Quando você ouve a expressão “palestrante”, a imagem que te vem a mente é alguém no alto de um palco falando para centenas de pessoas. Tudo bem, palestrantes famosos são exatamente isso, mas o mais importante disso é entender que nem esse cara precisa ser um profissional e, muito menos, essa capacidade de se comunicar deve ficar resumidas aos palcos.
Sim, duas afirmações que podem soar polêmicas, mas nunca falsas. Em ambos os casos, é possível se dar bem sem ser um profissional. A única que você deve ter é preparação e entender que aquilo é comunicação básica.
E quando você se comunica bem pode ficar famoso OU até conseguir potencializar sua carreira, vender mais e divulgar melhor sua marca pessoal. Portanto, se comunique, estude isso e alce voos mais altos.
Palestrantes famosos não começam como palestrantes profissionais
Na maioria das vezes um palestrante famoso não precisa ser um palestrante profissional. É lógico que uma carga boa de experiência e um currículo cheio de outras palestras ajuda subir naquele palco ou estar em frente a uma câmera com uma propriedade maior, mas isso não é suficiente.
Conseguir se legitimar nesse ramo, às vezes, pode ser algo que acontece na sua primeira experiência. Muitas vezes você já tem uma história que lhe dá essa autoridade e quando parte para esse outro ramo leva consigo o “background”. Carrega a confiança de um público em seu trabalho.
O resultado é um palestrante famoso, mas que não é profissional e nem tem experiência. Mas para isso acontecer, não se engane, esse cara não só apertou o REC de sua câmera ou subiu em um palco, ele estudou. E muito provavelmente muito.
Não tenha dúvidas, no caso dessa “primeira vez” não satisfazer seu público, uma segunda se tornaria algo mais longínquo ainda. É lógico que diante de um fracasso ele poderia estudar mais e até se profissionalizar nesse mundo, mas, muito provavelmente encontrará motivação apenas no sucesso dessa incursão inaugural. Portanto, é preciso estudar e estar preparado para o começo ou ele pode se tornar o fim.
Palestrantes brasileiros famosos não trabalham para serem famosos
Mas pense bem, uma coisa e eu lhe garanto, nenhum dos palestrantes famosos estudou e se estruturou para ser “famoso”. Todos estavam muito mais interessados em passar um ensinamento, divulgar uma marca ou vender um produto. A fama foi um resultado disso.
É preciso, antes de qualquer coisa, ter a motivação de estar entregando alguma coisa para seu público e não só tentando “ficar famoso”. Quando o objetivo é somente esse, muito provavelmente ficará pelo caminho ou, pior ainda, não perceberá o quanto pode fazer com tudo isso.
Tem a capacidade de construir uma boa palestra é uma ferramenta que pode ser usada no dia-a-dia, tanto pessoal quanto profissional. De um lado você será uma pessoa muito mais atraente quando souber falar de modo direto e interessante, se comunicará melhor e deixará suas ideias mais claras. Por outro, no lado profissional, verá sua carreira ser alavancada, venderá melhor e será muito mais lembrado como o especialista em algum assunto que você realmente já é.
Isso tudo porque é impossível estar no mundo atual sem saber se comunicar. Sem saber se vender e conseguir vender algo. As pessoas estão abertas a consumir especialidades e “expertises”, mas precisam saber que tem essas qualidades. Sem essa propaganda, é impossível que todos te procurem.
Por outro lado, todo essa experiência de comunicação cotidiana ainda poderá dar a volta e te jogar diretamente no mundo das palestras. E não se engane, um palestrante, mesmo iniciante, que tem essas qualidades, na maioria das vezes, entra para o hall dos palestrantes famosos. Não existe motivação maior para um palestrante do que sua vida.
Se hoje sou um palestrante reconhecido na área de vendas, foi em razão de uma necessidade que a vida jogou no meu colo. Uma loja de sapatos que precisei administrar ainda muito jovem, mas que tinha tantas dívidas e estava em um buraco tão grande que a única opção era aumentar de modo incrível suas vendas. Foi isso que fiz.
Comecei com palestrar para meus funcionários, várias palestras mostrando diversos lados da loja, das vendas e da experiência de conquistar seus clientes. Em pouco tempo, essas minhas palestras começaram a chamar a atenção de outros varejistas, depois de grandes empresas e, enfim, me vi em meio a esse mundo. Me tornei um palestrante profissional e reconhecido, mas nunca com esses objetivos em primeiro lugar. Tudo começa com uma necessidade que desperta uma paixão e o resto é história.
Por isso, quando você ouvir a expressão “palestrante”, lembre que ela pode “falar” de muitos perfis e situação, inclusive pode estar falando de você.
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