Ter o conteúdo e o produto não basta. Tudo bem, é preciso dizer que isso é suficiente para uma compra, mas a longo prazo isso não quer dizer muito. Fidelização de clientes é muito mais importante. Fazer com que as pessoas comprem e depois voltem talvez seja o mais importante dessa relação.

E por mais que isso pareça ser óbvio, muita gente ainda acha que criar essa lealdade entre ele e seus clientes é apenas distribuir cartões de fidelidade. É preciso muito mais que isso. É preciso focar na criação de um relacionamento com seus clientes.

Se fidelize com seu cliente do melhor jeito, faça isso certo e veja seus resultados crescerem. E desde que faça isso certo logo de cara, não precisará perder tempo e dinheiro tentando corrigir depois.

Fidelização de clientes e o valor que você entrega

E uma das pessoas que fala sobre fidelização de clientes em seus textos é um dos maiores especialistas de marketing do mundo, Philip Kotler. E nesse sentido, ele é extremamente objetivo, já que sempre passa por um detalhe importante: a satisfação.

De acordo com Kotler, para criar uma fidelização, o primeiro passo é entregar ao cliente algo que seja enxergado como de alto valor. Para ele, essa satisfação é o caminho mais curto para a lealdade. Mas ele vai mais longe.

Esse “alto valor” é a diferença entre o “valor total” para o cliente e o “custo total”. O primeiro diz respeito a todos os benefícios que o cliente espera encontrar em algum produto ou serviço obtido. Já o “custo total” é o custo que os clientes esperam gastar para usar aquilo em toda sua vida útil (avaliar, comprar, usar e descartar).

Em outras palavras, não adianta ter apenas o produto ou o serviço, é preciso entregar e satisfazer o cliente diante de todas suas expectativas. E isso inclui desde o tempo gasto analisando o produto, até sua locomoção.

A fidelização de clientes deve atender as expectativas

Como se você tivesse que levar em conta toda experiência. Não adianta vender o melhor café do mundo, se seus clientes precisam lidar com filas sem fim, um ambiente quente e um preço exorbitante. Qualquer um desses fatores, quando deixado de lado, desequilibra essa balança e diminui a fidelidade do cliente.

Os primeiros passos de como fidelizar clientes

Mas sobre tudo isso, existem jeitos de fidelizar seus clientes. E a primeira coisa que é preciso ter em mente é que você precisa atender seu cliente do jeito que ele quer ser atendido. Uma boa equipe de venda não insiste, mas entende seu cliente, consegue observar os sinais e necessidades que cada cliente tem e os aborda através disso.

Uma outra dica é focar no cliente certo e não tentar abraçar o mundo. Faça uma pesquisa de mercado e encontre seus clientes. Diante dessas informações, crie uma estratégia que leve em conta cada tipo de pessoa dentro desse público.

Sabendo que são seus clientes e tratando eles bem desde o primeiro contato, você tem uma possibilidade maior de contar com ele em várias e várias compras. Afinal, ele se sente bem tratado e único.

O relacionamento para fidelizar clientes

E se o primeiro contato é importante, só uma coisa é mais importante que isso: todos outros contatos. Sim, parece engraçado, mas são situações completamente diferentes e precisam ser encaradas como tal.

Relacionamento é parte importante da fidelização de clientes

Não meça esforços para valorizar seus clientes. Um dos jeitos disso é tratar cada cliente como único. Monitore e crie arquivos deles. Quanto mais você sabe sobre seus clientes, com mais facilidade você conseguirá criar estratégias que levem em conta seu público-alvo.

Melhor ainda, crie conteúdo exclusivo, mailings e lançamentos que sejam só para seus clientes. Trate seus clientes fieis como se fossem VIPs. Antecipe suas ofertas para esses grupos, invista em produtos e conteúdo para quem já comprou de você.

Para ter ideia de como isso é importante na fidelização de clientes, eu tenho clientes que já assistiram duas ou três vezes o meu treinamento de vendas. Eles compraram o mesmo produto mais de uma vez porque, através do nosso relacionamento, entenderam que, apesar de ter o mesmo conteúdo, sempre é algo novo e diferenciado para quem está participando. Então, cada treinamento é único.

O maior capital de sua empresa são seus clientes, e fidelizar eles é o passo mais importante que você pode dar em direção ao sucesso.

Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?

Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.
Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<