Comunicação é a base de qualquer relação, seja profissional ou pessoal. É preciso passar uma mensagem de um jeito que o outro lado entenda o que está sendo falado. Mas para isso tudo acontecer, é preciso ter a atenção dessa pessoa.
E por mais que isso parece besteira, acredite, é um dos pontos mais importantes de toda equação. Sem a atenção, a comunicação fica travada já em sua base e nada mais sai corretamente. Uma mensagem que não chega do jeito correto, está fadada e ser mal entendida. Ter a atenção é tudo.
Portanto, conheça nove modos eficientes de ter a atenção das pessoas e conseguir passar sua informação para elas.
Descubra como ter atenção das pessoas
- Aposte no automático – Um tiro no meio da rua pode até ser apenas um escapamento furado, mas todos irão virar as cabeças e olhar. Pense no touro e em como ele corre atrás do pano vermelho na mão de seu algoz. Chamar a atenção é algo que está além do consciente, é muito maior do que o que a pessoa quer. Portanto use isso, encontre esse mecanismo, esse gatilho, e use a seu favor.
- Seja reconhecido – Se você não consegue chamar a atenção “como um tiro”, então trabalhe para ser a pessoa notada quando você entrar na sala. Saiba se vender e faça com que sua história valide sua presença mesmo antes de você estar nela. Quando você é reconhecido por um pequeno grupo, rapidamente um grupo maior faz o mesmo, portanto, galgue seu espaço.
- Use sua reputação – Quase a mesma coisa que a dica anterior, mas nesse caso é algo ainda mais poderoso. Algo chamado “deferência dirigida”. Alguns especialistas descobriram um fenômeno que faz com que nossos centros de decisões do nosso cérebro se desliguem aos poucos enquanto estamos escutando um especialista falar. Portanto, não tenha receio de descer o seu currículo em uma mesa e faça com que suas credenciais sejam a porta de abertura para a atenção de todos.
- Crie uma recompensa – Dê algo em troca pela atenção, busque essa satisfação de seu ouvinte e faça com que o cérebro dele libere dopamina só de ele ter a impressão de que se te ouvir irá ganhar algo em troca.
- O Mistério – Todo mundo gosta de um mistério, de uma pergunta respondida ou de um quebra-cabeça resolvido. Portanto, entregue a pergunta ou as peças bagunçadas e aponte que você tem a resposta para aquilo. A necessidade de saber o final irá fazer com que todos fiquem ligados em você.
- Continue repetindo – A atenção pode se esvair, portanto, chame sempre a atenção. Quando você expõe uma opinião repetidas vezes, quase sempre a pessoa que está escutando passa a ver aquilo como uma verdade, ainda mais se você for um especialista credenciado.
- Quebre a expectativa – Existem poucas coisas que chamem mais a atenção do que a quebra da expectativa. A evolução nos faz querer saber de qualquer jeito o que vem depois dessa quebra, afinal, aquilo pode ou não significar um perigo daqui para a frente. Portanto, surpreenda.
- Esteja impecável – Se você quer chamar a atenção, não seja mais um no meio de todos. Seja único, e isso passa por sua aparência. Melhore o visual, das mudanças discretas até as mais complexas, o importante é cuidar de si mesmo e passar a confiança de uma primeira boa impressão.
- Use vermelho – Estudos comprovam que, assim como o touro, os seres humanos também tem a atenção levada para essa cor. Mas se você não tem nenhuma peça dessas no guarda-roupa, o mesmo efeito, mas com um pouco menos de força, acontece com todas cores fortes. Essa dica é importante para quando estamos falando de sites, mídia impressa etc. O vermelho costuma atrair mais olhares e ações!
Sempre teste como ter atenção de pessoas diferentes
Quando ninguém percebe seu trabalho ou não dá a devida atenção, você não será valorizado do jeito que deveria. Quando ninguém te percebe, ninguém irá contar com você para um novo empreendimento, ideia, ou pior, seu chefe nunca irá pensar em você para uma promoção.
A eficácia de sua carreira depende tanto de sua capacidade e eficiência, como do quanto você consegue chamar a atenção com isso. É através da atenção que você sobrevive, é a moeda mais valiosa e o pagamento mais poderoso.
O interesse das pessoas sobre seu trabalho ou sobre você não acontece sem que você se prepare para isso e esteja pronto para aproveitar essa chance de conseguir fechar o ciclo de comunicação. Você tem o que dizer e mostrar, consegue passar a informação, mas precisa ter gente interessada nisso.
Chamar a atenção é só o começo, mas sem isso, não há mais nada.
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