Influência passa por respeito, confiança e a possibilidade de criar uma rede onde um produto ou um serviço chegam já com uma espécie de “selo de qualidade”. É a imagem desse influenciador que vale. Perder isso, deixar de lado o marketing de influência, é jogar fora uma oportunidade imperdível de ganhar muito dinheiro.

Esse relacionamento é legítimo, essa interferência é consciente e essa rede de influenciados sabe o quanto estão sendo levados por esse caminho. E isso é uma realidade. Na verdade, mais ainda, isso é uma tendência.

O nascimento do marketing de influência vem com a internet, mas mais precisamente com o aumento do poder e da expansão de redes sociais, blogs e toda e qualquer possibilidade digital de divulgar um conteúdo por meios digitais. Isso não quer dizer que os meios de comunicação tradicionais não criem influenciadores, sempre criaram e vão continuar criando, o que fez com que esses “influenciadores analógicos” também ganhassem espaço no momento dos influenciadores digitais.

Aproveitar a fama é quase uma obrigação, apostar no marketing de influência e fazer com que isso se transforme em lucro para sua marca ou empresa deve ser uma opção não só levada em conta, como uma aposta certeira.

Trabalhando com o marketing de influência

O problema dessa nova realidade do marketing, dessas apostas e caminhos que o mercado está pegando, é que os clientes estão fugindo dos modelos e propostas antigos. Um sinal disso é, justamente, o quanto cresceu a possibilidade de bloquear os dispositivos de anúncios dos sites.

Uma parcela grande dessa rede de consumidores não quer mais ser atacada pela propaganda no formato antigo, ainda mais quando a navegação pela internet se torna tão popular em celulares e tablets.

O reflexo disso é a confiança em influenciadores. O cliente confia em quem recomenda esses produtos. Afinal, é alguém com quem ele já convive, admira e aceita as opiniões. A influência se constrói através dos posts e um público é formado através de cada clique e like.

Especialistas apontam que o retorno de investimento em um influenciador é mais de 10 vezes mais eficiente que a aposta em algum tipo de marketing tradicional.

Ignorar esses dados e remodelações do mercado é um perigo para quem ainda pretende manter a empresa lucrando e em sintonia com os novos tempos e novas possibilidades de divulgação de sua marca e seus produtos.

Quase 80% do público de hoje consome redes sociais, consequentemente, ser influenciado por quem está na internet produzindo esse conteúdo que servirá de ponto de confiança para essas pessoas.

O influenciador é uma ponte direta entre sua marca e o público que está consumindo o que essa personalidade digital já está produzindo. Contar com isso em termos de estratégia é sempre um impacto menos traumatizando e mais sutil do que uma simples propagando tradicional.

A confiança gerada por esses influenciadores está no dia a dia deles, e aproveitar esse trabalho que já está sendo feito, para vender mais seu produto ou valorizar sua marca é uma estratégia que não pode nunca ser ignorada.

A relação entre influenciadores e marketing digital

A principal característica de um influenciador é, justamente, estar nas redes sociais. É preciso trabalhar uma criação de conteúdo veiculada em toda e qualquer possibilidade de troca de informação e meio digital que consiga gerar um volume grande de pessoas que se engajem com esse material.

A influência está na comunicação. No meio de conseguir passar uma mensagem de modo a seu público conseguir entender e interagir com esse conteúdo que está sendo criado.

Hoje, existe espaço para todos conteúdos, desde humor até educação, passando por estilo de vida, entretenimento, arte e, é claro, vendas e empreendedorismo. Todos levando soluções e conteúdo diferenciado para um público interessado e que quer elevar qualquer tipo de conhecimento ou entretenimento.

O influenciador é alguém que vê nessa criação de conteúdo uma possibilidade de criar através de sua personalidade a confiança de uma parcela da sociedade que confia nele. E estamos falando de dezenas e centenas de milhões de pessoas que podem se tornar clientes ou, pelo menos, se interessarem por aquilo que o influenciador está criando.

O público desses influenciadores já está consolidado. Portanto, um relacionamento direto entre comunicador e público. E isso ainda deve ser levado em conta quando a gente pensa em segmentação do mercado.

Tudo leva sempre à mesma questão: conseguir criar o conteúdo e ser confiável.

É lógico que é possível se transformar em um influenciador, principalmente se você está disposto a trabalhar duro e entender as demandas de uma fatia real do público.

O resultado disso é o interesse da marca em fazer com que seu público se torne o mesmo público dela. Um influenciador pode, a partir disso, ganhar através de campanhas ou ações que foquem em divulgar um produto ou serviço para seu público. Uma comunicação direta entre sua influência e a possibilidade de apresentar essa marca para seus seguidores.

O distanciamento total do velho tipo de marketing onde o cliente tem a marca jogada em seu colo ou pulando na direção de seus olhos e a possibilidade de encarar um novo tipo de comunicação. Uma exposição que não quer só vender, mas convencer através da confiança.

Do mesmo jeito que o influenciador também pode ganhar com essa campanha. Uma parceria que pode ser vantajosa e renderá não só visibilidade, como ainda o prestígio de estar ligada àquela marca. Uma parceria onde os dois lados ganham e deve ser sempre levada em conta na hora de escolher o tipo de marketing de influência

Esses influenciadores ainda podem se dividir entre alguns tipos de personalidades enxergadas pelo mercado cada um à sua maneira. O “midiático” é aquele influenciador que vem de uma era menos digital, mas que passaram a manter esse interesse de seu público através desses meios digitais.

Já os “especialistas” são o perfil mais popular hoje, pessoas ligadas a comunidades digitais, youtubers e especialistas em assuntos, todos já ligados a esse mundo da internet. Nesse grupo ainda está gente como pessoal ligada a religião e a fatias específicas do mercado, que podem ter um número reduzido de seguidores, mas uma confiança maior e uma influência ainda maior.

Por fim, existe ainda uma rede de fãs que se tornaram influenciadores ao se destacarem dentro do próprio grupo. Esses estão ligados profundamente com o público e constroem um laço de confiabilidade maior ainda.

Como implantar nas estratégias de marketing digital

Portanto, na hora de encarar a possibilidade de apostar no marketing de influenciador é preciso entender os objetivos que quer alcançar. É preciso levar em conta ser quer simplesmente divulgar um produto, criar leads ou simplesmente reforçar o branding.

Depois disso é preciso entender o orçamento disponível, assim como entender a quantidade de tempo que quer obter uma resposta e até onde quer manter essa parceria.

Isso só acontece quando você conhece seu público e entende quem está na direção de suas ações. Quanto mais você conhece os hábitos e desejos da fatia que quer conversar, mais facilmente entende o que é necessário para aprofundar esse relacionamento e obter melhores resultados.

Do mesmo jeito que é imprescindível encontrar os influenciadores mais próximos daquilo que sua empresa precisa. Assim como, do outro lado, o influenciador precisa estar ciente da fatia de mercado com o qual conversa.

A influência, como qualquer tipo de comunicação precisa ser uma via de mão dupla. Entender essa dinâmica te ajuda a não se perder dentro daquilo que você tem em mãos. Esse planejamento é uma ação que deve ser muito bem detalhada e combinada com ambas as partes.

Um marketing de influência bem estruturado é um caminho certeiro para todo tipo de lucro e possibilidade de crescimento. A influência passa pela confiança. E ter essa rede ligando sua marca ao seu público é uma oportunidade imperdível para qualquer marca, produto ou até influenciador.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<