Fazer com que seu produto ou serviço chegue nas mãos do seu cliente nunca é um esforço simples. Quando o assunto é as táticas de venda, isso vai ainda mais longe.
De qualquer jeito, entender como funciona esses mecanismos de venda é importante para que todo esforço tenha a resposta mais eficiente e direta. Uma venda que funciona passa pela possibilidade de ser bem feita e ter a resposta esperada pelo vendedor, assim como, é claro, entregue o que o cliente espera.
A missão do vendedor é ser sincero, mostrar aquilo que tem em mãos e mostrar para o cliente que ele receberá tudo que quer. Talvez essa seja a principal de todas as táticas, mas é importante lembrar que o esforço da venda não pode ser em vão, e entender como funciona esse mecanismo é talvez o ponto mais importante.
Confira então 12 táticas de vendas que você deve aplicar com seus clientes e entender a importância de ter um planejamento com seus clientes.
Vamos às táticas de vendas
- Venda algo que solucionará o problema de um cliente, não um simples benefício. Descreva o que o produto tem de bom, mas mostre para o cliente o que aquilo fará de prático na vida dele e em suas dificuldades.
- Entenda as angústias de seu cliente e mostre que seu produto ou serviço solucionará isso para ele. Não venda “um creme com óleos diversos”, mas sim “um creme que deixará sua pele mais fresca e com mais hidratação”.
- Qualquer venda aumenta sua probabilidade de acontecer quando se cria uma relação com o cliente, portanto, se mostre confiável e esteja propenso a se aproximar dele.
- Seja ético e transparente, demonstre ser uma autoridade no assunto, mas sempre mostre que o produto é o melhor para o cliente, mas com sinceridade e confiança.
- Faça questão de estar disponível sempre que seu cliente precisar de você.
- Saiba sanar todas as dúvidas de seu cliente e mostre que se importa com ele e, por isso, não o abandona antes ou depois da venda
- Se comprometa com seu cliente, demonstre que está preocupado com ele e procure saber se ele gostou do produto, isso deixará portas abertas para outras vendas.
- Não existe nada mais importante e fácil de vender do que a verdade. Quando o cliente sente que você está sendo sincero, é muito mais fácil ele se convencer a obter aquele produto, já que ele confia nele.
- Entenda que a urgência é gatilho importante, portanto, faça disso um subterfúgio de sua venda, como, por exemplo, um lançamento relâmpago.
- Entenda que quase todos clientes têm expectativas quem podem não terem sido atendidas. Conviva com essa desconfiança e tenha paciência, mas sempre deixe claro que essa nova relação com sua marca, produto ou serviço será uma relação única.
- Dê liberdade para seu cliente aprovar seu produto. Um desses jeitos é a garantia incondicional. Dê um período de teste para a devolução do produto e o valor ser pago.
- Aceite a possibilidade de uma garantia condicionada, caso o cliente não obtenha os resultados que deseja, devolva o produto e até uma quantia de dinheiro. Demonstre essa confiança e demonstre que acredita em seu produto.
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O outro ponto dessa equação é entender que uma venda, assim como a comunicação pura e simples é uma via de mão dupla. A empresa e seus vendedores com um produto em mãos e, do outro lado, um cliente em busca de algo que supere suas expectativas.
Entender a importância de fazer tudo isso de modo eficaz é um dos pontos mais importantes de toda cadeia de venda. A abordagem está nesse meio, é através dela que existe esse contato entre marca e cliente, portanto, um dos pontos mais importantes dessa relação.
Portanto, fazer com que um produto chegue nas mãos do cliente de modo eficaz é a parte mais importante de todo esse esforço, e usar táticas que se encaixam bem nessa relação deve ser o objetivo principal das empresas e marcas.
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