O segredo de um bom gestor não está nos números. Eles são resultado de uma parte muito mais importante, a gestão de pessoas. São elas que geram os números e os resultados. O sucesso vem das pessoas e é movido por elas

É preciso se destacar não como um líder ou um bom gestor, mas como o ponto de confiança das pessoas ao seu redor. Os números e resultados chegam depois disso, o reflexo dessas características e esforços pessoais.

Habilidades e união são o principal combustível para esses resultados, e isso não vem com números, mas com pessoas.

O que é um bom gestor?

E uma das principais características de um bom gestor deve ser a capacidade de se automotivar. De assumir que quem deve controlar seus sentimento e atitudes é você mesmo e fazer disso seu combustível para ir além.

Essa capacidade de ser motivar talvez seja a razão de existirem ainda tantos chefes e tão poucos líderes. Esse bom gestor sabe o quanto o prazer em estar fazendo aquilo e os resultados desse esforço são a principal motivação para você e, consequentemente, para sua equipe.

Esse esforço para se motivar ainda deve mover o gestor em busca de um perfil reativo. Aquele que fica a espera de uma promoção ou um salário melhor para movimentar sua equipe e cumprir suas metas, fica pra trás. É preciso ter a independência e sempre buscar esses objetivos independentemente da recompensa financeira. O importante é seguir em frente.

E essa vontade de estar sempre na frente dos acontecimentos e liderando todas essas mudanças, obriga o líder a estar constantemente em busca de mais e mais informações, uma formação mais completa e meios de entender melhor todas estratégia ligadas ao crescimento profissional dele e de sua equipe.

Com mais conhecimento de toda estrutura e das pessoas e possibilidades, fica mais fácil comunicar às pessoas ao seu redor e conseguir que elas cumpram aquilo que é proposto. Um bom gestor ou líder faz com que essa capacidade de transmitir suas ideias se transforme em confiança, que, por sua vez, se transforma em produtividade.

Como ser um bom gestor

Mas em termos de dia-a-dia, uma das principais características do bom gestor é sua objetividade, conseguir passar tudo que é necessário de modo direto e que facilite o entendimento. Mais importante até que isso, criar um pacote de argumentos e fatos que corroborem com suas decisões.

Um bom gestor é um excelente comunicador!

É lógico que a confiança deve ser um fator importante, mas mostrar para sua equipe fatos e informações que te levaram a uma ou outra decisão é fundamental para o bom andamento das metas e objetivos.

E melhor ainda, leve essa comunicação a níveis maiores ainda, deixe que sua equipe participe de decisões difíceis e importantes. Faça com que eles se sintam parte daquilo que estão participando. Demostre que cada um é imprescindível para que tudo funcione.

Um bom gestor ouve a equipe

E toda essa motivação precisa ser orgânica. Um eterno estímulo por bons resultados, mas, também um esforço recorrente de melhorar essa relação, tanto com a equipe, quanto com os resultados. E uma das ferramentas mais interessantes para que isso funcione é o feedback.

Um canal de diálogo que permita sempre todos se avaliarem o tempo inteiro e aprendam com aquilo que estão fazendo ou deixando de fazer. Avaliações que facilitem que os caminhos sejam remodelados e as atitudes repensadas. É preciso que seja criada uma cultura de humildade onde, tanto o gestor quanto toda equipe, se cobre por mudanças que melhorem o ambiente.

Fazer com que essas pessoas sejam o objetivo principal e todos consigam implementar o necessário para cumprir as metas deve ser sempre o cuidado principal. E não se preocupem, os números vem depois.

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