Existe um lugar em nossas mentes onde deixamos de entender o que está acontecendo e simplesmente absorvemos as ideias e conceitos que estão sendo nos dado. Mas tirar seu público desse estado de consciência é o mesmo que acordá-los de um sonho interessante, tudo vai embora. Por isso, aprender a falar pode ser a diferença entre convencer ou não alguém.
Sim, uma palavra muito errada, um erro de sintaxe ou concordância joga toda essa concentração no lixo. Reestabelecer essa conexão se torna, então, um processo ainda mais complicado.
Isso porque o erro não era para estar lá, e quanto menos as mentes de seus ouvintes forem lembradas de que não era para aquilo estar ali, menos ela vai sair dessa espécie de hipnose.
Por isso é tão importante não errar.
Aprender a falar depende de prática!
E para falar bem e certo é preciso se exercitar. E isso começa em casa. Se você tem uma ideia ou produto, conte para seus familiares e amigos mais próximos. Não se preocupe com qualquer tipo de feedback, muito provavelmente todos irão adorar a ideia, até porque são seus amigos, mas use isso para treinar seu discurso.
Vá o fazendo ficar mais e mais claro, escolha as palavras, erre corrija. Quanto mais você repetir, mais ficará à vontade quando for “pra valer”.
Siga a diante com essa ideia. Procure pessoas que já estão no mercado e faça o mesmo, dessa vez pedindo um feedback mais imparcial. Nesse ponto, não pense em vender, mas apenas em apresentar.
Um terceiro passo é conseguir fazer sua ideia crescer sem precisar investir dinheiro. Procurar entender como seu negócio ou ideia cresceria com a adição de algum profissional e, diante disso, convencer alguém a embarcar em seu projeto com você. Se conseguir, acredite, você está no caminho correto e pode ter confiança para voos mais altos.
Sabendo que agora você é capaz de convencer e apresentar seu trabalho, desenvolva um pitch eficiente. Com todas as palavras no lugar, sem erros, que vá direto ao ponto e que passe a sensação de que sua ideia é uma boa ideia a ser desenvolvida e um lugar bom para investimento.
E nesse ponto não pode haver erros, qualquer escorregão pode te tirar da posição de especialista para a de amador inexperiente. E consequentemente despreparado.
Como aprender a falar bem
E para falar bem o segredo simples: ESTUDAR e TREINAR!
Estudar os discursos das outras pessoas, estudar o assunto que pretende falar, estudar especialistas falando sobre o assunto. Quanto mais você estiver à vontade com o assunto e com o conteúdo que vai passar, menos chances você terá de tropeçar e errar.
No resto do tempo, as dicas são sempre as mesmas de sempre. Ler e se exercitar.
Primeiro de tudo é preciso ter vocabulário, e não só técnico. É preciso falar bem sobre tudo. A segurança de ter um bom discurso vai da facilidade com que você não tem medo de errar e conseguir improvisar diante de algum obstáculo.
Leia ficção, romances, livros técnicos e poesia. Se pretende se tornar alguém que convença com as palavras, tenha o pleno domínio delas.
E exercite isso, seja no espelho, seja tomando banho ou para seus amigos. Preste atenção em cada palavra que diz e faça com clareza. Só o treinamento pode te levar a confiança que você precisa.
Cada erro, escorregão ou insegurança ajudam seu público a dispersar de suas ideias, então não deixe isso acontecer.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<