Nós sempre buscamos com ser impactante. Queremos deixar uma marca na vida de outras pessoas e fazer com que elas lembrem-se de nós para sempre. E mesmo que a marca não seja eterna, mas queremos impactar aquele momento de alguma forma.
Mas é claro que ser impactante nem sempre é algo positivo. Eu, por exemplo, lembro de dezenas de coisas que foram impactantes na minha vida por serem péssimas. Coisas que me marcaram de forma negativa, mas que foram essenciais para o meu crescimento pessoal e profissional.
Mas não desanima. É claro que você pode ser impactante de formas positivas. E é justamente isso que sempre buscamos pras nossas vidas.
Queremos fazer as melhores palestras do mundo para que o público saia do local com uma vontade de transformação incrivelmente grande. Queremos fazer uma apresentação de vendas que seja tão impactante que a única coisa que o pensará é “toma meu dinheiro”.
Nós queremos ser tão impactantes a ponto de não ter dificuldades para conquistar uma mulher. Queremos impactar nossos amigos para que fiquemos eternamente marcados na vida deles.
São inúmeras as vantagens que buscamos em ser impactante. E seja falando para uma ou para mil pessoas, as dicas para você ser impactante são as mesmas!
Por isso, hoje, eu separei 7 dicas para que você possa impactar pessoas.
As dicas para apresentações impactantes
1ª Dica: Forma é mais importante que o conteúdo
É bem provável que você já tenho me visto falando isso dezenas de vezes caso acompanhe meu trabalho. Mas sabe por que eu repito tanto essa frase? Porque a forma é a principal responsável para que o que você vai dizer seja impactante.
Muitas pessoas estão fazendo falando sobre o mesmo tema que você e é preciso se destacar pela forma.
Vamos supor que deseja fazer um pitch de vendas sobre uma ferramenta de automação de logística. Quantas outras empresas existem no mercado vendendo um produto semelhante? Muitas!
E é bem provável que todas essas ferramentas tenham características específicas. Então, você, o vendedor, será o grande responsável para que o cliente escolha a sua ferramenta e não a da concorrência. Afinal, se ela fosse tão boa que se vendesse sozinha, os vendedores não seriam necessários.
O conteúdo que você e o concorrente tem pra passar, provavelmente, é o mesmo. Portanto, a forma que definirá quão impactante você é!
O professor Mario Sérgio Cortella faz uma palestra, por exemplo, sobre você ser apenas um pequeno ponto no universo. Ele poderia dizer “você não é nada”, mas encontra uma forma muito mais impactante de fazer isso:
2ª Dica: Fale sobre um ponto específico
Quanto mais temas você abordar na sua apresentação, menores serão as chances dela se tornar impactante. Isso porque você falará sobre tudo um pouco e sobre nada ao mesmo tempo.
Imagina que está conversando com uma pessoa que acabou de conhecer. Se ela começar a te falar sobre tudo que já fez na vida e tiver feito muitas coisas legais, as chances de você considerá-la arrogante ou até mesmo achar aquela conversa chatas serão altas.
Agora, imagina que essa pessoa começou a falar de um único ponto que aconteceu em sua vida de forma aprofundada. A cada detalhe que ela trouxer, é provável que você sinta-se cada vez mais cativado e motivado para continuar ouvindo aquela história.
A mesma coisa acontece com a sua apresentação. O meu treinamento de vendas tem um tema muito específico: Comunicar, Negociar e Vender com PNL. Ou seja, todo o meu foco é em usar a Programação Neurolinguística para converter clientes.
Eu poderia falar sobre as vendas de forma ampla, o que é vender, a história das vendas, porque grandes vendedores são grandes comunicadores, negociar e vender com diversas estratégias diferentes.
Mas não! O meu foco é apenas em negociações usando PNL. Esse é um dos pontos que faz com que meu treinamento seja impactante. Eu pego um único ponto e detalho ele ao máximo para que possa ser melhor trabalhado.
3ª Dica: Encontre as principais dores de quem te ouve
Existe uma lenda que saber se comunicar é saber falar bem, mas não é nada disso. Para se comunicar bem e ser impactante, antes de tudo, é preciso ouvir o que o outro está dizendo para pode mostrar suas dores e apresentar problemas.
