Não existe coisa mais linda e empolgante do que uma ideia. Ela vem até você, você a agarra e não solta mais, e cada momento com ela é vivo e apaixonante. Logo à frente, o futuro que se forma é cheio de sucesso, metas e felicidade. Mas talvez as coisas não sejam bem assim.
Uma grande ideia não é o suficiente para que tudo ao redor passe a dar certo e nem para que o sucesso seja o único caminho a ser encontrado. É preciso então dar um passo para trás e enxergar o quadro completo, onde pode chegar e por onde você deve ir. Uma grande ideia não basta para nada a não ser um bom começo. É preciso olhar para o final.
Sim, se você se decidir por algo que mova sua vida, não se deixe levar pela ideia, mas caia de amores pelo resultado dela. O que você almeja, onde ela pode te levar, é sempre muito mais importante do que de onde você está saindo. O ponto inicial é apenas o primeiro passo, é a escada pronta que vale a pena ser construída, não só um degrau.
E essa paixão por um insight, por uma ideia simples, por mais revolucionária e salvadora que ele possa se ser (ou parecer), muitas vezes é quem cega você diante dos problemas que possam vir ou até daquilo tudo que você deve fazer para estar preparado. Pior ainda, apaixonado por esse ponto inicial e sem conseguir enxergar o quadro completo, as vezes, você não se permite enxergar as falhas que já existem nessa escada antes mesmo de começar a subir por ela.
Como se você acreditasse tanto naquela ideia, naquela epifania que irá mudar sua vida, que acaba não percebendo o quanto você pode até estar começando pelo lugar errado. E quando você começa o caminho sem saber onde ele pode chegar e nem se vai conseguir percorrê-lo, as chances de ficar pelo pelo meio da estrada acabam sendo muito maiores do que de chegar no alto.
Claro que importante é ter a ideia, mas é mais importante ainda projetar onde ela realmente vai te levar, chegar no objetivo final e ai, a partir dele, vir retroagindo e tentado enxergar o que deve ser feito. Talvez até sua grande ideia nem seja o começo do caminho, ou talvez ela não leve para aquele lugar.
Enfim, se apaixone pelo resultado e se agarre a ele com unhas e dentes. Faça dele seu único horizonte e não hesite em mudar de caminho ou de ideia inicial para atingi-lo.
Às vezes, você fica tão apaixonado por uma ideia que nem consegue ver como ela pode ser melhorada. Sua ideia é tão boa na sua cabeça que qualquer pessoa que venha de fora dar opinião é considerada uma destruidora da criatividade. Porém, uma ideia sempre pode ser melhorada com uma visão externa.
O limpador de para-brisas é um exemplo. Os portugueses que inventaram, mas os alemães que colocaram pro lado de fora.
Obviamente que isso é só uma piada, e nosso irmãos lusitanos nem devem ficar bravos por usarmos eles como sátira, mas o importante é perceber que daí é possível tirar uma lição: Quando você consegue enxergar o resultado e tudo necessário para chegar nele, muitas vezes o primeiro passo, essa ideia genial que lhe colocará nesse caminho pode ser tão simples quanto mudar de lugar os limpadores de para-brisa.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<