Existem muitos palestrantes motivacionais no mercado atualmente. Alguns fazem apresentações incríveis e que fazem as pessoas quererem chegar cada vez mais longe. Outros falam, falam, falam e parece que não dizem nada. E o mais incrível de tudo é que a maioria está falando sobre o mesmo assunto. Porém, se o tema é o mesmo e todos eles são palestrantes profissionais, o que diferencia as melhores palestras motivacionais do restante?
Um dos primeiros pontos é que a maior parte dos palestrantes está fazendo palestras convencionais e caindo nos mesmos clichês de sempre. Eu já até falei sobre como fazer uma palestra motivacional sem cair no clichê, mas, hoje, vou falar quais são as principais características que fazem essas palestras se destacarem.
As cinco coisas que você precisa fazer em sua palestra motivacional
Antes de explicar quais são essas características, eu quero que você entenda uma coisa muito importante. Muitas vezes, nós vemos muitas pessoas com pensamentos pejorativos das palestras motivacionais, como se elas fossem puro espetáculo. Porém, você precisa ter em mente que toda palestra é motivacional. Não importa sobre o que você está falando.
A função principal de uma palestra é levar as pessoas a tomarem alguma atitude. A minha palestra de vendas, por exemplo, tem como objetivo fazer os vendedores venderem muito mais. E, para isso, eu ensino algumas técnicas de persuasão que eles precisam colocar em prática. Mas não basta ensinar essas técnicas. Eu preciso aprender a cada dia como fazer as melhores palestras motivacionais porque, se o vendedor não se sentir motivado, ele jamais colocará em prática o que eu estou ensinando.
Com isso em mente, chega de chorumelas e vamos às características!
1 – Contar histórias que cativam
Eu sempre digo que todas as pessoas do mundo são apaixonadas por histórias. Isso faz parte da nossa natureza. Desde antes de falar, o homem já contava histórias através das pinturas rupestres para que seus filhos e netos pudessem aprender com as suas lições. E dessa forma, nós fomos sobrevivendo durante milhares de anos. E essa técnica funciona ainda hoje.
As melhores palestras motivacionais contam histórias reais. Isso faz com que elas sejam muito mais persuasivas e despertem a atenção do público. Nada de ficar contanto histórias da gazela e do leão que acorda todos os dias na África. Já estamos cansados de metáforas velhas. É preciso ir além e contar histórias verdadeiras, seja que aconteceram com você ou com conhecidos, para que o seu público possa sentir-se cada vez mais atraído pelo que diz.
2 – Espelhar o seu público
Rapport! Essa é uma palavra que sempre destaco no meu treinamento para palestrante. Ela é de extrema importância para quem lida com o público. Rapport é uma palavra francesa que não tem tradução para o português, mas seria algo como espelhar. E é exatamente isso que você deve fazer com o seu público: ser um espelho dele.
Assim como as histórias, o espelhamento serviu para nós sobrevivermos a todas as adversidades. Antes de falar, o homem se aproximava de outro homem e eles criavam conexões através do espelhamento. Postura, gestos, contornos faciais etc. Tudo isso servia para saber se aquele outro ser era um amigo. Quanto mais ele se enxergasse naquele outro homem, mais ele poderia confiar.
E nos mantemos assim. Quantas vezes você já não ficou em uma sala de espera e começou conversar com alguém e, quando foi embora, sentiu até tristeza por estar se distanciando daquela pessoa? Isso acontece por que você tiveram rapport. E as melhores palestras motivacionais também fazem isso. Se você não sabe como espelhar, eu explico mais neste artigo sobre como fazer uma palestra motivacional.
3 – Falar sobre um tema específico
Preste atenção nas melhores palestras motivacionais que você já assistiu na vida e tente lembrar quais eram os temas que elas falavam. Eu tenho certeza que todas elas traziam assuntos muito específicos e focados em determinados nichos. Isso porque, quando fechamos o assunto de uma palestra, nós podemos falar sobre ele melhor e cativar ainda mais as pessoas. Nós temos um foco definido, um norte pra seguir.
Essa é uma etapa tão importante que faz parte do meu passo a passo de como montar uma palestra. Você está montando uma palestra motivacional sobre felicidade, por exemplo, mas o que você pode falar sobre isso? Muita coisa. Afinal, a felicidade é um assunto muito amplo e deixa vários espaço a serem preenchidos.
Mas e se você focar este assunto cada vez mais? Ao invés de falar sobre algo tão genérico, por que não focar mais e falar sobre felicidade no casamento. Bem mais fácil de atingir o público e encantar essas pessoas, mas ainda é amplo. Você pode fechar ainda mais e falar sobre felicidade no casamento durante crises financeiras, por exemplo. Bem específico e você conversará com uma fatia importante do mercado que sofre dessa dor. Com isso, você consegue atingir o público de forma muito mais certeira.
4 – Forma mais importante que conteúdo
5 – Falar sobre as dores do público
Vamos voltar ao exemplo de palestra sobre felicidade no casamento durante tempos de crise? Quando você fechou o tema da sua palestra em algo tão específico, você já ajudou muito para entrar para o hall das pessoas que fazem as melhores palestras motivacionais e por um motivo muito importante. Você seguiu uma das primeiras ações do empreendedorismo: delimitar público-alvo e nicho de mercado.
Você sabe com quem você está falando, quais são as dores que essas pessoas sentem e o que elas buscam para sua vida. Por isso, você deve sempre falar sobre essas dores do seu público. Dessa forma, eles gerarão aquele rapport que falei antes e se enxergarão em sua palestra.
Você pode fazer isso de diferentes formas, como, por exemplo, listar algumas dores desse público e mostrar o que essas pessoas ganharão para sua vida se superar essas dores ou voltar para a primeira característica e contar a história de alguém que passou pelos mesmos problemas e superou. Isso te ajudará a ter muito mais impacto com a apresentação.
Dica bônus para fazer as melhores palestras motivacionais
Quando comecei a dar dicas de palestras em meu canal no Youtube, eu gravei um vídeo em que falava quais eram as duas coisas mais importantes para você se tornar um palestrante de sucesso. São duas perguntas decisivas. E essas duas perguntas também são importantes para fazer as melhores palestras motivacionais.
- Você tem algo para falar para as outras pessoas?
- Você pagaria por essa informação que você tem?
Se você não tem nada para passar para o seu público, você jamais será um grande palestrante. Se você não pagar pelo que você tem pra falar, você jamais fará uma das melhores palestras motivacionais. Então, quando for criar uma palestra, pense sempre em um assunto que você domina e que pagaria por ele. Essa é a melhor forma de descobrir se seu conteúdo é relevante.
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