Influência passa por respeito, confiança e a possibilidade de criar uma rede onde um produto ou um serviço chegam já com uma espécie de “selo de qualidade”. É a imagem desse influenciador que vale. Perder isso, deixar de lado o marketing de influência, é jogar fora uma oportunidade imperdível de ganhar muito dinheiro.
Esse relacionamento é legítimo, essa interferência é consciente e essa rede de influenciados sabe o quanto estão sendo levados por esse caminho. E isso é uma realidade. Na verdade, mais ainda, isso é uma tendência.
O nascimento do marketing de influência vem com a internet, mas mais precisamente com o aumento do poder e da expansão de redes sociais, blogs e toda e qualquer possibilidade digital de divulgar um conteúdo por meios digitais. Isso não quer dizer que os meios de comunicação tradicionais não criem influenciadores, sempre criaram e vão continuar criando, o que fez com que esses “influenciadores analógicos” também ganhassem espaço no momento dos influenciadores digitais.
Aproveitar a fama é quase uma obrigação, apostar no marketing de influência e fazer com que isso se transforme em lucro para sua marca ou empresa deve ser uma opção não só levada em conta, como uma aposta certeira.
Trabalhando com o marketing de influência
O problema dessa nova realidade do marketing, dessas apostas e caminhos que o mercado está pegando, é que os clientes estão fugindo dos modelos e propostas antigos. Um sinal disso é, justamente, o quanto cresceu a possibilidade de bloquear os dispositivos de anúncios dos sites.
Uma parcela grande dessa rede de consumidores não quer mais ser atacada pela propaganda no formato antigo, ainda mais quando a navegação pela internet se torna tão popular em celulares e tablets.
O reflexo disso é a confiança em influenciadores. O cliente confia em quem recomenda esses produtos. Afinal, é alguém com quem ele já convive, admira e aceita as opiniões. A influência se constrói através dos posts e um público é formado através de cada clique e like.
Especialistas apontam que o retorno de investimento em um influenciador é mais de 10 vezes mais eficiente que a aposta em algum tipo de marketing tradicional.
Ignorar esses dados e remodelações do mercado é um perigo para quem ainda pretende manter a empresa lucrando e em sintonia com os novos tempos e novas possibilidades de divulgação de sua marca e seus produtos.
Quase 80% do público de hoje consome redes sociais, consequentemente, ser influenciado por quem está na internet produzindo esse conteúdo que servirá de ponto de confiança para essas pessoas.
O influenciador é uma ponte direta entre sua marca e o público que está consumindo o que essa personalidade digital já está produzindo. Contar com isso em termos de estratégia é sempre um impacto menos traumatizando e mais sutil do que uma simples propagando tradicional.
A confiança gerada por esses influenciadores está no dia a dia deles, e aproveitar esse trabalho que já está sendo feito, para vender mais seu produto ou valorizar sua marca é uma estratégia que não pode nunca ser ignorada.
A relação entre influenciadores e marketing digital
A principal característica de um influenciador é, justamente, estar nas redes sociais. É preciso trabalhar uma criação de conteúdo veiculada em toda e qualquer possibilidade de troca de informação e meio digital que consiga gerar um volume grande de pessoas que se engajem com esse material.
A influência está na comunicação. No meio de conseguir passar uma mensagem de modo a seu público conseguir entender e interagir com esse conteúdo que está sendo criado.
Hoje, existe espaço para todos conteúdos, desde humor até educação, passando por estilo de vida, entretenimento, arte e, é claro, vendas e empreendedorismo. Todos levando soluções e conteúdo diferenciado para um público interessado e que quer elevar qualquer tipo de conhecimento ou entretenimento.
O influenciador é alguém que vê nessa criação de conteúdo uma possibilidade de criar através de sua personalidade a confiança de uma parcela da sociedade que confia nele. E estamos falando de dezenas e centenas de milhões de pessoas que podem se tornar clientes ou, pelo menos, se interessarem por aquilo que o influenciador está criando.
O público desses influenciadores já está consolidado. Portanto, um relacionamento direto entre comunicador e público. E isso ainda deve ser levado em conta quando a gente pensa em segmentação do mercado.
Tudo leva sempre à mesma questão: conseguir criar o conteúdo e ser confiável.
É lógico que é possível se transformar em um influenciador, principalmente se você está disposto a trabalhar duro e entender as demandas de uma fatia real do público.
O resultado disso é o interesse da marca em fazer com que seu público se torne o mesmo público dela. Um influenciador pode, a partir disso, ganhar através de campanhas ou ações que foquem em divulgar um produto ou serviço para seu público. Uma comunicação direta entre sua influência e a possibilidade de apresentar essa marca para seus seguidores.
O distanciamento total do velho tipo de marketing onde o cliente tem a marca jogada em seu colo ou pulando na direção de seus olhos e a possibilidade de encarar um novo tipo de comunicação. Uma exposição que não quer só vender, mas convencer através da confiança.
Do mesmo jeito que o influenciador também pode ganhar com essa campanha. Uma parceria que pode ser vantajosa e renderá não só visibilidade, como ainda o prestígio de estar ligada àquela marca. Uma parceria onde os dois lados ganham e deve ser sempre levada em conta na hora de escolher o tipo de marketing de influência
Esses influenciadores ainda podem se dividir entre alguns tipos de personalidades enxergadas pelo mercado cada um à sua maneira. O “midiático” é aquele influenciador que vem de uma era menos digital, mas que passaram a manter esse interesse de seu público através desses meios digitais.
Já os “especialistas” são o perfil mais popular hoje, pessoas ligadas a comunidades digitais, youtubers e especialistas em assuntos, todos já ligados a esse mundo da internet. Nesse grupo ainda está gente como pessoal ligada a religião e a fatias específicas do mercado, que podem ter um número reduzido de seguidores, mas uma confiança maior e uma influência ainda maior.
Por fim, existe ainda uma rede de fãs que se tornaram influenciadores ao se destacarem dentro do próprio grupo. Esses estão ligados profundamente com o público e constroem um laço de confiabilidade maior ainda.
Como implantar nas estratégias de marketing digital
Portanto, na hora de encarar a possibilidade de apostar no marketing de influenciador é preciso entender os objetivos que quer alcançar. É preciso levar em conta ser quer simplesmente divulgar um produto, criar leads ou simplesmente reforçar o branding.
Depois disso é preciso entender o orçamento disponível, assim como entender a quantidade de tempo que quer obter uma resposta e até onde quer manter essa parceria.
Isso só acontece quando você conhece seu público e entende quem está na direção de suas ações. Quanto mais você conhece os hábitos e desejos da fatia que quer conversar, mais facilmente entende o que é necessário para aprofundar esse relacionamento e obter melhores resultados.
Do mesmo jeito que é imprescindível encontrar os influenciadores mais próximos daquilo que sua empresa precisa. Assim como, do outro lado, o influenciador precisa estar ciente da fatia de mercado com o qual conversa.
A influência, como qualquer tipo de comunicação precisa ser uma via de mão dupla. Entender essa dinâmica te ajuda a não se perder dentro daquilo que você tem em mãos. Esse planejamento é uma ação que deve ser muito bem detalhada e combinada com ambas as partes.
Um marketing de influência bem estruturado é um caminho certeiro para todo tipo de lucro e possibilidade de crescimento. A influência passa pela confiança. E ter essa rede ligando sua marca ao seu público é uma oportunidade imperdível para qualquer marca, produto ou até influenciador.
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