Convencer é o ponto chave do sucesso. Todo mundo sabe disso, mas nem todos conseguem entender a dinâmica que faz isso funcionar. Compreender a engenharia da persuasão é uma capacidade que não é tão fácil assim.

A persuasão é o ponto de partida nesse jogo. Se você tem um produto ou um serviço que deve ser comercializado, precisa que ele seja admirado e desejado. O desafio da persuasão é o ponto chave para movimentar esses profissionais e, se eles não passaram por isso, talvez não estejam na profissão certa.

Encontrar esse desafio e encarar essa jornada é o único jeito de entender o quanto o sucesso depende da engenharia da persuasão e de como entender esse dinâmica, explorar o conceito, encarar os detalhes e aprender a importância de convencer.

Como funciona a engenharia da persuasão

Um dos detalhes mais importante dessa engenharia é entender que a comunicação não começa nem acaba com as palavras. Muito menos apenas com a boca. O corpo diz muito mais do que qualquer frase.

Posição dos braços, direção do olhar, a própria movimentação da boca, tudo isso pode te dar as dicas necessárias para que você entenda a engenharia desse convencimento. Sua influência se dá no campo do subconsciente e você deve saber como isso acontece.

Quando você se apropria desses sinais, movimentos e reações, fica muito mais fácil enxergar o que está realmente acontecendo nesse processo de comunicação, sem mentiras ou subterfúgios, só a verdade mesmo.

O maior problema é que nem sempre as palavras conseguem fazer todo trabalho, portanto, convencer e persuadir pode se tornar uma responsabilidade da linguagem corporal. A eficiência vem do mecanismo completo, não de apenas um detalhe.

Como você se comporta é a chave para o interlocutor confiar nas suas palavras, aceitar suas ideias e seguir o caminho que você está propondo.

Nada é pior do que braços cruzados, muito menos você obterá o sucesso esperado sem olhar diretamente nos olhos. Sem impor toda essa engenharia, o sucesso fica dependendo da boa vontade e da sorte, e esses são dois quesitos que não devem entrar na sua equação quando você almeja o sucesso.

Portanto, prefira o cara a cara. Telefones e e-mails são uma ferramenta interessante e que agiliza a comunicação, mas não existe nada melhor do que olhar no olho e usar toda linguagem corporal para convencer e entender.

Vamos às dicas de engenhar da persuasão?

1 – Todos precisam entender o que você diz

A articulação de suas palavras é tudo. Se alguém não entende o que você diz, será impossível construir a persuasão e, muito menos passar uma mensagem. Portanto, preste atenção da dicção e, principalmente, no ritmo.

Quando você fala rápido demais, tropeça nas palavras e ainda soa nervoso. É preciso encontrar a velocidade certa para que a pronuncia seja perfeita. Muito lento também torna o andamento chato.

Cadência das palavras é tudo. Uma pausa bem encaixada é um respiro necessário para qualquer um e deve servir de encaixe. Respire, fale palavra por palavra e se deixe ser entendido.

2 – Escute muito

Não existe jeito mais fácil de convencer alguém do que deixando essa pessoa falar. Os maiores persuasivos não são os melhores oradores, mas os ouvintes mais eficientes. Se você não escuta o que seu interlocutor têm a dizer, não consegue entender onde você poderá interagir.

Quando você escuta, descobre o que o seu cliente quer. Escute e procure identificar os possíveis obstáculos e dúvidas. Preveja a as objeções e se prepare. O outro lado quando fala te dá todas ferramentas para você usar na hora de convencê-lo.

3 – Enxergue as coisas a partir do outro ponto de vista

É lógico que você está defendendo seus interesses, tem um produto ou serviço para vender, mas se você não conseguir entender o que e como seu cliente enxerga essa situação toda, fica impossível entender o que ele quer.

Se você escuta, já consegue entender boa parte do problema, mas se consegue enxergar através de seus olhos, fica muito mais fácil negociar, já que descobre o que ela quer e como está recebendo essa comunicação.

E isso ainda te ajudará a ser mais receptivo às ideias e propostas delas. Empatia é tudo. Quando você entende as razões, fica muito mais fácil encontrar uma posição onde tudo se encaixe.

4 – Desafie as pessoas

Seja sutil e não deixe nunca isso parecer uma provocação, mas desafie. Instigue seu cliente a fazer algo que prove o quanto ele está disposto a superar esse desafio. Entregue a ele uma solução, mas faça com que ela seja parte de sua engenharia de persuasão.

Faça com que ele aceite esse algo novo por necessidade de se atualizar ou estar em um grupo. Construa a impressão de que aquela ação fará com que ele se torne único. Não deixe ele aceitar a mesmice da situação corrente, permita que ele vá para um outro patamar através da sua oferta.

5 – Aposte na reciprocidade

O ser humano é recíproco. Ele retribui “na mesma moeda”. Se você faz um gesto, como um aceno, seu interlocutor se sente na obrigação de retribuir isso. O mesmo funciona no campo dos pequenos favores.

Seja solicito, ofereça um café, uma água, ou até algum tipo de melhoria daquele momento, mais luz, ar-condicionado, janela aberta ou fechada. Quanto mais você oferece a oportunidade do interlocutor se manter a vontade, mais ele irá querer fazer o mesmo com você. A diferença é que você pedirá detalhes de sua negociação.

6 – Nunca renegue a prova social

Existem poucos jeitos mais eficientes de influenciar e persuadir alguém do que mostrando para ele o quanto todos ao redor já estão fazendo ou comprando isso que você está oferecendo. O ser humano se sente melhor quando está em dia com o que as pessoas próximas a ele estão fazendo. É confortável estar dentro de um grupo.

E quanto mais importante ou conhecida for a figura apontada, mais o interlocutor sentirá a necessidade de estar ali, com ela, perto de quem admira e fazendo parte das estatísticas. Junto depoimentos de clientes e atrele números. Crie um mundo onde essa pessoa gostaria de estar.

7 – Seja a autoridade

Todo argumento ganha credibilidade quando envolve uma autoridade. Portanto seja essa autoridade. Faça com que seu nome seja respeitado ou conhecido. Entenda do assunto e demonstre o quanto é um especialista naquilo.

E não fique só por ai, busque citações e declarações de gente ainda mais importante. A solução é fazer com que o cliente entenda o tamanho das pessoas envolvidas e acredite naquilo que elas estão falando, afinal, elas entendem do assunto.

Colha os frutos da engenharia da persuasão

Os frutos dessa engenharia de persuasão são claros e caem logo da árvore. Mais eficácia, menos dinheiro investido e erros evitados, já que menos comunicação é necessária para chegar no convencimento.

Mas o mais importante disso tudo é entender que não se trata de mágica, mas de muito trabalho e experiência. Quanto mais clientes você analisa, mais nuances terá em mãos. Quanto mais gestos identificar, mais facilmente criará essa espécie de biblioteca de detalhes e opções de onde você poderá recorrer na hora do aperto.

O truque está, justamente, em entender o cenário completo e usar tudo para conseguir construir essa persuasão. A vantagem é estarmos falando de técnicas e com como uma mensagem pode ser passada e aceita.

A eficácia da engenharia da persuasão está no entendimento de que é possível influenciar através de técnicas que constroem uma espécie de mapa do tesourou onde o baú no “X” é o sucesso de sua negociação. E esse caminho quem traça é você.

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