Você, com certeza, já percebeu que todo mundo tem dicas mágicas de empreendedorismo pra lhe dar, mas, na maioria das vezes, é apenas uma daquelas muitas dicas que todo mundo já ouviu um monte de vezes.

O mais importante é conseguir separar o joio do trigo e seguir só aquilo que pode te mostrar alguns bons resultados.

E isso se aplica ainda mais com aquele empreendedorismo real, onde o que funciona é justamente aquelas dicas que fincam os dois pés no chão e não se apoiam em delírios corporativistas e altos custos. O empreendedor precisa saber qual é seu melhor caminho. E cada caminho é único.

Não adianta repetir qualquer dica em qualquer empresa, negócio ou situação, é preciso conhecer suas necessidades, ser flexível e conseguir adaptar tudo às demandas de seu negócio.

Por isso, confira sete dicas de empreendedorismo que talvez nunca tenham te contado.

As dicas de empreendedorismo que nunca te contaram

  • Conhecer a si mesmo – Você precisa conhecer sua empresa. Mais ainda, precisa entender como ela está inserida em um cenário maior e como ela pode crescer e se encaixar melhor. E entender as capacidades, habilidades e possibilidades, tanto suas, quanto de sua empresa, pode te ajudar a entender que caminhos têm para seguir com mais segurança.
  • Não foque nos negócios – Se você quer ter um sucesso garantido, a primeira coisa que você deve fazer é começar um negócio que tenta impactar o mundo e não simplesmente ganhar dinheiro. Apostar só no financeiro pode trazer resultados em curto prazo, mas quase nunca consegue manter firme um projeto.
  • Pequeno empreendedor também pensa grande – Não adianta ter um produto impecável se você não sabe o que fazer com ele. Um dos caminhos mais seguros para conseguir fazer isso é conhecendo o mercado ao seu redor. Entender como essas pessoas, marcas, empresários e produtos estão vivendo em seus mundos. Fazer essa pesquisa de mercado te ajuda a traçar um planejamento que encaixe bem seus projetos.
  • Facilite a vida das pessoas – Se você está pensando em colocar um produto ou serviço no mercado, o mais importante é que ele consiga simplificar a vida das pessoas que obterem seu produto. Aposte na simplicidade e veja o quanto isso faz diferença na hora de colocar seu produto no mercado.
  • Encontre boas pessoas – É difícil imaginar que irá crescer sem ter ajuda. Mas é mais importante ainda que você se associe com gente que seja boa pra você. É preciso cautela e cuidado. Entender que você e seus parceiros devem estar na mesma sintonia e no mesmo caminho.
  • Pense em Ideias – As pessoas podem querer algumas coisas, mas podem precisar de outras. Não adianta sofisticar algo que pode ser simplificado. Uma boa ideia resolve problemas que são simples para as pessoas.
  • Não esteja sozinho – Não adianta tentar abraçar o mundo sozinho, é preciso se permitir ter uma boa equipe e até abrir espaço para encontrar novas qualidades e talentos ao seu redor. Quanto mais gente boa trabalhando com você, mais gente bem qualificada estará te ajudando a levar sua empresa para mais alto ainda.

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