Pode parecer óbvio, mas não existe nada mais importante para você do que você mesmo. Tudo bem, isso ficou esquisito mesmo, mas o que você precisa sempre ter em mente é que mais que seu conteúdo ou apresentação, sua marca é o mais importante. Aquela persona pela qual você é reconhecido. E nada melhor do que um bom e velho marketing pessoal para resolver qualquer problema ligado a isso.

E se você não acredita que isso é importante, talvez, por não ter uma marca forte, acaba não percebendo a força que isso teria em sua carreira. E você pode até ir mais longe e lembrar daquela máxima de que “quem não é visto não é lembrado”. Nesse caso, acrescente aÍ um “bem visto”.

Não existe mais a possibilidade de só ser visto, é preciso que isso seja melhor e chame a atenção de todos, afinal o que não falta é gente disputando o mesmo espaço que você, então é melhor você se sobressair.

Uma estrutura que se torna concreta e forte à partir de detalhes como um bom relacionamento interpessoal, boas técnicas de como falar em público e comunicação e ainda um cuidado todo especial nas redes sociais.

Mas o que é marketing pessoal?

Mas antes de tudo, é bom entender esse conceito tão importante de marketing pessoal, por mais que a expressão já possa dar uma boa dica sobre o que ele significa. Sim, é um conjunto de ferramentas e técnicas que ajudam você a criar uma melhor imagem para você.

Em outras palavras, é preciso fazer com que sua imagem passe a ter mais valor. Não simples autopromoção, mas sim um esforço de credibilidade, um jeito de fazer com que seu público e ainda que venha a te conhecer, confiem e acreditem naquilo que você faz, cria ou vende.

É preciso fazer com que sua relevância no mercado seja maior. Como se só sua marca, aquilo que você representa, fosse possível para convencer seu público de que você é a melhor opção.

Portanto, é imprescindível que seu Marketing Pessoal seja algo tão importante quanto aquilo que você disponibiliza. E como eu disse lá no começo, para que isso seja possível, você precisa apostar em relacionamento interpessoal e uma boa comunicação, seja networking pura e simples, ou redes sociais.

Desenvolvendo o marketing pessoal com comunicação

E pode parecer exagero, mas pode parar para pensar um segundo e perceber o quanto os grandes nomes da história, seja recente ou antiga, só chegaram nesse status mítico ou de respeito amplo, graças a uma boa comunicação.

Gandhi é um exemplo de marketing pessoal

Talvez Jesus Cristo não tivesse tido sua história servindo de inspiração para tanta gente, caso seus apóstolos e seguidores não tivessem feito um bom trabalho pregando suas palavras à partir da Bíblia.

Muito menos todos vitoriosos em guerras não teriam sido lembrados por gerações e gerações se não tivesse tudo sido muito bem registrado. Muito mais recentemente, Martin Luther King e Malcolm X não teriam se tornado as representação de uma luta inteira se não tivesse usado tão bem seus discursos. Nem Ghandi, e nem por outro lado grandes déspotas e tiranos também não teriam conseguido emplacar seus poderes sem essa comunicação e o marketing pessoal com o que trataram suas imagens.

Tudo bem que é bom mantermos as devidas proporções com essas figuras, mas é bom sempre enxergarmos elas para perceber o quanto desenvolver nossas “marcas” é importante para que o nosso conteúdo chegue ainda mais longe do que você possa imaginar.

Dicas de marketing pessoal para crescer sua carreira

Primeiro de tudo, o que você sempre deve ter em mente é que seu principal cartão de visita é você mesmo, sua imagem. E isso não quer dizer que você precisa gastar dinheiro com roupas caras, ternos e vestidos, é necessário apenas que você consiga passar uma imagem que provoque confiança. Ser apresentável.

Sua imagem é parte importante do marketing pessoal

Lembre daquela máxima de que você deve sempre se vestir como a pessoa que você quer ser, não simplesmente a que você é. Se você é apenas um estagiário, não precisa se vestir como os outros estagiários, mas sim o faça como se fosse o gerente.

Mas nos dias de hoje, o mais importante mesmo é que essa sua imagem seja vista. E não há nada melhor do que as redes sociais para isso. Crie contas nelas e seja bem organizado, não precisa ter uma personalidade para cada, mantenha uma verdade que ocupe todas. Você quer ser reconhecido seja onde seu público lhe procurar.

E leve isso além, crie conteúdo e espalhe sua sabedoria pelo maior número de canais que conseguir. Seja um texto em um blog, um post no Facebook, um comentário no Twitter, uma foto no Instagram, um perfil bem atualizado no Linkedin ou um vídeo no Youtube. Pense que se alguém te procurar em algum lugar, irá sempre achar.

E lembre sempre que você é o mais importante, é em você que as pessoas devem confiar. Na sua marca, naquilo que você representa e no conteúdo que você pretende passar o vender.

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