Saber como aumentar suas vendas pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de sua empresa. É lógico que um produto ou serviço com qualidade e uma equipe bem treinada são importantes, mas se você não conseguir andar para frente, vai ficar estagnado.

Portanto, além do retorno de qualidade é importante que essas vendas melhorem mais a cada dia, sem isso, não há motivação e nem espaço para crescer. O problema real é que muita gente não saber como fazer isso. Pior ainda, há uma indústria inteira de “dicas” e passes de mágica que prometem realizações incríveis sem nenhum trabalho.

Obviamente isso é uma mentira, qualquer mudança precisa de muito suor, assim como um vendedor que entende que o aumento dessas vendas passa também por sua responsabilidade, precisa estar preparado. É ele quem pode fazer a diferença, mesmo com ajustes pequenos e eficazes.

Melhor ainda, quando um vendedor percebe que seu esforço pode mudar sua carreira e aumentar as vendas da empresa, o que lhe resta fazer é partir para essas mudanças.

Aumentar suas vendas com confiança e autoridade

Um dos jeitos mais eficientes para que essa mudança aconteça é, justamente, quando esse vendedor descobre o poder de suas ações e a confiança que suas ações do passado trazem para o presente.

Não há nada mais forte para abrir uma porta do que a sensação de autoridade que um profissional constrói. É diante daquilo que foi feito que é possível mostrar que o presente fica muito mais fácil.

Quando um vendedor é reconhecido, tudo fica mais fácil. Quando ele se torna uma referência, quando é apontado, falado e lembrado, tudo que fez no passado trabalha por ele antes mesmo dele chegar a falar com seu cliente.

Portanto, o primeiro passo para aumentar essas vendas é fazer com que seus vendedores são o ponto mais importante da cadeia e eles devem saber disso.

Isso fica ainda mais forte quando uma empresa está ligada seu nome, e todos ganham. A autoridade de estar em um negócio idôneo e que é conhecido pela capacidade de vender bem e muito pode abrir portas para todos os envolvidos. A confiança de quem já faz é a melhor chave para abrir portas para maiores vendas.

O importante é atrelar a isso a ainda uma série de mudanças que podem deslanchar ainda mais essas vendas.

Dicas práticas de como aumentar suas vendas

  1. Crie um script de vendas que seu vendedor consiga otimizar as negociações e ainda seja capaz de atrelas vendas casadas para aquele produto ou serviço. Up-Selling e cross selling são realidades e dão muito resultado, já que mais itens acabam sendo vendidos.
  2. O mais importante é a capacitação de sua equipe. Um script, um treinamento, confiança, organização e planejamento fazer com que seu produto seja muito mais facilmente vendido, já que seus vendedores estarão muito melhor preparados. Portanto, seu primeiro investimento deve ser nos recursos pessoas.
  3. A motivação é um dos pontos mais importantes. Quando todos estão empolgados com seus resultados, tudo fica muito mais fácil de acontecer. Portanto, seja transparente e saibas usar os trabalhos de sua equipe como combustível para eles mesmos.
  4. É importante que todos clientes consigam comprar, portanto, tenha uma estratégia de preços e produtos que se encaixe em todos clientes. Crie promoções, dê oportunidade pra clientes frequentes economizarem, ao mesmo tempo, abra o leque para quem quer gastar menos ou esteja apenas querendo conhecer a marca. O importante é que todos comprem.
  5. Apareça. Mais importante do que vender é aparecer, estar sempre criando novos clientes e oportunidades. Quanto mais portas você conseguir fazer com que fiquem abertas, mais gente irá receber seus vendedores. Portanto continue sempre fazendo com que sua marca seja reconhecida.
  6. Crie uma mentalidade onde a qualidade da venda é mais importante do que a quantidade do contato. Quando a qualidade é maior, as chances são mais concretas de que que tenham outras vendas e mais lucro com menos esforço.
  7. Encontre soluções e analise toda formatação e resultados. Se você quer aumentar suas vendas, um dos pontos mais importantes é, justamente, entender as necessidades que você já tem. Corrija o que é para ser mudado, melhore e, ao mesmo tempo, copia para todo o sistema aquilo que dá certo em um ponto dessa cadeia de eventos.

Um relógio não atrasa se todas engrenagens estiverem trabalhando bem e em conjunto. Assim como um empresa não para de crescer se todo mundo está fazendo seu melhor e conseguindo ver as mudanças de suas ações e acreditando no próprio trabalho. Portanto, aumente suas vendas com mudanças simples e aposte na confiança.