Você já ouviu falar em microexpressões?

Elas são expressões involuntárias que todos nós fazemos quando estamos falando ou lembrando de momentos importantes da vida.

Essas características marcantes no rosto são muito rápidas e, em alguns momentos, bem suaves. Portanto, é preciso estar atento a cada um destes detalhes de microexpressões para identificar mentiras.

Estou escrevendo este artigo porque muitas pessoas me pedem diariamente para avaliar alguns vídeos e discursos de pessoas famosas, políticos e diversas personalidades para saber se estão falando a verdade.

O mais recente deles é sobre o caso da jornalista Patrícia Lélis e o deputado Marco Feliciano.

Foram tantas pessoas me pedindo que analisei a entrevista da jornalista:

E a resposta do público foi tão alta que tive quase 90 mil visualizações em apenas uma semana.

E isso me motivou a ensinar cada vez mais sobre esse assunto que sou apaixonado, as microexpressões!

Então, gravei um segundo vídeo analisando o discurso do Marco Feliciano, que também já está fazendo muito sucesso.

Mais de 20 mil visualizações em apenas três dias!

E o que tudo isso tem a ver com este artigo?

Nas próximas semanas, eu publicarei alguns artigos explicando um pouco sobre as microexpressões, linguagem corporal e programação neurolinguística pra que você possa aprender mais sobre esse assunto que tanto nos fascina!

O que são microexpressões faciais?

Como eu falei logo no começo deste artigo, as microexpressões faciais são movimentos involuntários do nosso rosto que revelam as emoções.

Elas acontecem em basicamente todos os momentos, mas são muito mais visíveis quando as emoções estão exaltadas.

Essas microexpressões foram catalogadas pelo psicólogo Paul Ekman, que definiu em 7 as emoções universais. São elas:

  • Nojo
  • Raiva
  • Medo
  • Tristeza
  • Alegria
  • Surpresa
  • Desprezo

Agora que você já sabe quais são essas microexpressões, eu vou te ensinar como identificar cada uma delas!

Identificando as 7 microexpressões

Antes de te ensinar como identificar cada uma das microexpressões, é preciso entender que elas nem sempre se apresentam de formas muito característica.

Na maioria das vezes, principalmente quando mentimos, essas microexpressões aparecem de forma sutil e controlada.

Portanto, é preciso treinar seu olho para que identifique cada uma dessas microexpressões.

Vamos lá?

Microexpressões: Nojo

Nojo – Uma das expressões mais fáceis de identificar por se concentrar basicamente na boca e nariz. Uma das principais características é o nariz enrugado e o lábio superior levantado. Ela também pode ser utilizada em desaprovação a algo ou alguém.

Microexpressões: Raiva

Raiva – A sobrancelha é um dos pontos principais dessa microexpressão. Normalmente, nós baixamos e juntamos a sobrancelha, fazendo um movimento de franzir a testa. Todo o rosto fica bem tenso. Tensão que também pode ser vista na boca com os lábios separados e dentes apertados.

Microexpressões: Medo

Medo – Assim como a raiva, essa é uma das microexpressões que traz forte tensão às sobrancelhas, mas com uma importante diferença. No medo, os olhos são arregalados, sinal de atenção, e a boca fica mais solta instintivamente.

Microexpressões: Tristeza

Tristeza – Você tem uma grande facilidade de identificar tristeza em pessoas conhecidas? Isso porque é uma das microexpressões mais difíceis de esconder. As sobrancelhas juntam no meio, mas de forma sutil e a boca fica um pouco arqueada para baixo.

Microexpressões: Alegria

Alegria – Uma forte característica da alegria é o famoso pé de galinha, aquelas ruguinhas ao lado dos olhos arregalados. Quando a alegria é falsa, não surgem essas rugas. Sem contar a famosa curva pra cima nos lábios. Quanto maior a alegria, maior essa curva.

Microexpressões: Surpresa

Surpresa – Quando demonstramos surpresa, a boca fica solta e aberta como no medo, mas a principal diferença está nas sobrancelhas que ficam arqueadas e com os olhos bem abertos.

Microexpressões: Desprezo

Desprezo – O segredo dessa microexpressão está na parte inferior do rosto. A principal característica é um meio sorriso, com apenas um lado da boca arqueado.