Comunicação é tudo. É preciso ter uma mensagem ou uma ideia, mas é mais importante ainda que ela consiga ser passada adiante. Por isso, não tenha dúvidas, uma apresentação profissional é incalculável quando o objetivo principal é o sucesso.
É preciso o pacote completo. Não adianta ter o conteúdo e não conseguir que ninguém preste atenção em você. Uma boa apresentação combina todas ferramentas que você tem na mão, seja em uma reunião, evento, venda ou em busca de patrocínio. O que importa é ter um planejamento profissional.
Por isso, confira a uma série de dicas para uma apresentação profissional de alto nível.
1 – Apresentação profissional precisa de objetivo
Existem várias situações onde uma apresentação profissional é imprescindível, pode ser uma reunião comum ou um projeto, trabalho acadêmico ou busca de recursos. E dentro de cada opção você ainda deve encontrar respostas para “o que é seu produto”, “quem quer convencer”, “o que tem em mãos”, enfim, encontre aonde sua apresentação quer chegar.
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2 – Saiba muito bem quem é o seu público
Não adianta achar que todo público é igual. Se tiver uma plateia mais acadêmica pode usar tecnicidades e pular direto ao assunto, já um publico mais leigo ficará perdido envolto em jargões e complexidades. Encontre o que seu público quer e dê isso a ele. O mais importante de tudo é que a mensagem seja passada.
3 – O conteúdo deve ser preparado previamente
Crie um roteiro, estude muito bem ele e tenha confiança nas informações que vai passar. Melhor ainda, à partir desse roteiro nascerá um guia, você verá uma ordem estabelecida e tudo ficará ainda mais ágil, orgânico e eficiente.
4 – Sua postura diz tanto quanto sua fala
Seu corpo fala. Voz firme, caminhar preciso, confiança nos gestos, um olhar que atrai a plateia e faz com que seu público lhe admire. Uma apresentação precisa ser um show, e quem a está assistindo não pode nunca ficar entediado, e o jeito como você se comporta é meio caminho andado.
5 – Use material que embase o que você fala
E não adianta, você pode ter o controle total de sua plateia, mas ainda assim sem mais nada junto de seu discurso será difícil manter o interesse de sua plateia. Se você tem em mãos uma série de possibilidades audiovisuais, então as use. Só não se esqueça de equilibrar bem tudo. Melhor ainda, descubra o que está sendo feito em termos de apresentação e tente fazer o mesmo. Torne tudo mais atraente e moderno.
6 – Escute o feedback do seu público
Converse com seu público, tente fazer com que eles te digam o que realmente acharam de sua apresentação. Seja elogio ou crítica, o que importa é você saber o que pode ou não funcionar par uma nova apresentação.
7 – Saia do convencional e não seja apenas um orador
Não adianta repetir velhas fórmulas. Não tenha medo de inovar e procurar novas opções. Tudo é válido. Teste, não aposte na mesmice. Surpreenda seu público. Desperte seus interesses. Não deixe ninguém achar que está vendo “só uma apresentação”, busque mais.
Aplique essas dicas em sua apresentação pessoal e profissional
Mas não se engane, uma apresentação profissional não é simplesmente um discurso, tampouco só uma série de slides lindos. Uma apresentação profissional é o equilíbrio de tudo isso.
É algo planejado e que une ambas as ideias em torno de um objetivo comum. Mas sobre tudo isso, serve para comunicar. Para passar uma ideia, conteúdo ou produto, para isso ser completo é preciso comandar esses aspectos ferramentas e dicas trabalhando também a sua imagem.
Então, crie uma apresentação profissional e veja os resultados diretos desse esforço.
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