Existem inúmeras técnicas que podem facilitar o contato entre o público e seu produto ou serviço. O storytelling é uma dessas ferramentas, e acredite, ela é uma das mais eficientes e você perceberá que já passou por ela diversas vezes.
De modo simples e objetivo, como o nome diz, o storytelling é a arte de contar uma história. E uma das coisas que o ser humano mais gosta de fazer é escutar uma boa história. Então, por que não usar isso a seu favor?
É como se você fizesse o exercício de gerar vida e significado diante de um produto ou cenário com o intuito de vender seu produto de modo mais sutil. E isso acontece porque uma história provoca sensações e sentimentos, e quando você atrela isso a seu produto, tem meio caminho andado.
Um jeito eficiente de aproximar ainda mais você e seu produto, com seu público. Por isso, entenda bem o que é storytelling.
A real importância do storytelling
Desde os homens pré-históricos que se conta histórias. As caçadas e jornadas dos homens se transformavam em desenhos em cavernas. E onde tem uma história, tem um interesse de saber onde ela vai chegar. Fazer com que isso leve a seu produto é um dos meios mais eficientes de vender sua imagem.
Uma boa história conecta o espectador de um jeito tão poderoso que é impossível não entender o quanto isso pode ser bem usado a favor de seu produto. E criar essa história pode permitir que vídeos, imagens e sons construam essa mensagem. Não mais apenas palavras!
Quando essa história é bem contada, ninguém mais deixa que essa narrativa passe por seu olhos. Essa história de modo objetivo tem como consequência que seu conteúdo seja melhor adquirido pelo seu consumidor.
Essa boa história faz com que as pessoas se interessem por aquilo que está nas entrelinhas daquilo que está sendo dito.
Por isso é tão importante entender os conceitos que regulam e circulam o storytelling.
Mas, afinal, o que é storytelling?
Se por um lado, diante da comunicação mais pura e objetiva é difícil provocar o sentimento em seu leitor, quando se usa recursos de histórias, tudo fica muito mais fácil. Quando você cria uma imagem na cabeça de seu interlocutor é como se conseguisse plantar uma ideia em sua mente.
E quanto mais interativo e narrativo melhor. Os conteúdos em vídeo não param de crescer, assim como infográficos e ilustrações. Há cada dia que passa, fica ainda mais eficiente no modo de levar essa mensagem.
Para muitos, o caminho mais curto entre uma mensagem e um cérebro é através de uma história.
Uma conversa é muito mais eficiente do que uma tática agressiva de marketing. Essa propaganda é feita para atingir pessoas e introduzir ideias e, como é óbvio, pessoas são vivas e procuram sempre um jeito de sentirem emoções. E nada melhor que uma boa história para provocar toda essa cadeia.
Um “era uma vez” pode ser sempre visto, lido e captado em diversos jeitos e variações. Um conteúdo quando se permite ser uma história atinge melhor seus alvos e, quando o fazem, muitas vezes nem parecem ser aquela mensagem complexa que ela realmente é.
Uma boa história é uma ferramenta imprescindível para passar uma ideia, muitas vezes sem ninguém nem perceber que está lá sendo passada. Algo tão poderoso que não pode deixar de ser usado a favor de seu produto ou serviço.
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