É impossível ignorar as redes sociais dentro de qualquer planejamento de vendas. São bilhões e bilhões de pessoas conectadas e facilmente acessadas por sua marca ou produto. Basta saber o caminho a percorrer.
A internet conecta as pessoas, assim como as redes sociais, mas também conecta você a seus clientes. Um estreitamento com esse público passa pelo aumento do relacionamento e a porta aberta para a divulgação. Portanto, não ignore nunca essas possibilidades.
E o ponto principal disso é entender que as redes sociais, por exemplo, são ferramentas do novo milênio em se tratando de internet, mas sempre estiveram por ai satisfazendo o contato direto com produtos. Pense em uma associação de moradores, um sindicato ou até uma grande empresa, todas elas só apresentavam essa possibilidade de juntar muita gente em um mesmo convívio. Lembre então que fora da internet, apresentar seu produto nesses lugares já era a certeza de boas vendas.
O local mudou, na verdade sumiu, virou nuvem, mas as pessoas ainda estão lá, reunidas em volta de uma ligação entre elas que pode ser até invisível, mas com certeza fará com que de montante maior, pelo menos uma minoria preste atenção em você.
O poder das redes sociais de aproximar pessoas
A questão agora, com o advento da internet, é que uma mesma pessoa pode mais facilmente participar de um número enorme de “reuniões” e “redes”. Um bom produto em um dessas redes acaba servindo de dica em outra. O resultado pode ser seu produto “passeando” pelo mundo digital com pouco esforço.
Existia um estudo que dizia que todos no mundo estão próximos por seus graus de separação, na internet e nas redes sociais isso é ainda mais óbvio. Um post aqui pode se tornar um compartilhamento que chega do outro lado do mundo com apenas dois ou três cliques.
Hoje o brasileiro fica conectado a uma rede social por mais ou menos 3h40 por dias, somos o segundo povo no mundo que fica mais tempo conectado. Se por um lado isso pode parecer preocupante, por outro é um cenário incrível para quem pretende divulgar seu produto na internet.
No último relatório da We Are Social, eram apontados 19 milhões de usuários de redes sócias, 10% de toda população esperando por seu contato direto. Portanto, perder isso pode ser um caminho mais curto para o fracasso de sua operação.
Usando as mídias sociais ao seu favor
E o mais importante aqui é entender que um planejamento que enxergue a internet como uma opção das vendas de seu produto ou marca, não pode se enrolar na hora de entender o que é o que.
Por isso é tão fácil misturar internet, redes sociais e até mídias sociais. A primeira e a última são quase a mesma coisa, já que são o lugar onde as tecnologia é usada. É onde a possibilidade de comunicação se permite ser feita.
Já as redes sociais são as plataformas específicas onde o único objetivo é ligar as pessoas ao redor de um assunto ou possibilidade. Seus perfis virtuais então tem a possibilidade de interagir com os perfis de outras pessoas.
O que importa é um planejamento que leve em conta essas duas possibilidades, tanto com mídias sociais, quanto com redes sociais. E isso quer dizer se preocupar com e-mails, blogs e vídeos, mas saber divulgar todo esse conteúdo em todas redes que você tiver a possibilidade de fazer.
As redes sociais estreitam essa relação, se você tem o conteúdo, fica fácil que isso seja passado para outras pessoas que tem interesses em comum. Em termos de planejamento de venda ou campanhas, uma não vive sem a outra.
Por isso é preciso se manter ativo e atualizado nas mídias sociais para que essas oportunidades surjam e sirvam de catapulta para seu produto, marca ou serviço. A eficácia de toda essa rede de influências não pode ser ignorada. Um planejamento de vendas passa sempre por essas opções, o que não se pode é deixar de agarrá-las quando elas surgirem.
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