É preciso se comunicar, simples assim! Não adianta mais nada se no final das contas a comunicação falhar. E quando o assunto é seus sonhos e desejos, a comunicação é ainda mais importante, é ela que te carrega por esse caminho. Mas ainda existem outros lados.

Um deles é aquele que mostra que a pessoa comunicativa, aquela que sabe divulgar suas ideias e, ao mesmo tempo, se divulgar e divulgar seu produto ou serviço, consegue um respeito maior. Sim, a comunicação é a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Uma equação que coloca o respeito e a admiração como resultados dessa comunicação, ao mesmo tempo mostra que somente com esses três pilares fortes você consegue conquistar o que deseja.

Confira então uma série de dicas que tem mostrarão como se comunicar melhor.

As dicas para se comunicar melhor

1 – Fuja do consenso

Não precisa ser sempre do contra, mas sempre que der de cara com uma situação em que tudo parece rumar para um único lado, faça o exercício de encontrar argumentos que afastem essa certeza ou questione isso. Lembre-se que a unanimidade é burra também quando o assunto é comunicação.

2 – Escute

Não adianta tentar ser o único a falar. Escute, deixe os outros guiarem a conversa. Motive todos ao seu redor a darem suas opiniões e aprenda um pouco com cada uma delas.

3 – Mostre seus erros

Sim, você vai errar e se arrepender. Então, guarde isso para um momento propício e use de exemplo. Aprenda com isso e ajude todos a aprenderem também.

4 – Se aproxime das pessoas

Quanto mais próximo das pessoas, mais saberá lidar com elas e falar do jeito que elas entendem melhor. Então, se perceber alguém que não te entende, se aproxime dele, entenda –o antes e ai, quando for a hora, fale do jeito que aprendeu.

5 – Argumentos

Não adianta uma opinião sem ter onde se escorar. Entenda do assunto e na hora que for passar uma mensagem use esse conhecimento para demostrar seu ponto de vista, cite autores e situações, tente entender caminhos diferentes e dificuldades. Argumente.

É preciso ter paciência na hora de se comunicar

6 – Seja paciente

Seja tolerante com as pessoas ao seu redor. Na pior ou na melhor das situações. Tente entender o outro lado da conversa. Nunca perca a calma, indiferentemente do que estiver acontecendo do outro lado.

7 – Seja bem humorado

Encare o mundo com leveza, sorria, recorra ao humor. Suavize a conversa sempre. Mas lembre-se que isso não significa ser bobo, apenas mais leve.

8 – Desconhecido, não adversário

Não tenha medo de quem não conhece ou trate-o como um perigo. Se abra a essas novas opiniões, encare o desconhecido como uma possibilidade de novos diálogos.

9 – Sorria

Estudos dizem que as pessoas sorridentes passam mais confiança. Então seja cordial, trate bem as pessoas e sorria. Sorrir é uma linguagem universal, então todos irão entender.

10 – Descomplique

Muito provavelmente, você é um profundo conhecedor de um assunto, mas nem por isso precisará “colocar na mesa” todas aquelas tecnicidades. Crie um discurso simples em que todos consigam entender até aquele conceito acadêmico mais complicado.

11 – Trate todos do mesmo jeito

Seja seu chefe, o porteiro ou o atendente do banco, trate todos do mesmo jeito. Quando bem tratadas as pessoas se sentem mais confortáveis com você, confiam mais.

Gentileza facilita na hora de se comunicar

12 – Seja gentil

Todos já esqueceram de retornar aquela ligação ou responder aquele email, então, responda, inclua na resposta um pedido de desculpas e mostre que se importa com a pessoa.

13 – Não conspire

Não crie uma barreira na comunicação criando uma teoria de conspiração. Se a pessoa demorou em responder ou esqueceu, as vezes, pode ser só isso mesmo. Então não crie uma narrativa diante disso, espere, ligue para confirmar etc.

14 – Abrace o feedback

Se recebeu uma crítica, ou até leu nas redes sociais algo sobre você ou seu produto que não gostou, não fique bravo, faça daquilo um combustível, aprenda com isso. Mude.

15 – Troque

Trate bem as pessoas. Assim elas te tratarão bem. Sorria, converse, se permita escutar opiniões totalmente contrárias e ajude as pessoas a se abrirem melhor para suas opiniões.

Que outras boas maneiras de se comunicar melhor você utiliza?

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