O sucesso vem para quem trabalha. E quanto melhor você planeja o caminho para esse sucesso, mais fácil entender a importância do conteúdo nessa caminhada. Pensando nisso, eu separei alguns exemplos de marketing de conteúdo para você se inspirar e seguir esses caminhos.

É preciso entender a comunicação e sua importância, assim como conhecer as ferramentas que tem a seu dispor para que esse caminho seja ainda mais eficiente.

A revolução do marketing de conteúdo

Mas, antes de tudo, é importante entender que a diferença entre os antigos tipos de marketing e o de conteúdo é que ele traz uma revolução para as empresas. Antes os gastos eram maiores e os investimentos quase sempre não tinham o foco em seu público alvo. O marketing de conteúdo faz o contrário.

Apostando na criação de conteúdo, ele serve para inspirar confiança em seu público. Além da apresentação do produto, o consumidor ainda pode aproveitar do conteúdo e, de forma muito mais barata, compartilhá-lo com o público ao seu redor.

Confira então seis exemplos de empresas que aproveitaram o marketing de conteúdo para divulgar suas marcas.

Vamos aos exemplos de marketing de conteúdo?

Red Bull

A marca de energéticos foi além. Ao invés de vender uma bebida, a Red Bull resolveu vender um estilo de vida completo. Quem consome o energético estava sempre ligado a esportes radicais, adrenalina, cultura e natureza. Então é isso que, por exemplo, seu site promove.

Notícias sobre os mais diversos esportes, desde os ligados à natureza até os mais modernos videogames. A Red Bull ainda promove bandas, artistas e diversas possibilidades de fazer com que seu público, mais que beba Red Bull, faça disso a sua vida. Ao invés do institucional, a Red Bull optou por criar um jeito de “ser Red Bull”.

Nestlé

Diferente de muitas outras marcas a Nestle já fazia marketing de conteúdo bem antes até da internet. Durante muito tempo a marca enviava para seus clientes uma revista especial com receitas. O produto era completamente grátis, só era necessário pedir o material. Mas era sua qualidade acima do esperado que conquistou muita gente.

Já com a internet, a Nestle continuou apostando no conteúdo atrelado a sua marca. Seu site tem material especial ligado a nutrição, lazer, família e mais um monte de conteúdo ligado a bem-estar.

Hellmann´s

Falando em receitas, a marca de maionese apostou nelas em suas duas principais mídias. Tanto na televisão, quanto na internet, a Hellmann´s passa para seus consumidores uma série de possibilidade de pratos com maionese.

E ainda que não, necessariamente, exista a obrigação de usar a Hellmann´s, é impossível destrelar à marca do dia-a-dia dos consumidores quando o assunto é maionese.

Magazine Luiza

A loja é uma gigante do varejo, mas seus esforços na internet vem se tornando um exemplo de marketing de conteúdo. Tudo começou com o “Blog da Lu”, um espaço dentro do site que falava sobre produtos, mostrava guias e ainda divulgava notícias que diziam respeito a comportamento e tecnologia.

Depois disso, a “Lu” passou a dar as caras nas redes sociais e passou se tornou um sucesso.

Editora Intrínseca

Ao invés de apenas apresentar os livros, o blog da Intrínseca aposta em conteúdo ligado a novidades sobre o mundo da literatura e colunas com profissionais discutindo o mundo dos livros.

Aos poucos a editora foi criando relevância através de seu catálogo e também da confiança que seus clientes começaram a depositar nela, já que a cada dia se aproximavam mais do material.

Coca-Cola

De todas essas marcas, talvez a mais conhecida seja a Coca-Cola. Uma fama que vem junto e um trabalho que sempre promoveu a felicidade de ter a marca acompanhando você nos melhores momentos de sua vida.

Além de gerar essa impressão de “estar junto”, com conteúdo e iniciativas sociais, a Coca-Cola, por exemplo, recentemente promoveu uma competição envolvendo alguns dos principais youtubers de gastronomia do país para escolherem o melhor hambúrguer que você comeria enquanto toma uma Coca-Cola.

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