Nem sempre o profissional mais bem sucedido, com mais mestrados, doutorados e experiência na área é o que tem a melhor carreira. Quase sempre, esse limite, esse voo mais alto, fica com o profissional que consegue ser o mais persuasivo. Sim, a persuasão pode te ajudar a ir mais longe do que qualquer diploma.
E isso não tira em nada a importância das horas debruçadas sobre um livro, das aulas e dos anos na empresa, só lembra que tudo isso pode não servir de nada se a pessoa não souber convencer as outras ao seu redor de ela é a melhor opção.
Uma grande ideia ou uma solução revolucionária só vira realidade quando quem tem isso na cabeça consegue contar para os outros o que seria e os convence a seguir esse caminho. E isso fica pior ainda no terreno do empreendedorismo.
Não existe possibilidade de fazer sua empresa alçar voos mais altos se você não for capaz de vender bem essa ideia. É preciso fechar negócios e parcerias, conseguir apoio financeiro, convencer equipes e até atrair clientes, tudo isso com persuasão.
Ninguém deveria vender melhor sua ideia do que você próprio, mas para isso você precisa de convencimento.
Mesmo quando você é um funcionário, sem a persuasão, seu dia a dia será uma fila de gente mandando em você e te impondo regras e ideias. Chefes e colegas de equipe podem e devem ser influenciados por você.
Entretanto, o mais importante disso tudo é saber que a persuasão não é uma arte nata. Esqueça aquela ideia de alguém que “nasceu vendedor”, convencer os outros e influenciar as pessoas é uma habilidade que se aprende com muito trabalho e estudo.
As técnicas de persuasão são fundamentais para você conseguir lidar com qualquer pessoa ao seu redor, desde quando tenta emplacar um projeto, até quando só quer que alguém vá com você no cinema.
Por isso é tão importante entender que é perfeitamente possível aprender e fazer com que a persuasão passe a ser uma característica sua.
A persuasão vai alavancar sua carreira
É importante entender que a persuasão fará com que sua carreira ande mais rápido. Quanto melhor você convencer que suas (boas) ideias são as mais eficazes, mais elas serão colocadas em prática, consequentemente, mais vezes você acertará.
Só isso já seria um exemplo óbvio do quanto sua carreira alavancará com um pingo de persuasão, mas é preciso lembrar que você não é o único com esse tipo de habilidade na manga. É preciso ir além.
A persuasão começa com você mesmo. Se você não se convencer de que é possível fazer algo, ninguém será convencido. Quando você sabe e tem certeza daquilo, todos também terão.
E quanto mais você estiver próximo dessas pessoas, mais for um reflexo delas e do ambiente, mais elas seguirão o seu caminho traçado. É a conectividade entre você e todos ao seu redor que cria em você alguém confiável. São suas semelhanças que te juntam.
Essa persuasão vem então apenas para mostrar que você pode fazer algo que ajudará a todos, afinal, você faz parte desse todo e também quer melhorar sua vida.
Há uma máxima que diz que você deve se vestir no trabalho não como quem você é, mas sim como quem você gostaria de ser. Seus chefes, por exemplo. Só isso já é um ponto inicial na persuasão, já que eles verão em você alguém preparado para estar com eles o que lhes permite escutar melhor e até seguir aquilo que você disser.
Não se esqueça nunca que as decisões tomadas são resultados de estímulos cerebrais, portanto, o que está muito além do racional pode fazer toda a diferença. Provocar essas sensações nas pessoas é o mesmo que as convencer sem nem abrir a boca.
Esse acordo inconsciente é que abre as portas de sua carreira. Não apenas um monte de palavras decoradas, é preciso que as pessoas confiem em você instintivamente, e isso só acontece com muito trabalho e uma dose eficaz de persuasão diante de cada situação que você se encontra.
Quanto menos você perder isso de vista, mais estará preparado para usar isso em sua carreira.
