Não adianta ter o melhor produto, conteúdo ou oportunidade! Se você não conseguir vender e encontrar um interessado, de nada servirá toda qualidade. E encontrar esse público é imprescindível. Por isso, prospecção de clientes é tão importante em qualquer empresa.

É preciso conhecer seu público alvo e suas demandas. E também saber onde e como encontra-los. E se você quer aumentar suas vendas, não tem outro jeito, é preciso encontrar quem irá gastar seu dinheiro com você.

O que é preciso ter em mente é que cada pessoa certa, bem encontrada, no lugar certo e na hora certa é uma oportunidade. Desperdiçar isso é um tiro no pé. Chegar nessas pessoas é meio caminho andando. Por isso, o melhor é aproveitar cada momento.

Então, use tempo e energia com a prospecção de clientes e os resultados serão incríveis. Pode acreditar!

Entenda o que é uma prospecção de clientes

Quando você entende seu produto, seja ele físico, um conteúdo ou oportunidade, o melhor jeito de garantir sua venda é começando por um planejamento. E não tem jeito, esse processo deve começar sempre com uma prospecção.

A prospecção de clientes, em outras palavras, é o primeiro contato. Aquele momento onde você retira do meio do todo somente aquela pessoa que tem mais chances de comprar seu produto. Essa pessoa já sabe quem você é e conhece seu produto, mas talvez não saiba ainda que tem a necessidade de obtê-lo.

E isso só acontece através da informação. Você precisa conhecer seu público em todas suas nuances e detalhes. Encontrar os diferenciais e necessidades de cada um. Deve encaixar seu produto nisso.  Buscar o tiro certo no alvo. Aquela situação onde não se deve desperdiçar o esforço.

Daí vem a importância de qualificar seus contatos, criar uma estratégia onde você conhece cada pessoa de sua lista de possibilidades. É preciso não deixar passar nada, entender cada perfil e enxergar essas oportunidades.

Nesse momento, é preciso prestar atenção se esse seu alvo é o mais correto. Será que aquilo que você está oferecendo é o que ele procura? É preciso entender que benefícios aquilo pode levar para seu cliente e conseguir fazer com que a transação seja direta e precisa. Perder muito tempo com uma prospecção de clientes demonstra que essa escolha não foi feita do melhor jeito.

Se sua escolha não trouxer um resultado firme e fácil, talvez, o melhor seja se aproximar desse cliente de modo diferente.

Mas tudo isso precisa ser feito no tempo certo. E venda quase sempre é o resultado de um momento.

Como fazer prospecção de clientes com mais resultados

Primeiro de tudo, é preciso dar tempo para seu cliente. Se ele acabou de conhecer seu material, é importante que ele se acostume bem com aquilo que você tem a oferecer.

Como fazer prospecção de clientes com mais resultados

Um “número mágico” nas redes sociais é 24 horas. Um dia para que seu cliente conheça aquilo que você tem a oferecer e se acostume com a ideia. Depois desse dia onde você encontrou seu cliente (em sua fanpage, por exemplo), já é hora de você fazer o primeiro contato, seja por e-mail ou qualquer outro tipo de situação.

Já fora do mundo digital, é preciso entender o tempo de cada cliente, seja por telefone ou contato físico. O importante é dar espaço e fazer o cliente estar à vontade com seu contato.

Por outro lado, se seu cliente te chamou, se foi ele que fez o contato, nunca o deixe esperando. Nesses casos, tudo precisa ser feito imediatamente. Cada momento perdido é um degrau a mais nessa escada, e quanto maior ela for, mais difícil chegar no seu topo.

Mas, para tudo isso, é preciso não se esquecer de duas dicas importantes: escutar e tomar nota.

Escute seu cliente, não existe nada melhor para se aproximar de seu cliente do que escutar o que ele tem a dizer e querer.

Quanto às anotações, tudo que estiver sendo falado, feito ou tentado desde o primeiro contato deve ser anotado. O resultado disso é uma ficha completa de seu cliente e de tudo que você passou com ele. Usar esse arquivo para futuros contatos é um arma que faz qualquer prospecção ser ainda mais bem sucedida.

Encontrar seu público é apenas o começo do caminho, o resto vem com muita comunicação e técnicas de prospecção, por isso, não perca tempo sem se preparar muito bem.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<