você prestar atenção em minha página no Facebook, verá que eu faço muitos vídeos e conteúdo sobre palestras, vendas e linguagem corporal. Isso tudo porque é o meio que trabalho. Eu quero atingir o público que se interessa por estes assuntos.

Só então, com esse trabalho árduo é que o resultados começarão a aparecer. Portanto, não se engane, se você dormir anônimo e acordar famoso por causa de um gato tocando piano, muito provavelmente não verá o sucesso como próximo passo, ele só vem quando você percebe que para sua carreira, mais importante que ter um milhão de “amigos” que te cumprimentam no seu aniversário é ter uma dúzia que conhecidos que compram seus produtos e serviços.

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