Aprendendo com a persuasão na publicidade
Se existe um lugar onde a persuasão é a chave mestra para o sucesso, definitivamente é na publicidade. Não só porque eles precisam fazer com que seu público seja convencido de algo, como com cada profissional tendo que entrar nesse ritmo onde sua única obrigação é fazer valer suas ideias.
A publicidade é um lugar onde se vende, e não existe profissão que tenha que melhor lidar com a persuasão do que a de vendedor.
E não confunda persuasão com manipulação. Muito menos ache que a segunda é algo ruim, a manipulação, assim como a persuasão, pode muito bem ser usada para prejudicar um cliente ou convencer alguém a fazer algo que irá prejudicá-lo, mas isso vai da índole do manipulador, não da ferramenta.
A manipulação fica mais no campo do interesse de quem está do lado da venda, querendo fazer com que o cliente sinta a necessidade de ter algo que ele, pouco tempo atrás nem sabia que existia. A persuasão se aproxima mais do “nosso”.
Persuadir é vender a solução de um problema, fazendo com que o comprador realmente ganhe algo com aquela compra. Convencer passa por entender que sempre deve existir uma relação em que ambos os lados estão ganhando e lucrando.
Uma necessidade que será atendida e gerará um benefício até maior para o comprador do que para o vendedor.
Toda essa estrutura é a base para a publicidade, onde um produto ou serviço deve se mostrado de um jeito onde o cliente veja ali as qualidades e benfeitorias que aquilo irá lhe dar. Não deixa nunca de ser uma troca, mas sempre envolvendo a moeda do convencimento.
A publicidade incentiva o cliente a criar essa ligação com seu produto ou serviço, mas sempre com uma marca, onde um dos lados oferece uma melhoria e o outro aceita o quanto aquilo será importante para a vida dele.
O que não difere muito da mais simples comunicação possível.
Trabalhando sua comunicação e persuasão
Toda comunicação passa pela intenção de transmitir uma mensagem. O convencimento nesse processo vem não só da ideia de fazer as pessoas prestarem atenção em você, como também das pessoas ao seu redor aceitarem e entenderem o que você quer passar.
Em todo processo de comunicação existe a ideia de convencimento, seja do lado mais sutil, seja na hora de tentar provar um ponto, ou até de argumentar sobre um caminho a seguir ou ideia a ser respeitada.
Persuasão não é controle, é convencimento. Não tem como objetivo a obrigação, mas sim a implementação de uma ideia dentro de um sistema de argumentos e possibilidades.
Não ache que tudo isso não é baseado em experiências e ciência. Convencer alguém e persuadir tem muito pouco a ver com carisma e muito com ciência e comportamento. A vantagem está sempre nas mãos de quem tem esse conhecimento e é capaz de fazer um melhor uso dele.
A comunicação tem como base essa influência que um dos lados consegue sobrepor ao outro, sem isso, tudo fica sendo apenas uma poça onde a água parada apenas reflete o mundo. É preciso transformar isso em um rio, com água corrente e ideias que passam e se misturam. Sem a persuasão ninguém tentará seguir nenhum caminho que não seja aquele imposto pelas terceiras vias de fora dessa dinâmica.
É essa persuasão sutil e natural que tem ajudado as pessoas a seguirem adiante. É ela que faz sua carreira decolar, já que é impossível não atrelar persuasão à possibilidade de convencer as pessoas ao seu redor de que você é realmente a melhor pessoa para aquele cargo.
Você quer aprender mais sobre Linguagem Silenciosa?
Garanta sua vaga na Jornada NÃO MINTA PRA MIM Presencial.Um dia inteiro, muito intenso, para você aprender a destravar o seu potencial de percepção.
Uma jornada que vai lhe ensinar como nunca mais ser enganado, como ler as pessoas. Você nunca mais será traído.
>>> Clique aqui e garanta sua vaga agora mesmo! <<<