Comunicação é tudo. Para ser chegar ao sucesso, ou simplesmente conseguir divulgar, vender ou convencer é preciso se comunicar. É preciso saber negociar para que os resultados sejam os melhores, e o que não faltam são técnicas de negociação que você pode dominar e se tornar um Extreme Speaker.
Grandes vendedores são grandes palestrantes, uma verdade que mostra o quanto eles conseguem usar essas técnicas relacionadas a comunicação para aumentar suas vendas e melhor divulgar seus produtos.
Por isso, confira cinco técnicas que podem te ajudar a chegar mais longe nas suas ambições de ser um melhor comunicador.
Quais são essas técnicas de negociação?
1 – Jiu-jitsu Linguístico
Pode parecer perigoso, mas não é. O nome foi criado por mim mesmo, já que é preciso entrar em uma luta com quem você está conversando, mas ao invés de golpes, as armas aqui são palavras, argumentos e impressões.
E o principal golpe desse jiu-jitsu linguístico é justamente as perguntas. É preciso questionar até que todas objeções caiam por terra. Você vai emaranhar o interlocutor com aquilo que ele mesmo está falando, amarrar seus argumentos para que ele mesmo se convença.
“E se eu te provar que isso que você diz que não pode acontecer, pode acontecer com o meu produto?”, simples assim, abra a porta da possibilidade questionando todas as objeções da outra pessoa.
Dica importante: O grande segredo dessa técnica está em usar as palavras exatas da outra pessoa. Se ela disser que a ferramenta que você vende não vai aumentar a produtividade da empresa, você devolve com “e se eu te mostrar que ela vai aumentar a produtividade da empresa”. Assim, você quebra as objeções.
2 – Gatilhos Mentais
Você não toma suas decisões, quem toma elas por você é seu cérebro, mais precisamente seu subconsciente. É lógico que ele te manda uma informação e um argumento para você acreditar que está tomando essa decisão, mas na verdade não está.
E como no dia-a-dia você precisa tomar uma quantidade enorme de decisões, seu cérebro se preocupa em resolver alguns pequenos problemas e tomar algumas decisões mais simples, como impressões e diretrizes.
Esses gatilhos mentais se formam de acordo com experiências, bagagens e imposições externas que formam em sua mente um mapa de atalhos. E ai está onde você deve entrar, entender como funcionam esse atalhos e colocar seus argumentos dentro desses meandros. É entender que as pessoas podem querer seu produto mesmo sem elas saberem que necessitam dele.
3 – Mais que 100%
Mais precisamente, 101%. Um modo de lidar com a agressiva do interlocutor a favor daquilo que você quer passar. Uma crítica pode ser a oportunidade para que uma informação mais valiosa ainda seja acrescentada.
Primeira coisa que se deve entender é que essa crítica, na maioria das vezes, vem com algum ponto de verdade, então aproveite isso e abra outra porta. Concorde e coloque algo que deixa tudo mais complexo.
“Tudo bem, você acha que isso não é suficiente, mas posso te garantir que, isso não é bem assim e eu posso te mostrar como eu faço para isso não ser assim”, pronto, você acabou de criar um interesse maior ainda. Ou seja, você concorda ou entende a outra pessoa para lhe apresentar algo a mais.
4 – Entender o outro lado
Se interesse pelo outro lado, queira saber quem ele é, quais suas motivações, o que ele realmente quer e por que. A comunicação não é uma estrada só de ida, é uma via de mão dupla.
O ponto principal dessa técnica passa não só pela mensagem, mas pelo feedback. Por ele que o receptor deixa “escapar” aquilo que quer e por que brechas você devem encaixar sua mensagem.
Lembra do jiu-jitsu linguístico? Então, é como se você esperasse o momento certo, analisasse os movimentos de seu oponente e tivesse calma, até o momento que encontra um espaço para aplicar um golpe ou uma finalização.
5 – Chame para a ação
Essa pode parecer uma técnica complicada, mas é bem simples. É um chamado para uma ação. Não adianta, encontrar um espaço, entender as necessidades de seu receptor e até dar a ele mais argumentos para pensar se você não estiver muito bem delimitado aquilo que você quer que faça.
É preciso indicar que essa pessoa não só seja convencida, mas também interaja com algo, compre, compartilhe ou indique. Voltando à ideia do jiu-jitsu linguístico, você deve finalizar. E sempre chamando para algo. Afinal, você usou todas essas técnicas de negociação para um objetivo.
Pode ser comprar, realizar um cadastro, marcar uma reunião ou qualquer outra ação.
Onde usar essas técnicas de negociação e argumentação?
Como você viu, é preciso saber com que está falando, despertar um interesse, entrar em sua mente e ainda movê-lo a fazer algo, comprar ou, pelo menos, indicar.
E ai está a comunicação, entender que sem conseguir demonstrar o que quer e convencer, não conseguirá obter sucesso. E seu objetivo é esse, vender sua ideia, argumentar e mostrar que o que você quer está bem perto de você, basta uma boa comunicação.
Mas onde aplicar todas essas dicas? Em tudo!
Neste texto, eu foquei muito em vendas, mas você pode usar numa paquera, em uma palestra, artigo, gravando vídeos e qualquer outro local em que esteja se comunicando.
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