Para muita gente, uma das primeiras preocupações que se deve ter na hora de começar uma empresa é fazer um cartão de visita que impressione, que marque, passe as informações mais importantes e te faça ser lembrado. O que muita gente esquece é que o “cartão de visita” mais importante é sua apresentação pessoal.
Não existe carta de apresentação, QI (“quem indica”), cartão de visita ou currículo melhor do que uma boa apresentação pessoal. Na maioria das vezes, é o caminho mais eficiente entre suas ambições e a concretização disso.
Uma boa apresentação pessoal cria uma confiança imediata, e tudo que você precisa na hora de construir uma imagem, seja em uma palestra, reunião ou o que quer que seja é confiança.
Portanto, pense no conteúdo. Pense em como vai passar isso. Pense em como vai vender esse sonho, essa mensagem. Mas sobre tudo isso, pense em como irá convencer seu público de que você é a melhor opção, e isso passa diretamente por sua apresentação pessoal.
A importância de uma boa apresentação pessoal
É essa “primeira vista” que passa aquela mensagem mais marcante. Não adianta pensar que não será julgado desde os primeiros momentos, desde esse contato inicial, você não só será julgado, como dependerá disso o sucesso de seu negócio ou venda.
Logicamente que a primeira das dicas passa pela sua vestimenta. Pense no local que você vai, quem vai estar com você e nunca ache que está exagerando no formal. Melhor ainda, tente imagina que tipo de roupa seu público estará usando, se aproxime deles através do modo como se vestem. Gere rapport!
Melhor que isso, tente entender como sua profissão se veste, procure exemplos e copie. Faça com que seu público enxergue em você aquilo que você é. Uma dica que todos gostam de passar é se vestir como aquela pessoa ou cargo que quer estar um dia e não no cargo que está hoje.
E com a segurança de estar bem vestido e estar passando a melhor imagem, não se deixe levar pelo automático. Deixe aquela apresentação quadrada e mecânica para seu currículo, quem está ali é o ser humano, não só o profissional. Seja autêntico e deixe seu cliente e público confortável com sua presença.
Escute o que as pessoas têm a lhe dizer e não perca muito tempo se apresentando, seus detalhes profissionais estão em seu currículo. Se deixe levar pelos rumos da conversa, encontre a medida correta entre o profissional e o coloquial.
Mais importante, não deixe que o nervosismo te carregue. Roer as unhas, gesticular, mexer no cabelo, colocar as mãos no bolso, brincar com joias, tudo isso pode demonstrar que você não está à vontade naquela situação. Olhe nos olhos de seu interlocutor, preste atenção e demonstre isso, repita frases ou cite detalhes que foram falados.
Transmita a segurança através de cada gesto. Seja direto. Procure manter um tom de voz claro e simpático. Diga as palavras com limpeza e em uma altura que você seja ouvido.
A apresentação pessoal é apenas o primeiro passo…
E lembre que tudo isso está acontecendo e você nem começou ainda a apresentar seu produto ou conteúdo. Um sorriso e bom humor abrem portas. E se você quer que esse primeiros minutos de contato sejam aquela primeira impressão que te carregará no resto da relação comercial, é bom que eles tenham a impressão de que você está feliz dentro daquela situação.
Uma boa apresentação pessoal conta uma história inteira sobre você. E isso sem que nenhuma palavra precise ser falada. Desde um aperto de mão até um comprimento, tudo conta para mostrar sua segurança e o quanto você é confiável.
A eficiência dessa primeira impressão passa então pela comunicação corporal. Por conseguir com que aquela pessoa que entra na sala para entregar um conteúdo ou um produto conquiste seu público fazendo pouco ou nada.
Não adianta um cartão de visita bonito. O importante é que a apresentação pessoal seja tão confiante quanto seu nome naquele papel mostrando o quanto você bom naquilo que está se propondo a fazer.
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