Como eu faço para vender cursos e palestras?

Essa é uma pergunta que ouço quase que diariamente. Seja em minhas palestras, nos treinamentos e até mesmo pelo site e pelas redes sociais. Muitas pessoas me perguntam isso!

E eu não consigo entender a lógica dessa pergunta. Ela está completamente errada. Você não precisa saber como vender cursos e palestras.

Você deve se perguntar como vender!

Seja uma casa, um sapato, um pé de bananeira ou qualquer outra coisa. O importante não é o que você está vendendo, mas como está vendendo.

Eu percebo que a maior parte das pessoas que me faz essa pergunta está tão focada em algumas coisas superficiais que se esquece que o mais importante está nos processos de vendas.

E você só precisa de dois pontos para começar a vender!

Primeiro ponto: Você já tem cursos e palestras?

Nossa, Ricardo, mas que pergunta é essa? É óbvio…

É óbvio, mas, por incrível que pareça, mais de 80% das pessoas que me procuram para saber como vender uma palestra não tem uma palestra pronta.

Em alguns casos, elas até tem uma apresentação, um pedaço do curso que estão criando, mas nada sólido e coerente para ser apresentado ao público.

Essas pessoas estão tão preocupadas em como vão vender o seu serviço de palestrantes que até se esquecem sobre o que vão vender. Elas não criam palestras boas o suficientes para serem vendidas.

Você sairia de casa num domingo chuvoso para assistir os cursos e palestras que tem a oferecer?

Se não, como você espera que as outras pessoas saiam? Ela tem que ser boa o suficiente para fazer isso com seu público.

Segundo ponto: Palestras e cursos precisam de compradores

Nossa! Mas isso é ainda mais óbvio…

Sim. É óbvio, mas você sabe quais são os compradores da sua palestra? Quais são as pessoas que mais se beneficiarão do que você tem a dizer? Quem pode ter suas dores curadas pelas sua apresentação?

Se você responder TODO MUNDO é bem provável que essa resposta não seja tão óbvia assim…

Você precisa saber quem serão os compradores dos seus cursos e palestras para ir atrás deles. Sobre o que você palestrará? Quais são as pessoas que mais se beneficiarão? É preciso encontrar esse nicho de mercado em que será inserido.

Esse é o primeiro passo para você ir atrás de compradores e pra que eles cheguem até seus cursos e palestras.

Isso mesmo! As pessoas podem chegar até suas palestras de forma natural. Isso porque é possível fazer as vendas de duas formas: ativa e passiva.

A ativa é quando você vai atrás dos compradores dos cursos e palestras. A passiva é quando eles chegam até você naturalmente.  E as duas precisam de uma coisa muito importante para acontecer:

Você deve se portar como palestrante profissional!

Um palestrante é uma pessoa pública. Ele precisa de canais de comunicação com os seus compradores. Esses canais são páginas no Facebook, um site ou blog, canal no Youtube!

Ah, Ricardo, quer dizer que eu tenho que gravar vídeo? Eu não gosto disso!

É claro que tem! Você é um palestrante. As pessoas querem te ver falando, performando. Elas querem saber como você se comunica, sobre o que você fala. Elas querem te ver!

E não é só nos vídeos. São nas postagens nas páginas do Facebook, nos textos em seu site. Não precisa escrever livros e mais livros. Apenas alguns textos rotineiros já serão suficientes para que elas te reconheçam.

Isso tudo serve para as pessoas encontrarem seu material.

Somente depois disso que as pessoas começarão a chegar em você e você poderá ir atrás de compradores. É preciso arrumar a casa para depois ir atrás das pessoas. Conforme você trabalha sua imagem de palestrante, os clientes começam a surgir.

E com esse material, você pode ligar para seus clientes. Eles podem ser desde pessoas que já entraram em contato, assinaram newsletter no site etc. até empresas que você baterá na porta.

Mesmo que esses compradores ainda não te conheçam, você terá todo um material para mostrar. Enviar um portfólio, site, slide de apresentação e tudo que te posiciona como palestrante profissional já mostra quem você é e pra quê você veio.

Isso é muito pouco?

Acredite: a maior parte das pessoas que me procuram para saber como vender cursos e palestras não fazem nem isso!

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