Você se lembra a última vez que foi atendido por um bom vendedor? Não estou falando aquele que fica negociando preço até você comprar, mas aquele que faz uma apresentação de venda tão impactante que você quer comprar na hora.
Sabe aquele cara que entendeu tudo que você estava precisando e te ofereceu uma solução fantástica? Esse é o bom comunicador. É esse cara que fará uma apresentação impactante.
Ele sabe ouvir o que as outras pessoas estão dizendo e reconhece as dores para que possa trabalhar com elas. Não à toa, os grandes conquistadores também usam essa técnica. Muitos homens reconhecem os sinais para saber o que a mulher está sentindo antes de se aproximarem.
Assim como os grandes palestrantes também encontram essas dores. Antes de montar uma palestra, é preciso estudar o mercado sobre o que você vai falar e saber quais são as principais dores do seu público para que possa oferecer uma solução.
Se você for palestrar sobre felicidade para pessoas recém-divorciadas, por exemplo, é preciso estudar essas pessoas antes para que entenda o que elas estão sofrendo e que possa mostrar um caminho para que deixem esse sofrimento pra trás. Assim como um bom vendedor sabe quais são as principais dores que o seu produto curará.
Esse entendimento da dor faz a apresentação ser impactante pela pessoa se reconhecer na sua fala – um ponto que vamos falar ainda mais pra frente.
4ª Dica: Use os gatilhos mentais sempre!
Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Caso não saiba o que é, eu vou explicar de uma forma bem simples e didática: os gatilhos mentais são frases e ações que despertam algum sentimento, emoção, vontade em quem está recebendo sua mensagem.
Esses gatilhos são uma das bases de estudo da PNL e servem para os mais diferentes fins. Você pode usar o gatilho mental para fechar uma venda, entender o que a outra pessoa está dizendo e até para ser impactante.
Vamos imaginar o cenário de um homem conhecendo uma mulher na balada. Algo bem pessoal. Ele está se aproximando para uma cantada e tentar puxar conversa. Existe uma infinidade de gatilhos mentais para que ele consiga conquistar a tenção dela e ser impactante. A relação de dor e prazer é um grande exemplo de gatilho mental que funcionaria bem nesse caso.
E é por isso que muitos homens perguntam se as mulheres não querem sentar um pouco durante a balada. Os bons comunicadores identificam que a mulher não está confortável ali naquele ambiente com música alta, dançando etc. e fazem essa relação de dor – estar dançando na pista com as amigas para não ficar sozinha sentada – e prazer – oferecer companhia para sentar um pouco.
É claro que esses gatilhos mentais não surgem do nada. Eles vêm de uma breve comunicação anterior. Seja visual, corporal, verbal etc. E é exatamente por não saber como identificar os sinais da outra pessoa que muitos erram nas escolhas dos gatilhos mentais, principalmente na hora da conquista.
5ª dica: Gerar rapport é o melhor caminho
Rapport é a arma secreta de toda apresentação impactante. Seja onde você estiver, do palco de uma palestra à fila do banco, o rapport é o que te fará se aproximar da pessoa com quem está falando e fazer com que ela se identifique com você.
O rapport é uma palavras em francês que não tem tradução, mas seria algo como espelhamento. Ou seja: refletir características de outras pessoas para que elas se enxerguem em você e sintam uma aproximação.
A fila do banco é um dos melhores exemplos para explicar essa técnica de ser impactante. Sabe quando você sabe que vai passar horas na fila do banco e de repete se vê conversando com outra pessoa?
Vocês ficam ali por um tempo conversando e jogando conversa fora sobre a vida. Falam de política, futebol, família. Vocês se conhecem há poucos minutos, mas já sentiu uma confiança tão grande naquela pessoa que já está quase convidando para ir tomar uma cervejinha na sua casa.
E chega sua vez de ser atendido. Você se despede e vai embora. A sensação é de que você perde um amigo. Dá até vontade de voltar pra pedir pra te adicionar no Facebook, passar o Whatsapp etc.
Isso acontece porque essa pessoa gerou rapport com você. Ou seja, você se identificou e se sentiu muito próximo dela em apenas alguns minutos de conversa.
Esse rapport é uma ferramenta natural do corpo humano que existe desde os tempos das cavernas. Graças a eles que nós conseguimos sobreviver tanto tempo e que o homo sapiens sapiens é a espécie que estava no topo da cadeia natural hoje.
