Falar em público não é fácil para a maior parte das pessoas. Tirando o nervosismo e o medo das plateias, é preciso ainda ter conteúdo, precisão e confiança. Mas não se preocupe, existem técnicas para falar em público que te ajudam a enfrentar todas essas dificuldades.

Se você é dessas pessoas pessoas que tenta fugir ao máximo da exposição de falarem público, não se engane! Essa exposição é importante em todos sentidos, tanto na hora de apresentar um trabalho na escola ou na faculdade, quanto na carreira profissional em reuniões ou simplesmente na hora de vender um produto ou conseguir um investidor.

Mas como eu disse, o que não faltam são dicas que resolvem qualquer problema na hora de tomar a frente e deixar suas ideias ganharem vida. Vamos lá?

Algumas técnicas para falar em público

Obviamente, alguns têm mais facilidade, ou a falta de vergonha na cara para enfrentar o público, mas mesmo assim existem meios e técnicas de facilitar isso.

Com um pouco dessas técnicas e muita prática, qualquer pessoa pode fazer uma apresentação incrível!

Preparo é a principal técnica para falar bem

1 –  Esteja Preparado

Parece bater sempre na mesma tecla, mas não tenha dúvida, se existe algo muito importante para falar em público, em uma palestra ou reunião, você precisa estar preparado e treinado.

Se vai falar com 20 minutos, prepare conteúdo para os vinte minutos e se prepare para caso seu tempo seja encurtado ou estendido. Saiba bem sobre tudo que vai falar, assim como conheça bem tudo que está em volta de seu assunto principal. Esteja preparado para ir além de sua linha central.

Mas para fazer isso é necessários estudar. E não só seu conteúdo, estude também sua palestra. Repita, grave, veja, reveja, encontre seus erros e corrija. Quanto mais seguro você estiver com seu material, mais fácil de falar.

2 – Bom Português

Não erre! Cada erro gramatical pode representar um espectador que deixa de prestar atenção em você, um cliente que deixa de comprar seu produto ou um investidor que desiste.

Escreva seu discurso e corrija muitas e muitas vezes seu texto.

Quer facilitar ainda mais e fugir de qualquer problema? Simplifique seu vocabulário. Independente do nível de seus espectadores, quanto mais fácil eles receberem a mensagem, mais confortável eles ficam com você.

Mas atenção! Você não precisa parecer um robô falando para não errar. Alguns deslizes no meio do discurso são normais. O grande problema é quando os erros se tornam recorrentes.

Começo, meio e fim também é uma técnica para falar

3 – Tudo precisa ter começo, meio e fim

Facilite o entendimento de seu público. Apresente seu assunto, desenvolva sua problemática e suas soluções e ai encerre o assunto. E se tiver que nesse meio introduzir um outro assunto, siga o mesmo padrão. Não embaralhe suas ideias e nem deixe-as sem fim, nem começo, nem desenvolvimento.

Quanto mais organizada suas ideias, mais claras elas soam.

4 – Postura

Além do conteúdo é sempre importante a forma. Saiba que a linguagem corporal é quase tão importante quanto aquilo que você quer passar.

Tire as mãos do bolso, imposte a voz, deixe as palavras saírem com clareza, prefira fica em pé e a mãos sempre à frente. Não cruze os braços e mantenha o contato visual com seu público, o que cria empatia e segurança.

Uma técnica para falar bem: Não decore falas

5 – Não decore falas

Simples, não decore. Saiba do que está falando, mas não se deixe ser robótico e mecânico. É sempre bom passar a impressão de uma conversa informal.

Repita seu roteiro e tente sempre usar palavras diferentes, procure sinónimos e inverta algumas sentenças. Não saia do seu roteiro, mas saiba que é mais importante seguir uma linha central e uma série de ideias e conceitos do que repetir tudo como uma máquina.

Eu, por exemplo, memorizo algumas frases de impacto que podem ser utilizadas no meu discurso, mas apenas isso. Estudando a ordem com que passarei a informação, eu posso fazer a mesma palestra mil vezes e cada vez ela soará diferente.

Não é à toa que algumas pessoas já fizeram meus treinamentos mais de uma vez. Mesmo o conteúdo transmitido sendo o mesmo, é sempre uma nova experiência.

6 – Conheça seu público

Ainda que nem sempre isso seja possível, uma boa dica é conhecer seu público. Faixa etária, escolaridade, conhecimento técnico do assunto que vai tratar e tudo mais que conseguir. Quanto mais conhecimento de seu público, mais fácil de ficar à vontade com eles.

É muito mais fácil e conveniente adaptar sua palestra ou discurso para um público específico do que ficar tentar atingir a todos. Lembre que a comunicação é formada por dois lados, o emissor e o receptor e quanto mais ambos estiverem em sintonia, mais fácil fica essa relação.

Quando o público for grande e você não puder estudar as pessoas, desenhe um avatar, ou seja, o perfil de uma pessoa que representa a média daquele público. Então, sempre fale para aquele avatar

Recursos multimídia também é uma técnica para falar bem

7 – Use recursos multimídia

Slides, dinâmicas, fotos, músicas, vídeos etc. são sempre uma mão na roda, mas como eu digo: “perfume é bom, mas se você não tomar banho antes, não adianta nada”. Portanto tenha o conteúdo no foco, mas não deixe de usar recursos multimídias.

Uma apresentação do Power Point é sempre certeira, mas não adianta enchê-la de texto, quem deve passar as informações é você. Pense em imagens e vídeos que demonstrem o que você está falando. Existem pesquisas e mais pesquisas que comprovam que quanto mais recursos mais fácil a mensagem é captada.

Mas tome alguns cuidados. Nada de efeitos sonoros na troca de slide, e sempre se preocupe em colocar fontes que consigam ser enxergadas pelo público. E quando for apresentar números, faça de tudo para encaixá-los em gráficos, já que facilitam a visualização.

Você já usa essas técnicas para falar bem?

Mas entre dicas e técnicas para falar bem, tenha sempre em mente que o mais importante de tudo é ter o conteúdo. Saber do que está falando e ter confiança. Mas mais importante que tudo, comece a fazer.

Não tenha medo de dar as caras e tentar. Encontre o cenário onde pode se encaixar e parta para cima, mostre seu conteúdo e encontre seu público. Falar em público não é fácil, mas também não é o fim do mundo, basta um pouco de vontade, porque as dicas e técnicas para falar estão aí.

Por sinal, você já usa alguma dessas técnicas para falar?