Você já percebeu que todo o seu corpo fala? Sua expressão corporal é tão importante quanto sua boca na hora de se comunicar.

Não adianta você contar uma história extremamente feliz se estiver com o corpo arqueado e feições tristes. Não transmitirá credibilidade e nem a emoção desejada.

É preciso saber utilizar o corpo para se comunicar. E isso é o que chamamos de expressão corporal.

Conhecer essas dicas é essencial para que você possa entender cada vez mais sobre seu corpo na hora de se comunicar e também para reconhecer a expressão corporal das outras pessoas com quem está conversando.

O que a expressão corporal diz?

Sua expressão corporal é uma ferramenta de comunicação muito mais potente do que a linguagem.

Isso porque nós trabalhamos por milhares de anos desenvolvendo todo um sistema de comunicação e tudo teve origem na expressão corporal.

No tempo das cavernas, quando existiam diversas espécies de homos, era preciso identificar quais eram os que se assemelhavam mais de nós e que poderíamos nos aproximar.

Se aproximar de uma espécie muito mais violenta, por exemplo, poderia significar sua morte.

Hoje, já sabemos que os homos sapiens sobreviveram a diversas catástrofes naturais porque tinham melhor senso de comunidade, que só possível graças a essa forma de comunicação.

Isso significa antes mesmo que criarmos uma linguagem, já estávamos nos comunicando através da expressão corporal, que deixa rastros até hoje.

Nós continuamos usando muito a expressão corporal no dia-a-dia. Por isso é essencial conhecer as dicas a seguir!

Dicas de expressão e linguagem corporal:

#1 Sempre faça contato visual

Não importa se você está se comunicando com uma ou mil pessoas. O contato visual tem o poder de aproximar as pessoas. Quando você olha para alguém, passa a impressão dessa conversa ser direcionada a ele, não importa quantos pessoas estiver falando ao mesmo tempo. Por isso, quando estiver falando com várias pessoas, olhe para zonas diferentes no decorrer da apresentação.

#2 Conduza o olhar do público

A nossa postura e expressão corporal não serve apenas para passar as emoções e sentimentos. Ela também funciona para direcionar o olhar para o que você está falando. Se estiver em uma reunião e apresentar um dado muito importante na tela, por exemplo, use o braço pra direcionar o olhar para esse dado.

Cuidado com posições duras nas expressão corporal.

#3 Cuidado com as posições mais duras

Você com certeza já ouviu alguém dizendo que estar de braços cruzados é uma expressão corporal ruim e que demonstra estar fechado. Não necessariamente. Se você demonstrar determinado nervosismo com essa posição mais dura, ela realmente pode demonstrar insegurança. Mas, com um toque mais leve, pode significar que você está prestando atenção no que o outro diz.

#4 Deixa os braços sempre soltos

Deixar o braço solto ao lado do corpo é uma das maiores dificuldades de muitas pessoas quando estão aprendendo expressão corporal. Por isso, treine soltar os braços e deixá-los o mais natural possível. Não precisa segurá-los ao lado do corpo. Basta soltar.

#5 Braços soltos não significam parados

Sempre que se fala em soltar os braços, a maior parte das pessoas acredita que estamos falando de ficar com eles parados o tempo todo ao lado do corpo. É claro que não! Afinal, estamos falando de expressão corporal. Deixe que os braços façam parte da conversa. Use-os para marcar os assuntos, chamar atenção a determinados pontos etc. Só não use esse recurso em excesso.

expressao-corporal-emocoes

#6 Use as emoções no tempo certo

Um palestrante deve estar sempre alegre! Você já ouviu essa frase por aí? É uma das maiores mentiras que propagam. Se você estiver falando sobre um momento difícil de sua vida, irá fazê-lo com um sorriso no rosto? Use a tristeza, raiva, alegria, nojo e todas emoções possíveis para valorizar sua fala.

#7 Prefira se comunicar em pé

Você pode usar sua expressão corporal tanto em pé, quanto sentado. Porém, em pé, terá muito mais mobilidade e mais recursos para usar seu corpo como veículo de comunicação. Por isso, sempre que possível, escolha por se comunicar em pé.

#8 Mãos pra trás do corpo demonstram poder

Ficar com os braços pra trás do corpo constantemente pode soar um pouco prepotente, mas você deve usar esse recurso sempre que precisar expor poder e audácia. Nessa posição, deixamos o corpo mais vulnerável demonstrando mais força e controle da situação. Assim, estamos de peito aberto para o mundo!

#9 Respire pausadamente para manter o controle

A respiração é responsável por oxigenar nosso cérebro. Por isso que, em momentos de perigo, respiramos cada vez mais rápido. Dessa forma, o cérebro acelera e age muito mais por impulso. Respirando tranquilamente, você desacelera o ritmo da sua mente e consegue raciocinar melhor sobre tudo que está fazendo, trazendo mais calma para sua expressão corporal.

Gere rapport na expressão corporal

#10 Gere rapport com quem está falando

O rapport é uma técnica que parece simples, mas exige muito treino. Ele não é nada mais do que identificar as principais características da pessoa com quem está falando e copiá-las. Ou seja, fazer igual. Isso faz com que o outro se identifique em você e gere confiança. Curiosidade: rapport é uma palavra francesa que pode ser traduzida como espelhamento.

#11 Não tenha pressa pra falar

A sua fala é uma dica importante para expressão corporal. Quando você fala muito rápido, é mais difícil controlar seus movimentos e expressões. Quando fala mais pausadamente, deixa cada palavra cumprir seu objetivo e consegue pensar melhor em tudo que está fazendo.

#12 Use o espaço que tem para falar

Quando você está se apresentando para muitas pessoas, pode ser que fique pequeno no palco. Então, ande pelo e ocupe todos os espaços. Isso deixa sua fala muito mais dinâmica e te torna maior naquele espaço. Além de facilitar a visão de pessoas que não conseguem te ver em determinadas posições.

#13 Treine todas essas dicas em casa

É comum que muitas pessoas acreditem que basta ler algumas dicas de expressão corporal e já estarão experts no assunto, mas não é assim que funciona. É preciso treinar diariamente para que todas essas dicas sejam fluídas na sua expressão.