O rapport servia como uma ferramenta para nos aproximarmos de semelhantes quando ainda não sabíamos falar. Quando um homem das cavernas identificava características semelhantes em outro homem das cavernas, ele sabia que aquele era “bonzinho” e poderia se aproximar e manter contato.
Esse é um dos nossos instintos mais naturais. E por isso que é tão importante gerar rapport. Estudando as características da outra pessoa e simulando-as em você, é uma forma de ser impactante naturalmente.
6ª Dica: Não fale de forma linear
Você, alguma vez, já conversou com alguém que te dava sono porque falava tudo bem baixinho? Ou com alguém que era extremamente alegre falando tudo com muita empolgação? E até mesmo aquela pessoa que sempre parece estar com raiva?
É bem provável que você já tenha conhecido ao menos uma pessoa assim na vida. Isso é insuportável. Parece que a pessoa tem apenas um único sentimento durante todos os momentos da sua vida.
Sem contar que, quando são pessoas que tentam falar linearmente, elas soam falsas e parecem não ter sentimento nenhum. E existem muitos treinadores de palestrantes por aí dizendo que você precisa ter uma voz linear.
Mentira! A linearidade da voz é uma mentira que nos ensinam. Você deve é mudar sua voz e demonstrar diferentes emoções. E não existe apenas um motivo pra isso. Existem vários, mas eu vou destacar dois que considero mais importantes.
O primeiro deles é prender a atenção de quem está conversando. Vamos supor que você está contando um dos momentos mais felizes de sua vida. É claro que é uma história alegre e que você tem motivos para contá-la com um tom de felicidade. Mas se você ficar alegre constantemente, o seu ouvinte deixará de prestar atenção no que está falando. Ele sabe que a próxima fala também será com o mesmo tom. São as surpresas que nos prendem.
Agora, quando você oscila o tom da sua voz, você está mostrando nuances na fala. Se está falando sobre o dia que seu filho nasceu, por exemplo, é bem provável que existam diferentes momentos que você ficou tenso, como quando a bolsa estourou, quando entrou na sala para acompanhar o parto, entre outros.
Naquele momento, você não sentiu apenas alegria, mas um mix de sentimentos. É bem provável que tensão tenha sido um deles. Então, quando for citar esses momentos de tensão, baixe o tom da voz e fale de forma um pouco mais introspectiva. Isso mostrará nuances de sentimentos e prenderá a atenção para descobrir o que vem a seguir.
O segundo motivo importante para não manter linearidade na voz é porque é preciso gerar rapport no seu público. Quando você está falando apenas para uma pessoa, é muito mais simples espelhar o público, mas quando está falando para dezenas, centenas ou milhares?
Uma das formas de fazer isso é criando oscilações na sua voz. Nem todas as pessoas que estão na sua palestra estarão motivadas para mudar sua vida naquele dia. Uma pode estar passando por problemas pessoais, a outra pode estar extremamente feliz.
Cada pessoa dentro de seu universo assistindo a sua palestra. E você deve espelhar todas elas.
É claro que é impossível espelhar todas as pessoas ao mesmo tempo, mas você pode fazer isso aos poucos. Fale de forma alegre, tensa, nervosa, triste, com medo. Tente envolver todas as emoções ao falar de determinados pontos.
Quando for falar de algo que te preocupa, tenha uma voz que mostre preocupação, por exemplo. Isso gerará rapport com aquelas pessoas que estão preocupadas e elas prestarão atenção em todo o resto que tem a dizer.
7ª Dica: Mantenha as suas características
Sempre que eu falo sobre ser impactante, gerar rapport etc., muitas pessoas acreditam que é preciso simular uma falsa personalidade para conquistar isso, mas não é nada disso. Você deve reforçar suas principais características.
Eu poderia escrever um texto gigante sobre isso, mas acredito que consegui explicar muito bem esse ponto no vídeo abaixo:
Está pronto para ser impactante?
Ufa!
O texto de hoje foi um pouco mais comprido que o normal, mas ele está cheio de dicas que realmente são importantes para que você seja impactante.
Seja numa apresentação de trabalho, palestra, vendas e até mesmo numa conversa pessoal, essas dicas são extremamente relevantes para que você possa impactar pessoas e conquistar a confiança delas.
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