Você já pensou no que diferencia os grandes profissionais, líderes e pessoas de sucesso de outros milhares de pessoas? Por que alguns conseguem se destacar em meio a tantos outros profissionais com competências técnicas tão semelhantes ou até mesmo melhores? Qual o grande segredo para que eles saíssem na frente de tantos outros? Por mais que pareça sorte ou alguma artimanha do destino, não é nada disso. O que diferencia essas grandes personalidades de todo o resto é que eles sempre tiveram uma boa comunicação!

Normalmente, quando ouvem isso, a maior parte das pessoas acredita que eles, então, eram pessoas completamente extrovertidas e que sempre souberam socializar-se muito bem. Então está descoberto o grande segredo do sucesso, mas também não é nada disso. Não é dessa comunicação que estamos falando. É sobre saber como impactar as pessoas ao redor com sua fala, é compreender o que o outro está falando e dizer o que ele quer ouvir, sem deixar suas ideias de lado. Essa boa comunicação é uma técnica primorosa.

E como posso ter uma boa comunicação, Ricardo? Como diz o meu amigo Rafael Baltresca, treine, treine, treine, treine, treine, treine, treine… Esse treino para ser um bom comunicador é importante em diferentes carreiras. Não à toa, eu recebo palestrantes, vendedores, recursos humanos, gerentes, líderes, empresários e profissionais dos mais variados segmentos em meu treinamento Criando Palestras e Apresentações. Todos eles com o mesmo objetivo: querem ser melhores comunicadores para impactar cada vez mais pessoas e conseguirem impulsionar suas carreiras com essa habilidade!

E para você ter uma ideia ainda melhor de como ter uma boa comunicação pode impactar diretamente a sua carreira e vida pessoal, eu listei 8 vantagens dos bons comunicadores. Vamos lá?

As 8 vantagens de ter uma boa comunicação.

Como ter uma boa comunicação pode te ajudar?

Maximizar as suas capacidades

A maior parte das pessoas acredita que ter uma boa comunicação é apenas saber como falar em público, mas não é nada disso. Ser um bom comunicador é fazer com que as pessoas vejam em você aquilo que você quer, ou você realmente acredita que o Chacrinha era aquela personalidade 24h por dia? E o Steve Jobs era uma pessoa visionária durante todos os momentos da sua vida? Não! Eles sabiam o que queriam passar e conseguiam potencializar suas capacidades para quem estavam se comunicando.

Facilidade para resolver problemas

Você já ouviu falar em comunicação assertiva? Essa á a habilidade de saber como conversar com as pessoas e dizer as coisas duras que devem ser ditas sem agredir o outro. Essa é uma grande característica de quem tem boa comunicação. Uma pessoa que sabe como falar sem ofender e, acima de tudo, entender o que deve ser, quando deve ser dito e até mesmo quando o silêncio é a melhor solução conquista muito mais resultados na vida profissional e pessoal.

A marca pessoal é essencial na boa comunicação.

Tornar a marca pessoal famosa

Voltando ao exemplo do Chacrinha e Steve Jobs, quantas pessoas já surgiram no mundo fazendo programas de televisão populares ou com ideias inovadoras? Milhares, mas poucas conseguiram o destaque desses dois. Isso porque eles, com uma boa comunicação, souberam trabalhar a sua marca pessoal e fazer sua imagem para quem acompanhava o trabalho. A marca pessoal é impressão que você deixa no mundo e os grandes comunicadores conseguem deixar grandes marcas.

Melhor preparado pra situações adversas

Um bom comunicador está, quase sempre, preparado para enfrentar as diferentes situações. Isso porque saber como se comunicar não é apenas saber falar bem, como já expliquei antes, mas estar preparado para as situações mais adversas. Os palestrantes de sucesso, por exemplo, já estão preparados para as perguntas mais bizarras que o seu público pode fazer e saberão como se sair numa situação dessas. Isso porque já avaliaram todas as possibilidades anteriormente. Esse planejamento é parte da boa comunicação.

Experiência em organizar ideias

Uma boa característica de quem treina para ter boa comunicação é saber improvisar – eu mesmo já mostrei essa técnica em um vídeo que está logo abaixo – e isso permite organizar ideias muito mais rápido. Quando você for pego de surpresa ou precisa organizar ideias rapidamente, terá muito mais facilidade porque já está acostumado a essas técnicas de construir mapas rápidos na cabeça.

Saber identificar as dores e sonhos

Entender as dores e sonhos das pessoas com quem está falando é uma característica importante da boa comunicação. Se seu sei que você sofre todos os dias por não conquistar a sonhada promoção no emprego, por exemplo, posso ser muito mais persuasivo se falar sobre isso com você. Sendo um bom comunicador, essa promoção ficará muito mais próxima. E se seu sonho é ter mais tempo e dinheiro para aproveitar a família, serei mais persuasivo ainda. Sendo um bom comunicador, você não sofrerá para conquistar a promoção e terá muito mais tempo para curtir com sua família sem se preocupar com o dinheiro no fim do mês. Viu como funciona?

Mais originalidade em suas ações

Você acredita que o Chacrinha foi o primeiro comunicador de impacto brasileiro? E que o Steve Jobs criou o primeiro smartphone do mundo? Espero que não… eles souberam dar um toque de originalidade em seus produtos – o programa do Chacrinha também pode ser visto como um produto – para atrair cada vez mais pessoas e se tornarem populares. A originalidade é uma característica e vantagem da boa comunicação. É preciso ser original e se destacar para impactar mais pessoas.

Fazer vendas cada vez melhores

Os melhores vendedores também são os melhores comunicadores. Então, se você quiser vender qualquer coisa – seja produto, serviço ou até mesmo negociar condições no trabalho e na vida – é importante ter uma boa comunicação. Não à toa, o nome do livro que escrevi sobre vendas é Comunicar, Negociar e Vender com PNL, onde ensino técnicas de venda com comunicação através da Programação Neurolinguística e os gatilhos mentais.

Você já tem uma boa comunicação?

Agora que você já sabe todas as vantagens de ter uma boa comunicação, fica um momento de reflexão. Então, responda as seguintes perguntas:

Você tem treinado sua comunicação diariamente?

Você tem dificuldades com esses pontos que listei aqui?

Como uma boa comunicação poderia influenciar sua carreira?

Qual dessas vantagens / características seria mais importante para você?

Comente aqui embaixo que vou te ajudar: