Na prática, contar uma boa história é o caminho mais curto entre seu produto e um lugar no cérebro de seu cliente em que ele descobre que precisava dele, mesmo sem nem saber disso. E o que não faltam são exemplos de storytelling que provam isso.
E existe pouca novidade nisso, já que desde que o mundo é mundo o ser humano adora uma história e não consegue sair dela antes saber onde irá chegar. Atrelar sutilmente o seu produto ou serviço dentro dessa história é o mesmo que fazer essa pessoa se sentir confortável com essa exposição sutil.
Por isso, quando a ideia é usar storytelling para conquistar seu público e vender seu produto, tenha em mente que você terá em mãos uma das ferramentas mais poderosas da história da humanidade, basta saber usá-la.
Confira então sete exemplos de uso do storytelling que provam seu valor na prática.
Vamos aos exemplos de storytelling?
Always: Lute Como Uma Garota
A ideia era simples, mostra o quanto a expressão “como uma garota”, na verdade, tem um sentido carregado de preconceito. Na primeira parte do filme, uma série de garotos e adultos (incluindo mulheres) obedecem a ordem de fazerem algo “como uma garota”. A resposta de todos é um estereótipo enfraquecido e muito diferente da resposta de uma série de garotinhas que repetem as ordens, mas invertendo completamente a ideia criada pelo outro grupo.
A ideia da empresa de absorvente é de mostrar o quando a confiança de uma menina diminui durante a puberdade graças a imposição do mundo ao seu redor.
Avon: Repense o Elogio
Uma roda de garotas discutindo as diferenças entre os elogios feitos para os meninos e os feitos para as meninas. Garotos corajosos ficam de um lado enquanto elas lembram o quanto não querem só serem lindas e bonitinhas.
De modo sutil e poderoso, a marca tenta mostrar o quanto o se diz para uma menina pode influenciar o que elas serão quando mulheres.
Vivo: Eduardo e Mônica
https://www.youtube.com/watch?v=kCNFMYe7mcU
A operadora de celular resolveu fazer um curta adaptando a música do Legião Urbana. O resultado viralizou e tomou conta dos quatro cantos do país. A marca usou a seu favor não só uma história a ser contada, mas também o carinhos dos fãs, a nostalgia e, ainda por cima, uma incrível história romântica para celebrar o Dia dos Namorados.
O Boticário: Toda Forma de Amor
Moderna e antenada, a marca já vinha sempre apostando em filmes publicitários muito mais complexos e esteticamente diferenciados, mas foi quando resolveu contar a história de vários casais ao mesmo tempo em uma campanha de Dia dos Namorados que pegou todo seu público de surpresa.
A novidade era que, no final das contas, ao som de “Toda Forma de Amor” do Lulu Santos, além de um casal heterossexual, se formavam ainda dois casais homossexuais.
CCAA: Inglês é na CCAA
Através de uma série de filmes, a escola de inglês colocavam em prova a capacidade de falar inglês de seu personagem. Para isso ficar ainda mais interessante e chamar mais a atenção, a marca apostou na presença de alguns medalhões da cultura pop mundial como Megan Fox, Mike Tyson e Bruce Willis.
Dove : A Real Beleza
De um lado, alguns personagens iriam desenhar a si mesmo como realmente acreditavam que eram, o que acabou ressaltando neles mesmos seus defeitos. A reviravolta aqui é um segundo grupo desenhando essas mesmas pessoas e mostrando para elas que seus defeitos, na maioria das vezes, não são tão importantes assim e nem são notados.
Valisere: Meu Primeiro Sutiã
Talvez um dos comerciais mais famosos do Brasil, o espectador acompanha uma jovem no começo da puberdade envergonhada diante dos corpos já desenvolvidos da amiga, até que chega em casa e ganha de presente seu primeiro sutiã, o que a faz ganhar uma confiança que a torna uma mulher, não mais uma menina.
Aprenda com os exemplos de storytelling na publicidade
O mais incrível disso tudo é que, por mais que pareça ser algo antigo, na verdade pré-histórico, a técnica de usar uma narrativa para “esconder” seu produto ou serviço é algo relativamente novo e que inovou completamente o mundo do marketing nos últimos anos.
A ideia pode ser simplesmente contar uma história, mas tem muito mais. É preciso ter a capacidade de usar recursos audiovisuais, de fugir do simples anúncio e, principalmente, fazer com que o interlocutor de sua história se deixe levar por ela.
E quando seu cliente morde essa isca, o resultado é uma eficiência pouco vista no mundo da propaganda. Portanto, storytelling é uma arma com a mira bem calibrada e carregada com a capacidade de conquistar a todos.
Siga esse caminho, encontre os atalhos e aproveite essa oportunidade.
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