Liderar não é mandar. Não é ser temido e muito menos ter esse cargo no papel. Liderar é ajudar ir adiante e encontrar o melhor caminho para seguir. Seja na vida profissional ou pessoal.
E essa liderança, essa confiança das pessoas ao redor, companheiros de trabalho e equipe têm por você é o resultado de uma comunicação bem feita, onde você sabe como passar as mensagens que quer, assim como tem a percepção de entender o que cada um necessita.
Um trabalho que passa por escutar, analisar, saber usar suas experiências e estar sempre preparado para seguir em frente e servir de exemplo para todos. Ser líder é estar ali com todo mundo e não no alto de uma pirâmide e isolado. Ser líder e fazer parte da solução e enfrentar o problema.
Portanto, não se engane, lidere. Se comunique.
Como liderar desenvolvendo uma boa comunicação
Para grande parte das empresas, a qualidade principal que um líder deve ter é, justamente, a capacidade de desenvolver e renovar essa liderança. Entender o que é preciso para se tornar um líder. Conseguir compreender que tomar à frente também demonstra um estudo daquilo que pretende se tornar.
Um domínio desse modo de conseguir se comunicar e facilitar a comunicação entre você e todos envolvidos em seu trabalho. E em se tratando de comunicação, sempre lembrar do quão importante é escutar e, nesse caso, entender cada talento da equipe. Conseguir identificar no que cada um é bom.
E juntando esse modo de empurrar as pessoas ao seu redor e surgir como figura de confiança enquanto faz com que cada um seja melhor naquilo que é melhor, cria uma cultura de alta performance, uma maquina azeitada que é resultado de uma liderança forte.
Ainda assim, a característica que mais agrada nos líderes é a capacidade que eles têm para lidar com mudanças. Estar sempre preparado para encontrar caminhos diferentes ou aplicar soluções modernas.
Um bom líder ainda precisa saber trabalhar em equipe e ter a firmeza de antecipar problemas enquanto aceita a responsabilidade dos riscos que envolvem inovações e qualquer tipo e novidade. Esse líder precisa estar atento ao mercado em que está inserido e nunca se deixar “ficar para trás”.
Mas essa visão deve ter a mesma potência em termos internos, com o feedback necessário para motivar sua equipe e ter certeza que eles saibam que estão no caminho certo e possa repetir seus feitos e acertos.
A habilidade de liderar pessoas
Mas existem problemas que podem vir junto dessa liderança, assim como erros que você pode cometer ao liderar.
E um dos mais fáceis de acontecer é não conseguir lidar com sua personalidade e acabar se deixando levar por um papel ou estereótipo. Não adote o “líder bonzinho” e nem o “mau”, seja você mesmo. Opte por resolver problemas e tomar decisões, mas nunca por fazer isso apenas para impressionar.
Falando em “impressionar”, não olhe para sua equipe como alguém que precise ser impressionado, muito menos com alguém inferior ou subordinado. Olhe para eles como parte de um todo, com cada um tendo sua importância única.
Mas é preciso tratar essa equipe de modo igual. Nunca com ninguém sendo especial ou com complacência. Todos têm a mesma importância, assim como são iguais diante de escorregões e falhas.
Porém, não tente encontrar uma fórmula mágica para gerenciar sua equipe, cada grupo é um grupo, então tente enxergar as necessidades de todos e seguir por esse caminho. Estimule-os do jeito que você acredita ser o melhor, não pelo modo como leu em algum lugar. Quem sabe as necessidades de sua equipe é o próprio líder, não alguma outra pessoa com experiências diferentes.
Sobre tudo isso, lembre-se que liderar é encontrar o melhor caminho para sua equipe e não se engane tudo que funciona na vida profissional serve para que no lado pessoal você encontre meios de ser um comunicador melhor, alguém mais confiável e que consegue passar bem aquilo que quer transmitir. Ser um líder na vida é sinônimo de confiança e carisma. Então equilibre tudo isso e descubra o quanto é fácil ser um líder eficiente.
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