O serviço do palestrante não é apenas subir no palco e transmitir tudo o que ele tem para aquela plateia. Existem muitas atividades paralelas que precisam ser realizadas para chegar àquele momento mágico. Hoje, eu tenho toda uma equipe de suporte para que possa focar, cada vez mais, nas palestras, mas, nem sempre foi assim. Durante anos, eu precisei fazer marketing de vendas e todas as atividades relacionadas para que meus contratantes chegassem até o meu serviço.
E se você quiser chegar ao topo e se tornar um palestrante de sucesso, também precisa estudar muito mais do que apenas como fazer as melhores palestras. Por isso, hoje, vou ensinar cinco dicas de marketing de vendas para que possa vender mais palestras.
As dicas de marketing de vendas para palestrantes
1 – Escreva sobre seu mercado
Sobre qual assunto você fala nas suas palestras? Eu acredito que você tenha muito mais para falar e não apenas o que mostra durante a apresentação. Eu tenho treinamento de vendas, treinamento de palestrantes, várias palestras e ainda consigo produzir muito conteúdo complementar. Acredito que você possa fazer o mesmo.
Isso ajuda a construir a sua marca dentro do nicho de mercado em que atua. Quem produz conteúdo para o público-alvo se torna conhecido naquele meio e pode ficar muito mais famosos. E é por isso que as maiores celebridades em qualquer ramo são as que escrevem artigos, livros etc.
2 – Crie um blog profissional
Além dos livros e artigos, a internet nos trouxe a oportunidade de produzir ainda mais conteúdo em blogs profissionais. Um palestrante DEVE criar um blog para escrever rotineiramente sobre o ambiente em que trabalha.
Se você trabalhar com palestras sobre liderança, por exemplo, deve criar um blog onde trata de temas interessantes para o mesmo público de suas palestras. Isso ajuda a transformar o seu nome conhecido no mercado e faz com que as pessoas queiram ouvir o que você tem a falar. Muitos palestrantes badalados do momento começaram escrevendo blogs.
3 – Construa um networking
Passam os anos e o networking continua sendo uma das mais importantes ferramentas de marketing de vendas para palestrantes. Eu comecei como palestrante fazendo formações para vendedores, por exemplo, e pela minha rede de lojas de surfe e calçado, eu sempre tive muito contato com meu público-alvo, lojistas. Isso fez com que meu networking fosse natural.
E você também pode fazer isso na sua carreira como palestrante. Comece a frequentar os espaços que seu público frequenta – entenda como público a pessoa que paga a palestra – e se posicione sempre como palestrante. Dessa forma, você criará uma rede de contatos com pessoas que têm interesse no seu trabalho.
4 – Peça depoimentos de clientes
Se você acessar o meu canal no Youtube, verá que tenho muitos, muitos mesmo, vídeos com declarações de pessoas que assistiram meus treinamentos e palestras. Isso é muito importante para validar o potencial de suas apresentações.
Nessa estratégia de marketing e vendas, nós usamos um gatilho mental extremamente importante, a validação social. Você está provando que outras pessoas que já participaram de suas palestras validam o seu conteúdo. Uma estratégia muito simples, mas extremamente eficiente.
5 – Seja ativo em redes sociais
Até alguns tempos atrás, muitos gurus da internet diziam que, se você não está na internet, não existe. Hoje, nós podemos dizer que, se não está nas redes sociais, não existe. Elas são excelentes ferramentas para se relacionar com o público-alvo e construir a sua marca.
Publicar diariamente, responder e participar dos grupos que seu público-alvo está cria uma conexão muito forte com as pessoas que se interessam pelo conteúdo que você tem para transmitir.
6 – Construa sua personalidade
Um palestrante deve ter uma personalidade marcante. Eu fiquei conhecido no mercado por ir contrário a tudo que maior parte dos palestrantes famosos dizem. Eu acredito que muito do que está aí é pura enrolação e pouco conteúdo. E isso me fez ser o palestrante que sou agora.
Sempre que buscam alguém que questiona a maior parte do que está sendo dito e praticado no mercado, os contratantes me buscam. Eu sou o cara que eles querem. E você? Qual a sua principal característica? Pense bem nisso…
7 – Conheça bem o público
Essa é uma regra básica de marketing de vendas em todos os setores, mas muitos palestrantes esquecem de algo tão simples. Se você não sabe para quem irá vender as palestras, como criará as melhores estratégias para que as pessoas te contratem.
Conhecer o público-alvo fará com que todas as suas estratégias de marketing de vendas sejam melhor direcionadas e mais impactantes para o seu mercado. Essa é a única forma de você se tornar realmente relevante.
Você já trabalha seu marketing como palestrante?
Para ser um palestrante muito mais impactante, você precisa trabalhar essas estratégias de marketing de vendas que eu listei aqui e buscar novas estratégias para que possa atrair mais clientes.
Você já conhece o princípio de Pareto? Ele diz que 80% dos resultados vem de 20% das ações. E, na carreira do palestrante, esses 20% é o momento exato da apresentação. Aquele é o momento decisivo para que você chegue ao sucesso. Porém, os outros 80% te ajudam a chegar naquele momento. E o marketing de vendas faz parte destes 80% que são essenciais, mas esquecidos. Portanto, dê uma atenção especial a ele.
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