Você já parou para pensar quais são a principais características em comum dos profissionais de sucesso? O que todos eles fazem muito bem? Qual parte de suas rotinas de trabalho é igual? A resposta é muito simples e, por incrível que pareça, não está em nenhuma dessas listas de hábitos de empreendedores de sucesso que estão espalhadas pela internet. A principal característica de todos os profissionais que se destacam é que eles são excelentes comunicadores. E é por isso que a busca por formação para se tornar palestrante cresce cada vez mais.

Eu venho percebendo muito isso no treinamento Criando Palestras e Apresentações. As pessoas que buscam melhor posicionamento no mercado de trabalho e mais habilidades para cargos de liderança estão buscando cada vez mais aprender sobre técnicas de comunicação.

Esse movimento acontece porque as pessoas que se comunicam melhor conseguem se destacar em meio à multidão. Como eu publiquei recentemente em minha página no Facebook, quem se comunica bem é um líder melhor, um vendedor melhor, um profissional melhor, um empreendedor melhor e uma pessoa melhor.

Como se tornar um líder através das palestras

Como se tornar um líder através das palestras

Se tornar palestrante é muito mais do que falar em público. É se tornar líder e levar as pessoas com você. Um palestrante não é apenas aquele cara que sobe no palco e fala para um monte de gente. Você pode fazer uma “palestra” para uma única pessoa e transformar sua vida.

Eu costumo dizer que a palestra sai de um ponto A para um ponto B. Ou seja, a proposta é ser uma apresentação que tire uma pessoa de seu lugar atual e a conduza para onde você deseja. Dessa forma, se você conseguir conduzir o seu público do ponto A ao B numa conversa de dois minutos dentro de um elevador, como um pitch de vendas, você está fazendo uma micro palestra.

Dessa forma, ao se tornar palestrante, você pode motivar e liderar todos que estão ao seu redor, independentemente de você já ter um cargo de liderança. Para te mostrar isso, eu vou trazer um exemplo muito simples. Vamos supor que você trabalha como vendedor em uma empresa grande e cria uma rápida apresentação, cerca de dois minutos, para fazer aos seus companheiros de trabalho para que eles consigam fechar mais vendas – eles não precisam saber que aquela é uma apresentação já pensada e ensaiada previamente. Se os outros vendedores conquistarem resultados melhores, você ficará conhecido como o vendedor que consegue potencializar o resultado de seus colegas de trabalho. E, mesmo que você não tenha as melhores vendas, será a primeira pessoa a ser lembrada para assumir um cargo de liderança.

Se você não acredita no que estou falando, faça o teste dentro da sua empresa. Perceba quem são as pessoas que chegam aos cargos de confiança. Eu tenho certeza que não são os que trazem melhores resultados técnicos, mas aqueles que têm a melhor comunicação e entendimento da pessoa. E se o seu chefe for daqueles que não sabem ser líder, isso acontece porque promoveram aquele que só mostrava bons resultados técnicos e não a melhor comunicação e liderança.

Como se tornar palestrante profissional constrói marca pessoal

Como se tornar palestrante profissional constrói marca pessoal

E não é apenas dentro da empresa que trabalha que você pode conquistar mais resultados ao se tornar um palestrante. Você pode crescer e ir muito além. Eu sou um exemplo vivo disso. Boa parte de tudo que conquistei foi relacionado ao meu conhecimento como palestrante.

Durante mais de duas décadas, eu administrei minhas lojas de surfe e calçado. Durante esse período, fiz questão de aprender as técnicas de venda na prática e estudar comunicação ao máximo. Com o tempo, fui criando uma série de estratégias e absorvendo muito conhecimento sobre como liderar as pessoas e como ter uma comunicação forte. Com este conhecimento, criei o método Revoluciona Vendas, que se tornou o curso Comunicar, Vender e Negociar com PNL.

Esse método foi criado para treinar meus funcionários. A proposta era formar os melhores vendedores para minha loja. E os resultados foram tão impactante que muitos amigos viram como as vendas subiram e começaram a me pedir pra ministrar esse curso para seus vendedores. Conforme fui treinando novos profissionais, deixei de ser apenas o Ricardo Ventura dono de algumas lojas de calçados e me tornei no palestrante Ricardo Ventura.

As palestras foram uma forma excelente de construir a minha marca pessoal. Graças a essa ideia de treinar pessoas e fazer palestras, eu me tornei a pessoa que sou hoje. Esse foi um passo verdadeiramente decisivo em minha carreira. A minha marca pessoal começou a ficar tão forte que as palestras, que eram uma espécie de segundo trabalho, passaram a ser mais importantes em minha vida que, em determinado momento, precisei vender todas as minhas lojas e dedicar-me integralmente a esse mundo.

Você não precisa vender palestras para ser palestrante

Você não precisa vender palestras para ser palestrante

Preste atenção no que direi agora. Você não decide se tornar palestrante profissional quando decide se tornar palestrante. Esse foi um caminho natural para mim, mas tenho muitos amigos e alunos que decidiram fazer palestras pelos mais diferentes motivos, desde trabalharem o marketing e vendas de sua empresa até pelo fato de desenvolverem melhores habilidades de comunicação.

A verdade é que estamos condicionados a acreditar que, ao se tornar palestrante, um profissional deve ganhar dinheiro diretamente com suas palestras, mas não é assim que funciona. Conhecer as técnicas de apresentação para fazer palestras de vendas mais persuasivas, por exemplo, é um caminho entre tantos.

Nós temos grandes exemplos desse potencial das palestras para outros fins no mundo dos nerds e geeks, ou seja, cultura pop e tecnologia. Grandes apresentadores e oradores são selecionados a dedo para falar ao público-alvo das marcas nas feiras de tecnologia e “cons” (conferências de cultura nerd). Assistir essas palestras são uma excelente lição de como você pode se tornar palestrante e usar gatilhos mentais para os mais variados fins, desde levantar as expectativas de quem está ao seu redor até vender o seu novo produto.

Seja palestrante e mude sua carreira!

Se tornar palestrante é um passo natural para muitas pessoas, principalmente aquelas que estão em grandes empresas e precisam se comunicar com os mais variados níveis de funcionários, mas ainda é um caminho não reconhecido pela maioria. E se você ainda não havia aberto seus olhos para esta realidade, comece a estudar para se tornar palestrante agora mesmo e saia na frente de boa parte da concorrência. Se torne um profissional de sucesso tendo uma boa comunicação!