Crescer não é simples! Fazer sua empresa sair de um ponto estabilizado e dar um passo adiante é sempre uma decisão importante e que deve ser muito bem pensada. Por isso é tão importante estudar as estratégias de crescimento e saber quais opções são as melhores para você e sua empresa.

O maior problema desses momentos é que, na maioria das vezes, crescer do jeito mais formal nem sempre é uma opção viável. Crescer pode ser, nesses casos, uma opção muito mais econômica, que cabe no seu bolsos e nas suas pretensões.

Crescer em estrutura pode ser o jeito mais comum de encarar essa mudança, entretanto, escalonar seu negócio de modo mais estável e controlado pode ser a opção que falta para seu sucesso.

Conheça, então, três formas de crescimento que sua empresa pode seguir ao invés de, simplesmente, aumentar seus custos e instabilidade.

As melhores estratégias de crescimento

Transformar em franquia

Cada vez mais a franquia está se tornando uma alternativa para a expansão. E isso acontece, pois ele sempre envolve um investimento muito pequeno da parte da sua empresa e um retorno eficiente, já que o dinheiro envolvido é, na sua maioria, investido pelo franqueado. O problema é que você deve transformar sua empresa em uma franquia, e isso necessita de um investimento seu, nem que seja de tempo e organização.

Esse processo deve acontecer através de uma série de estágios. Sua empresa precisa estar em dia com toda situação legal, assim como os próximos passos passam por você conseguir formatar e planejar todo processo de criação e venda de seu produto. Você precisa ter a certeza de que está vendendo um sistema inteiro.

Você ainda deverá elaborar contratos e selecionar seus franqueados, portanto, seu investimento de dinheiro pode ser baixo, mas é preciso organização e eficiência para dar esse passo.

Criar um licenciamento

É preciso saber diferenciar bem o franqueamento do licenciamento. Enquanto no primeiro você vende o sistema completo e todo o jeito de lucrar com aquilo, no segundo, você cede os direitos de seu produto a um interessado.

Esse investidor terá a oportunidade de comercializar seu serviço ou produto longe de você, do jeito que ele achar mais correto e atingindo público e metas que ele próprio estabelece.

Seu ganho vem por meio dos chamados royalties, uma porcentagem por venda de cada produto ou serviço ou pelo tempo de uso da marca (cada contrato pode ser feito de um jeito diferente).

Se tornar um consultor

Por fim, sua experiência tanto nas outras duas opções, como também em sua empresa podem servir de capacitação para você auxiliar quem quer chegar nos mesmo lugares.

O consultor só comercializa as experiências que ele teve e ajudará o consultado a chegar nas mesmas metas e objetivo que ele já chegou em sua carreira. Portanto, o quesito único para você se tornar um consultor é que você tenha passado pelas experiências pela qual ajudará seu cliente.

E isso não quer dizer um simples ter feito sucesso ou fracassado, o importante é ter aprendido diante das duas experiências e conseguir transmitir o que aprendeu.

Escolha o crescimento estratégico certo pra sua empresa

Mas sobre tudo isso: o importante é ter em mente que você pode sim alcançar voos mais altos sem aumentar seus custos e problemas estruturais. Basta querer!

Crescer pode parecer assustador, mas, na verdade, bem diferente do que pode parecer, quando feito com competência, calma e sabedoria, se torna uma mudança que ainda não é simples, mas pelo menos é perfeitamente possível e caberá dentro de suas metas e objetivos.

Fazer sua empresa ficar maior deve ser objetivo, mas o caminho desse crescimento, quem deve decidir é você, não nenhuma imposição de mercado ou regras pré-definidas por nenhum guia prático. Quem escreve seu guia deve ser você. Até porque, ninguém conhece seu negócio melhor do que você.

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