nov 22, 2017 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Não adianta ter o melhor produto, conteúdo ou oportunidade! Se você não conseguir vender e encontrar um interessado, de nada servirá toda qualidade. E encontrar esse público é imprescindível. Por isso, prospecção de clientes é tão importante em qualquer empresa.

É preciso conhecer seu público alvo e suas demandas. E também saber onde e como encontra-los. E se você quer aumentar suas vendas, não tem outro jeito, é preciso encontrar quem irá gastar seu dinheiro com você.

O que é preciso ter em mente é que cada pessoa certa, bem encontrada, no lugar certo e na hora certa é uma oportunidade. Desperdiçar isso é um tiro no pé. Chegar nessas pessoas é meio caminho andando. Por isso, o melhor é aproveitar cada momento.

Então, use tempo e energia com a prospecção de clientes e os resultados serão incríveis. Pode acreditar!

Entenda o que é uma prospecção de clientes

Quando você entende seu produto, seja ele físico, um conteúdo ou oportunidade, o melhor jeito de garantir sua venda é começando por um planejamento. E não tem jeito, esse processo deve começar sempre com uma prospecção.

A prospecção de clientes, em outras palavras, é o primeiro contato. Aquele momento onde você retira do meio do todo somente aquela pessoa que tem mais chances de comprar seu produto. Essa pessoa já sabe quem você é e conhece seu produto, mas talvez não saiba ainda que tem a necessidade de obtê-lo.

E isso só acontece através da informação. Você precisa conhecer seu público em todas suas nuances e detalhes. Encontrar os diferenciais e necessidades de cada um. Deve encaixar seu produto nisso.  Buscar o tiro certo no alvo. Aquela situação onde não se deve desperdiçar o esforço.

Daí vem a importância de qualificar seus contatos, criar uma estratégia onde você conhece cada pessoa de sua lista de possibilidades. É preciso não deixar passar nada, entender cada perfil e enxergar essas oportunidades.

Nesse momento, é preciso prestar atenção se esse seu alvo é o mais correto. Será que aquilo que você está oferecendo é o que ele procura? É preciso entender que benefícios aquilo pode levar para seu cliente e conseguir fazer com que a transação seja direta e precisa. Perder muito tempo com uma prospecção de clientes demonstra que essa escolha não foi feita do melhor jeito.

Se sua escolha não trouxer um resultado firme e fácil, talvez, o melhor seja se aproximar desse cliente de modo diferente.

Mas tudo isso precisa ser feito no tempo certo. E venda quase sempre é o resultado de um momento.

Como fazer prospecção de clientes com mais resultados

Primeiro de tudo, é preciso dar tempo para seu cliente. Se ele acabou de conhecer seu material, é importante que ele se acostume bem com aquilo que você tem a oferecer.

Como fazer prospecção de clientes com mais resultados

Um “número mágico” nas redes sociais é 24 horas. Um dia para que seu cliente conheça aquilo que você tem a oferecer e se acostume com a ideia. Depois desse dia onde você encontrou seu cliente (em sua fanpage, por exemplo), já é hora de você fazer o primeiro contato, seja por e-mail ou qualquer outro tipo de situação.

Já fora do mundo digital, é preciso entender o tempo de cada cliente, seja por telefone ou contato físico. O importante é dar espaço e fazer o cliente estar à vontade com seu contato.

Por outro lado, se seu cliente te chamou, se foi ele que fez o contato, nunca o deixe esperando. Nesses casos, tudo precisa ser feito imediatamente. Cada momento perdido é um degrau a mais nessa escada, e quanto maior ela for, mais difícil chegar no seu topo.

Mas, para tudo isso, é preciso não se esquecer de duas dicas importantes: escutar e tomar nota.

Escute seu cliente, não existe nada melhor para se aproximar de seu cliente do que escutar o que ele tem a dizer e querer.

Quanto às anotações, tudo que estiver sendo falado, feito ou tentado desde o primeiro contato deve ser anotado. O resultado disso é uma ficha completa de seu cliente e de tudo que você passou com ele. Usar esse arquivo para futuros contatos é um arma que faz qualquer prospecção ser ainda mais bem sucedida.

Encontrar seu público é apenas o começo do caminho, o resto vem com muita comunicação e técnicas de prospecção, por isso, não perca tempo sem se preparar muito bem.

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