Uma comunicação eficaz é a alma de todo palestrante e treinador. Ela que é responsável pela fixação do conteúdo que está sendo transmitido.
Não importa se você está falando sobre um assunto extremamente técnico, como índices econômicos, ou se está palestrando sobre como ser feliz no relacionamento.
Um grande comunicador saberá entregar essa mensagem com uma qualidade incrível, independente da complexidade do assunto.
Isso porque a comunicação eficaz vai muito além de ter uma boa oratória, presença de palco e conhecimento do assunto.
Esses são fatores essenciais para um bom palestrante, mas é preciso saber como transmitir sua mensagem de uma forma que seja compreendida e fixada pelo público.
O que é comunicação eficaz?
A comunicação eficaz é aquela que cumpre com os seus resultados.
Se você é um treinador interno e precisa ensinar as novas diretrizes da empresa para seus funcionários, precisa de uma comunicação eficaz para que aquele conteúdo seja recebido, compreendido e aceito pelos funcionários.
Um palestrante motivacional deve contar suas histórias de superação de uma forma que inspire outras pessoas a conquistarem seus objetivos. Sem isso, sua comunicação não será eficaz.
E a comunicação eficaz, muitas vezes, pode ser mais simples do que você acredita.
Sabe quando você passa horas conversando com um amigo sobre um projeto que precisam fazer e no final esquece tudo e não faz nada?
Vocês gastaram horas e mais horas se comunicando e no final não tiveram nenhum resultado.
Mas também tem aquelas vezes que uma simples mensagem no WhatsApp começa todo um processo de construção do projeto.
Na longa conversa, teve uma grande troca de informação, mas nenhuma eficácia. Já na mensagem do WhatsApp, com pouco troca de informação, ocorreu uma comunicação eficaz.
Palestrantes e treinadores precisam compreender como se constrói uma comunicação eficaz através dos seis pilares a seguir.
Os pilares da comunicação eficaz
#1 A comunicação eficaz deve ser simples
Esse é um dos pilares mais importantes da comunicação eficaz.
Palavras difíceis e frases complexas não são tão eficazes quanto a simplicidade. Quanto mais dificuldades você colocar no entendimento da sua fala, menos eficaz será sua comunicação.
Um palestrante sabe que é essencial simplificar ao máximo sua fala e fugir de jargões técnicos.
Se você prestar atenção nos jornais e revistas, por exemplo, verá que os textos são bem escritos, mas com grande simplicidade. Poucas palavras difíceis e sentenças fáceis de serem lidas.
Agora, se você pegar um processo escrito por um advogado terá uma impressão completamente diferente. Ele é bem mais difícil de ser lido. Usa sentenças complexas, palavras pouco comuns e termos técnicos.
O texto do advogado é eficaz dentro do contexto em que está inserido, mas qual dos dois textos seria mais eficaz para o público geral?
É claro que o mais simples e direto!
#2 Saber fazer marcações de texto
Quando escrevemos, usamos algumas técnicas para marcar quais são os trechos mais importantes daquele texto.
Negrito, itálico e sublinhado servem como destaque para que as pessoas saibam que aquele trecho será importante. E isso é crucial para a comunicação eficaz.
Mas como fazer isso quando o texto é falado?
Fazendo diferentes tons de voz para construir as marcações.
Quando você baixa o tom de voz, por exemplo, as pessoas passam a prestar mais atenção no que você tem a dizer.
Isso porque você vem numa constante de voz alta e baixa de repente. Inconscientemente, elas percebem que é uma pausa para algo mais sério e que deve ser anotado.
Existem diversas outras formas de construir essas marcações que são essenciais em uma comunicação eficaz.
#3 Forma é mais importante que conteúdo
#4 Ser prolixo não é ser esperto
No imaginário popular, existe uma lenda que confunde saber se comunicar com ser prolixo.
É bem verdade que bons comunicadores sabem enrolar e gastar tempo quando necessário, mas isso não é sinônimo de ser eficaz.
Lembre-se sempre que a comunicação eficaz é aquela que cumpre o seu objetivos.
Se você precisa passar uma informação que é breve e simples em apenas três minutos, por que você gastaria mais de uma hora falando sobre isso?
Esse é um dos princípios básicos do pitch para investidores. Apresentar toda ideia em pouco tempo.
Objetividade é o segredo da boa comunicação.
Os programas policiais vespertinos, Marcelo Rezende, Datena e Cia., fazem muito sucesso pela objetividade.
Gostando ou não desse tipo de programação, é impossível negar que os caras têm uma comunicação eficaz e vão direto ao ponto.
#5 O corpo é o principal recurso
Os palestrantes costumam usar diversos recursos. De microfones à slides passando por dinâmicas e apostilas.
Porém, muitos esquecem que o principal recurso de sua apresentação é o próprio corpo.
Cuidar bem deste recurso tão valioso é essencial para uma comunicação eficaz.
A Teoria da Comunicação clássica diz que a comunicação é formada por três fatores simples emissor, mensagem e receptor.
E qualquer coisa que possa desviar a atenção da mensagem ou mudar seu impacto no receptor são ruídos que atrapalham sua comunicação.
E, para o palestrante, um dos principais ruídos de comunicação pode ser causado por ele mesmo.
Beber coisas muito geladas nos dias anteriores à apresentação, por exemplo, pode te deixar rouco e atrapalhar a entrega da mensagem.
Assim como o cansaço pode dificultar sua apresentação e deixá-lo mais desmotivado.
Uma noite sem dormir direito deixa aquelas olheiras que desviarão atenção do público.
É essencial que um palestrante cuide bem desse recurso tão valioso.
#6 Comunicação é via de mão dupla
A Teoria da Comunicação que falei anteriormente foi sofrendo algumas mudanças no decorrer dos últimos anos.
Ela é completamente pautada em um modelo de comunicação antigo em que poucas pessoas tinham voz.
Hoje, nós vivemos em um modelo muito parecido, mas que tem uma importante alteração.
Além do emissor, mensagem e receptor, nós precisamos incluir o feedback.
Não basta mais enviar sua mensagem e esperar que o público aceite quieto. É preciso também ouvir sua plateia, saber o que ela pensa e quais são suas dúvidas.
Um palestrante que não aceita perguntas, por exemplo, não pode ter uma comunicação eficaz porque nunca saberá se sua mensagem está surtindo efeito.
É essencial que você ouça o que seu público tem a dizer.
Esse é o único caminho para ajustar cada vez mais a sua comunicação para ter mais impacto.
Eu costumo dizer que em mais de 20 anos fazendo palestras e treinamentos, nunca fiz uma apresentação perfeita.
Afinal, sempre tem o que melhorar pra ter uma comunicação eficaz.
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