A importância da comunicação na carreira é um assunto cada vez mais explorado e pensado por profissionais de diversas áreas.

Nós vivemos atualmente em uma era que valoriza mais o conhecimento e a comunicação do que a mão de obra.

Nossa sociedade já passou por diversas eras diferentes até chegar neste momento. E a mais recente delas é a Era Industrial.

Esse momento importante da história ficou famoso e conhecido através do Fordismo.

Na Era Industrial, o principal trabalho estava nas fábricas e cada pessoa era responsável por uma pequena parte da linha de produção.

Sendo assim, um profissional passava o dia todo apertando o mesmo parafuso em uma linha de montagem. E o profissional que conseguisse fazer aquilo em maior velocidade era o mais valorizado.

Essa época ficou eternizada no clássico Tempos Modernos de Charles Chaplin.

Tempos Modernos - Importância da Comunicação.

Porém, atualmente, com o avanço da tecnologia e o crescimento dos meios de comunicação social, nós vivemos em uma era diferente.

Nós estamos passando pela Era da Informação.

Nesse período, não basta mais saber como apertar o parafuso rapidamente para se tornar um profissional valorizado.

As pessoas mais valorizadas no mundo todo são aquelas que tem um forte conhecimento sobre determinado assunto.

E qual a importância da comunicação no trabalho neste cenário?

Nessa nova sociedade onde saber é mais importante do que fazer e se comunicar é mais importante do que saber- vou falar mais sobre isso pra frente – a importância da comunicação cresce.

De que adianta você estudar centenas de livros sobre automação de processos, por exemplo, se tem todo esse conhecimento retido apenas a você.

Conhecimento guardado é conhecimento perdido.

Como as outras pessoas conhecerão essa informação que você tem a transmitir?

E ainda mais importante, como as pessoas saberão que você tem toda essa informação se a deixa guardada?

Não basta ter a informação, é preciso saber como transmitir de maneira simples, objetiva e de fácil compreensão para todos.

Eu, por exemplo, já fui considerado por duas vezes um dos cinco melhores palestrantes de vendas do país pela revista Venda Mais.

Esse reconhecimento só chegou através da importância da comunicação em minha carreira.

Se eu tivesse trabalhado por anos em minhas lojas, adquirido conhecimento e retido, eu jamais teria conquistado esse reconhecimento.

Mas eu fiz o contrário.

Comecei transmitindo esse conhecimento para os profissionais da minha loja, depois passei a palestrar sobre vendas para amigos de outras lojas, em seguida para meus fornecedores. Atualmente, sou uma das referências na área no Brasil.

Essa minha trajetória mostra que, numa época em que o conhecimento é valorizado, a importância da comunicação cresce exponencialmente.

Afinal, a única maneira de demonstrar esse conhecimento para o mundo é através da comunicação.

Importância da comunicação não diminui o resto!

A importância da comunicação não pode diminuir a importância do conhecimento

Como eu disse antes, precisamos falar sobre a importância da comunicação se tornar maior do que a de saber realizar o serviço.

Como nós vivemos na Era da Informação, o conhecimento se torna mais valorizado que a mão de obra, mas há um ponto importante nisso tudo.

Boa parte dos conhecimentos só podem ser adquiridos através da prática.

Eu só me tornei reconhecido com um grande palestrante de vendas porque trabalhei durante duas décadas em minhas lojas vendendo diariamente.

Tudo que eu aprendia na teoria, era aplicado na prática para saber se realmente funcionava.

Porém, tentando surfar nessa onda de informação, muitos profissionais reconhecem a importância da comunicação, mas esquecem do conhecimento verdadeiro.

É preciso aprimorar a sua comunicação sempre, mas buscando sempre falar de coisas que são verdadeiras pra você. Esse é o melhor caminho possível!

Eu treino comunicação diariamente, mas não ousaria falar sobre linguagem de programação, por exemplo.

Essa é uma área que não domino. Eu até poderia tentar uma palestra sobre o assunto, mas ela nunca sairia com a mesma prioridade de quando eu falo de comunicação, vendas ou programação neurolinguística.

Por isso, nunca se esqueça, que a informação e a comunicação são cada vez mais valorizadas, mas não serão nada sem o seu conhecimento prático.