jan 09, 2018 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Às vezes, não tem outro jeito! Você pode morrer de vergonha ou insegurança, mas dará de frente com alguns discursos de agradecimento. Talvez em formaturas, aniversários, reuniões na empresa ou qualquer outro lugar que sua presença for indicada. Afinal, negar tais convites pode não ser tão bom para suas ambições.

E se existem esses momentos em sua vida e em sua carreira que você não conseguirá fugir de agradecer por algo em público, é bom você estar preparado e, o quanto antes, perceber que não existe nenhuma dificuldade nesse tipo de situação.

Lembre que ser lembrado para fazer esse tipo de coisa é sinal de reconhecimento de seus esforços, portanto, quanto melhor você conseguir fazer com que esses momentos sejam, mais fácil você deixará uma impressão melhor ainda nessas pessoas.

Portanto, esteja preparado.

O passo-a-passo dos discursos de agradecimento

E talvez o primeiro passo que você deve dar na hora de se preparar para um discurso de agradecimento é pensar bem em uma lista de gente que ou te ajudou a chegar naquele momento, como te indicou ou chamou. Todo apoio ou ajuda tem um nome e essa lista tem que ter o nome de todo mundo. É bom não se esquecer de ninguém.

Mas para começar sua fala é importante refletir e recordar tudo que aconteceu e como você chegou àquele momento. Não tenha medo de criar nesse começo algo bem pessoal e que reflita sua jornada. As pessoas gostam de se aproximar das pessoas que estão ouvindo, e histórias de jornadas e superações abrem seus interesses. Eu já até ensinei como criar sua própria jornada de herói aqui no blog!

Por isso, não tenha medo de exaltar quem realmente te ajudou. Aproxime todos dessa pessoa que foi importante para você.

E como estamos falando de discursos que quase sempre não são pesados e oficiais, é bom ter na manga sempre algum tipo de momento onde a descontração dê mais leveza àquele momento. Uma boa piada aqui e um momento engraçado ali só aumentam ainda mais o interesse de quem estiver te ouvindo.

Mas não seja debochado e nem se deixe levar muito pelo humor. Tente encontrar momentos que fizeram parte de sua história que sejam leves e engraçados. Do contrário, pode soar bobo!

Entretanto, nunca se esqueça que aquilo tudo já é um discurso de agradecimento, então seja humilde, mas não vá muito mais longe que isso ou se tornará chato. Não diga que não merece, afinal você foi escolhido para aquilo pelas pessoas que estão te escutando e a última coisa que você quer é deixar que alguém ache que você está menosprezando aquela situação.

Por fim, use sua intuição para fechar o seu discurso de modo pessoal e que se torne minimamente memorável, seja deixando espaço para uma reflexão, seja lembrando mais uma vez de todo mundo que quer agradecer ou simplesmente usando alguma história que resuma toda experiência.

Cuidado com o tempo dos seus discursos de agradecimento!

E nunca se esqueça que cada discurso tem um tempo que reflete a situação onde ele está inserido, portanto analise bem isso e encontre esse equilíbrio, sem precisar se alongar demais assim como não falar de menos e parecer tímido.

E quando preciso fazer um discurso rápido de agradecimento?

Mas mesmo assim ainda existem momentos onde será necessário ser ágil e ocupar pouco tempo dentro daquela cerimônia ou reunião. Portanto, use bem toda oportunidade que tiver.

Comece do mesmo jeito que qualquer discurso e faça uma lista de todas as pessoas que não podem ser esquecidas. Faça melhor ainda, fale um pouco de cada uma ou do que cada uma (ou grupo) representa na sua jornada e já tenha ai um bom e eficiente discurso rápido.

Se ainda sobrar tempo para mais agradecimentos, conte um pouco sobre o seu caminho até chegar naquele ponto e caminhe logo para a conclusão de como aquilo representa para você algo importante e um momento que você não irá esquecer.

Com isso “na manga”, mesmo diante daquele momento que você não quer muito ficar na frente de uma plateia agradecendo, tudo será muito mais fácil e você irá “tirar de letra” esse momento que para muita gente pode ser traumático, mas que você vai perceber o quanto é simples de ser solucionado.

Mentoria para Treinadores e Palestrantes

Apenas 10 alunos por sala clique aqui

Comentar via Facebook