Planejamento de marketing digital é uma necessidade que todas marcas e empresas precisam ter. É preciso se comunicar com seu público e apresentar seu produto para elas. Nessa hora, poucas ferramentas são mais eficientes do que o inbound marketing.

Pode ser que você não conheça isso “assim de nome”, mas acredite: é uma técnica bem conhecida e que traz resultados fáceis de serem percebidos.

Com este texto, eu quero, então, te apresentar o inbound marketing, sua importância, seus resultados, como fazê-lo e, mais importante, entender o quanto ele pode potencializar suas vendas e divulgação de sua marca.

Mas o que é inbound marketing?

Em linhas gerais, o inboung marketing é toda e qualquer técnica que foca na atenção de seu público. Como se soubesse que os clientes não estão interessados no intervencionismo do marketing tradicional. O inbound marketing trabalha na sutileza.

Não que engane, quase sempre você percebe que aquilo é uma propaganda, mas sempre continua nela, pois está te passando algo além de um produto em uma prateleira de supermercado. Sua atenção é importante.

O inbound marketing nasce de um cenário onde “vender o produto” era simplesmente criar adjetivos e encher o seu público de soluções incríveis. Seu produto estava sempre no meio de uma enxurrada de ideias vazias e que não permitia qualquer tipo de interação. Ou você engolia tudo… ou engolia tudo e levava o produto para casa.

As primeiras mudanças nesse sistema começam a surgir junto da internet e de plataformas onde o público deixa de ser apenas uma pessoa passando pela frente de um outdoor. Era preciso encontrar novas formas de conquistar esses novos clientes e, mais complicado ainda, conseguir fazer com que eles se mantivessem interessados por seu produto, mesmo diante de um mundo de informações que o mundo digital permite.

A ideia principal do inbound marketing passa então pela criação de conteúdo ligado ao produto, junto do compartilhamento orgânico dessas ideias através do próprio público. Como se você contasse com a qualidade de seu material para fazer com que ele próprio “se venda”.

Inbound marketing passa pelo conteúdo relevante e pela confiança criada através dele. Como se sua existência fora do “marketing comum e intervencionista” já possibilitasse uma confiança maior, afinal, além do produto, você está entregando uma ideia.

O outbound marketing e as vantagens do inbound marketing

O outbound marketing é uma opção unilateral, que não chama seu público e, por mais que ele ainda sirva como anuncio para uma audiência maior, ele, quase nunca, consegue se permitir essa aproximação. Por ele não ser encontrado, essa relação fica sempre presa a um afastamento mais frio.

Um engajamento extremamente pequeno e que não permite que o público se sinta perto do produto ou da campanha. Por sua vez, o inbound nem ao menos tira a pessoa do que ela estava fazendo. Como se não interrompesse aquele momento, seja de apreciação de conteúdo ou de entretenimento. A inconveniência de uma propaganda acaba ficando de lado.

O outbound são aquelas peças de TV, rádio e mídia impressa, o bom e velho anúncio. Um momento onde a marca tem um discurso e o público só tem a possibilidade de escutá-la. Sua eficácia acaba sendo atrelada à necessidade de seu público de consumir aquele produto ou ter pretensão de fazê-lo, do contrário, assim que ela acabar seu rastro fica para trás e o cliente fica apenas à espera de outra inserção.

Já no inbound, por você não tentar conversar com o público inteiro, mas sim com uma fatia específica, é muito mais fácil estabelecer um relacionamento e essa pessoa se interessar por seu produto, marca ou serviço.

Fora isso, para quem está apostando nesse tipo de marketing, seus custos acabam sendo muito mais baixos e a mensuração dos resultados são muito mais completas, já que você lida com views, cliques, compartilhamentos, cadastros e compras.

Planejamento de marketing digital é o único caminho para divulgar sua marca, mas nem por isso, fazer é preciso estar ligado a sistemas e ferramentas que não alcançam as possibilidades que a internet lhe entrega. Aposte no inbound marketing e veja os resultados aconteceram.

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