Quando o assunto é uma marca ou marketing, para encontrar o sucesso é bom tentar entender que caminho você deve percorrer na hora de colocar seu nome sob os holofotes. E na hora de entender como funcionam essas ferramentas do marketing o seu principal cliente deve ser você.

E não se engane, não estamos falando de talento nato, mas de muito trabalho e foco. Entender com funciona todo esse mecanismo de divulgação, usar ele para a favor de seu empreendimento ou serviço e valorizar tudo aquilo que você faz de melhor e se destaca.

Se consolidar como uma marca é um dos passos mais importante em qualquer planejamento. Por isso, é tão importante se valorizar e aprender a demonstrar para seu segmento o quanto você é realmente melhor naquilo que faz.

Mas isso não é simples, é preciso entender como todo esse mecanismo funciona.

Os objetivos do marketing pessoal

O principal objetivo do marketing pessoal é participar do processo de divulgação de sua marca, encarando você como esse produto a ser divulgado. Uma opção que reflete no interesse e confiança do mercado naquilo que você está fazendo.

Um bom produto ou serviço precisa que por trás dele tenha um indivíduo que transpire essa coerência e consciência em equilíbrio com o produto. É preciso que confiem em você e comprovem isso através de uma imagem e ações que completam essa imagem que deve preceder qualquer outra impressão ou argumento.

E existem quatro ferramentas básicas que são usadas no marketing “normal” e que podem ser adaptadas para o marketing pessoal: Embalagem, conteúdo, postura e comunicação.

Aplicando as ferramentas do marketing pessoal

A embalagem do produto deve ser sua aparência, entender que, como aquele velho ditado diz, “a primeira impressão é a que fica”. E é lógico que isso passa por higiene pessoal, mas também pode ser considerada uma preocupação com o modo como você se comporta em cada situação ou local.

Talvez, uma reunião peça uma gravata ou apenas uma camisa social, não importa, você precisa prever essas situações e estar pronto para qualquer coisa. Quando você não surpreende ninguém negativamente com o jeito que você se apresenta, mas fácil da pessoal confiar em você, afinal, ela valoriza você ter se preparado para aquilo.

E nessas horas não adianta usar a lógica da prateleira do supermercado e tentar se sobressair através do visual, o que você quer é confiança e não só se destacar.

A próxima ferramenta importante é o conteúdo. E nesse caso isso não passa só pelo o que você tem a dizer, mas sua competência, caráter e, mais importante, honestidade e fidelidade. É preciso que as pessoas acreditem que domina aquele assunto, serviço ou produto e não irá enganá-las, ao mesmo tempo em que irão sempre querer sua atenção.

O terceiro pé dessa mesa que sustenta seu marketing pessoal é a postura, que é uma mistura do conteúdo com a embalagem. Algo que passa pelo respeito e pela certeza de que você dá valor àquela oportunidade e não se permitirá desperdiçar esse momento por nada.

Por fim, é importante que tudo isso se afunile através da comunicação. É preciso que você saiba passar as informações e impressões que você quer passar. Falar claramente, saber do que está falando e não permitir que nenhuma falha nos outros três pés atrapalhe essa comunicação.

Para encontrar o sucesso é preciso entender como essas ferramentas funcionam, portanto, esteja preparado e veja as portas se abrindo à sua frente.

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