Você sabe o que é relacionamento interpessoal?

Eu vou te explicar um pouco mais sobre isso, mas, antes, quero te levar para uma rápida reflexão sobre suas conexões pessoais e profissionais!

Você sabe quantos relacionamentos tem na sua vida? São tantos que até fica difícil de contar. São os amigos, a galera do futebol, família, namoro, trabalho e por aí vai.

E sabe qual deles é o mais diferente de todos? Os relacionamentos de trabalho.

Eles têm uma característica marcante que não encontramos nos outros relacionamentos. Nós não escolhemos nossos colegas, chefes, equipe, clientes e tudo mais. Diferente dos outros relacionamentos.

Até mesmo sua família você escolhe ao lado de quem deseja constituir, mas o trabalho, na maioria dos casos, é algo que não temos controle sobre quem estará nos acompanhando diariamente.

O relacionamento interpessoal é importante para conviver com as diferenças. A imagem mostra fotos de pessoas de diversas etnias.

E pode ser muito difícil ter alguém que pensa completamente diferente e tem atitudes que estão em desacordo com o que buscamos. E os atritos são naturais nessas relações.

Somos obrigados a lidar com as diferenças em todos os aspectos. Culturais, profissionais, comportamentais e tudo que está ao nosso redor.

Trabalhar essas conexões pode ser bem complicado, mas é justamente aqui que entra o relacionamento interpessoal.

Relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

Depois dessa breve reflexão sobre suas relações, vamos falar sobre o relacionamento interpessoal!

O relacionamento interpessoal é a conexão entre pessoas que convivem em um mesmo círculo social. Seja no trabalho, família ou qualquer outro círculo de convívio entre pessoas.

Ele é importante para que possamos construir boas conexões nos diferentes aspectos da vida. Porém, se torna ainda mais importante em um ambiente que convivemos com tantas pessoas diferentes, como o trabalho.

A importância do relacionamento interpessoal. A imagem mostra um grupo negociando em uma empresa.

A comunicação pessoal é importante para conquistar novas oportunidades no trabalho. Seja através do desenvolvimento de uma liderança, a construção de networking, trabalhando melhor em equipe ou aprimorando o marketing pessoal.

Isso tudo abre muitas oportunidades profissionais. Por isso que é tão importante desenvolver seu relacionamento interpessoal no trabalho.

7 dicas de relacionamento no trabalho

Em frente a tantas diferenças, trabalhar o relacionamento interpessoal pode ser um pouco assustador. São tantas coisas para lidar que parece complexo demais.

E realmente é complicado – quem disse que seria fácil? -, mas não tem nada de assustador. Você só precisa tentar lidar melhor com as pessoas.

E essas 7 dicas serão importantes para que você desenvolva um relacionamento interpessoal com muitos resultados:

  • Empatia – A empatia é algo que deve ser implementado em todas as relações. Colocar-se no lugar do outro é essencial para que possamos tratar nossos companheiros de profissão da melhor forma possível. Considerar a opinião e sentimento dos outros é importante para avaliarmos o impacto que causamos em quem está ao nosso redor.
  • Rapport – Eu sempre falo sobre rapport nos textos porque é a melhor forma de conquistar a confiança de alguém. Rapport é espelhar o comportamento de quem estamos conversando para que se identifique conosco e tenha confiança. Isso não significa que você precise mudar, mas que deve se adaptar a quem está conversando.
  • Diferenças – Todos nós somos diferentes. Você é diferente da sua família e amigos, por que seria igual aos colegas de trabalho? Um bom trabalho de relacionamento interpessoal consiste em entender que as diferenças são importantes para construir um ambiente mais inteligente e representativo de opiniões. Isso é bom para seu crescimento pessoal, profissional e para o crescimento da empresa.
  • Autoconhecimento – Como você deseja ter um bom relacionamento interpessoal se não se conhece bem? É preciso entender os seus traços de comportamento, como você lida com as diferenças, o impacto que causa na vida dos outros e o que lhe incomoda. Esse conhecimento ajuda a aprimorar suas conexões e traçar estratégias para melhorar sua comunicação.
  • Abordagem – Uma boa abordagem é ponto crucial em qualquer conversa. Todo mundo gosta de ser bem tratado. Eu, por exemplo, não gosto de falar “bom dia”, “boa tarde” etc. Acho uma frase um pouco solta. Porém, isso não significa que vou abordar as pessoas negativamente. Pelo contrário, quero construir um bom relacionamento interpessoal com todos. Então, busco outras abordagens que sejam ainda mais cordiais e isso traz um impacto positivo às pessoas.
  • Fale sobre si – Em um bom relacionamento interpessoal, você precisa saber como falar de si mesmo. Impor sua opinião na marra, por exemplo, não é bom para construir boas conexões. No Criando Palestras e Apresentações, por exemplo, eu ensino diversas estratégias de como fazer isso de forma natural e, muitas vezes, até concordando com uma opinião controvérsia a sua – o que gera muito rapport.
  • Ouça o outro – Comunicação é uma via de mão dupla. Portanto, você deve estar preparado para ouvir opiniões contrárias e visões de mundo diferentes. Então, tente ouvir o que os outros tem a te dizer. Esse é um exercício difícil, mas que pode te trazer muitos resultados.

Essas dicas de relacionamento interpessoal são simples, mas são tão difíceis de implementar em alguns momentos, né?

Imagina praticar a empatia quando aquele cliente chega gritando com você por algum problema que nem é da sua alçada? Ou tentar ouvir o outro quando tudo que ele diz parece tão absurdo diante da nossa realidade?

Por isso que todas essas dicas de relacionamento interpessoal são um exercício diário.

Você deve praticá-las diariamente para ter muitos resultados profissionais.

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