Não são raras as vezes que a salvação vem de dentro. Você pode olhar para os lados em busca de inspiração pra resolver os problemas de sua empresa e não perceber que a solução está pertinho de você.
Sim, um curso empresarial pode ser o grande salvador do seu negócio. E, nessas horas, descobrir que tudo pode se sanar com alguém de dentro, pode ser o caminho mais certo.
Quando você olha para dentro, já descobre que está lá pronto para dar um novo passo, não precisa ir buscar mão de obra. Valorizar seus próprios funcionários talvez resulte em uma equipe mais motivada, mas também pode ser que seja sua oportunidade de descobrir novos líderes, gente para outras especializações e um monte de outras opções.
E isso só acontece quando você entra em contato com essas pessoas, interage, entende e tem a sensibilidade de perceber quem é quem.
Um curso empresarial tem esse poder, principalmente se você mesmo criar esse curso entendendo as demandas de sua empresa e focando seus esforços naquilo que você considera importante.
Por isso, confira uma série de dicas de como criar um curso empresarial que resolva seus problemas e abra um monte de portas.
Como construir um curso empresarial eficiente
Quando o assunto é sua equipe, o melhor jeito de desenvolver suas capacidades e habilidades é como em qualquer exercício físico ou mental, é preciso treinar. E treino não é algo que se faz enquanto está trabalhando no dia-a-dia, é preciso focar só nesse aprendizado.
Dai vem a importância de uma educação corporativa melhor. Um curso empresarial que conhece o processo, sabe das demandas, prepara os funcionários e descobre no que cada um pode melhorar.
Planejamento, execução e avaliação. São esses os três pontos principais de um curso eficiente.
Talvez o curso venha do setor de Recursos Humanos, ou até de você mesmo, em um cargo superior. O que importa é que o curso seja criado por alguém que conhece a empresa, seus funcionários, dificuldades e soluções.
No primeiro passo, você deve entender o que deve ser esse programa de capacitação, qual investimento, quais metas você pretende atingir e por meio de qual técnica você pretende fazê-lo.
Como se você estivesse separando em cima da pia todos ingredientes, panelas, talheres, facas e a receita daquela feijoada que você irá fazer. É preciso que você enxergue bem tudo que será usado no curso (ou na feijoada), antes de sair por aí jogando tudo na panela.
Ainda nesse primeiro momento, é preciso deixar bem claro para você quais são os objetivos desse curso e qual o público-alvo. Entender se é a correção de um problema ou apenas uma mudança estratégica, se você quer tirar dali uma nova liderança ou, simplesmente, fazer com que nasça uma padronização.
E melhor, para quem é isso tudo? Não adianta juntar uma equipe inteira para um curso sobre abrir caixas, por exemplo, se somente 5% da equipe lida com isso. É preciso entender para quem será esse discurso.
Avaliando o impacto de um curso empresarial na prática
Os outros dois passos são mais fáceis se você se preparou bem nesse primeiro. Se você sabe o que quer passar e para quem, acaba, automaticamente, entendendo qual a melhor forma de fazer isso. Colocar em prática é o menor dos problemas.
É lógico que você precisa desenvolver um pouco de didática e comunicação, mas quando você domina o assunto e sabe os objetivos onde quer chegar, tudo fica muito mais fácil. Você criou um mapa, agora é só segui-lo.
Mas talvez nenhum dos passos seja tão importante quanto a avaliação. E não estamos falando de uma avaliação do curso, mas de seus resultados.
Do curso, você pode tirar uma série de detalhes e perceber um monte de características de sua equipe, entenderá quem faz as perguntas, quem questiona, quem só observa, quem interage, enfim, um panorama humano de seus funcionários, mas é a prática que te ensinará quais foram os resultados.
Perceber o que aquele curso mudou no dia-a-dia de cada um é que representa a avaliação dos resultados de seu curso. Crie algum tipo de métrica e observe. É do resultado cotidiano que você entende a eficácia de seus esforços.
É nesse momento que você perceberá que não é preciso olhar para fora para encontrar salvação, mas olhar para dentro e descobrir que os talentos já estão ali, bem perto de você.
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