O relacionamento interpessoal é aquela relação com pessoas do mesmo círculo. O colega de trabalho, um familiar e até mesmo aquele vizinho que você precisa conviver para resolver assuntos relacionados ao seu prédio. Tudo isso faz parte das relações interpessoais, que são decisivas para o seu sucesso profissional e pessoal.
Muito se fala em empatia, ouvir mais o que a outra pessoa tem a dizer, receber todas as informações que ela fala e demonstrar interesse no outro. Porém, essas são dicas que todos nós já conhecemos e que faz, ou pelo menos deveria fazer, parte de nosso convívio social. Por isso, vou ensinar algumas lições muito mais eficientes para você melhorar qualquer relacionamento interpessoal.
As relações interpessoais no trabalho
O relacionamento interpessoal no trabalho é um dos mais difíceis de ser construído por alguns motivos bem simples. O primeiro deles é que nós não escolhemos conviver com aquelas pessoas. Por mais que estejamos em nosso trabalho dos sonhos, é bem provável que estaremos trabalhando com pessoas completamente diferentes e que não teríamos contato fora daquele ambiente.
Por isso que é essencial pensar em relações interpessoais para ter muito mais sucesso no trabalho. Como eu sempre gosto de dizer, preste atenção que os profissionais que mais se destacam não são, necessariamente, os melhores técnicos, mas os que se comunicam melhor. E a construção de um bom relacionamento interpessoal é essencial nesta boa comunicação.
Assertividade em relacionamentos interpessoais
A comunicação assertiva é um ponto importante para se destacar no mercado de trabalho e para trabalhar os relacionamentos interpessoais. Um dos grandes pontos de qualquer relacionamento interpessoal é a visão de mundo diferente – que trataremos mais afrente – e por isso é essencial usar a comunicação assertiva na resolução de conflitos.
A assertividade é saber se comunicar sem ser ofensivo ou agressivo, mesmo quando a sua opinião é completamente diferente da outra pessoa. É importante fazer isso no ambiente de trabalho para se destacar porque é o que diferencia os grandes líderes dos outros profissionais.
Relação interpessoal e mapa mental
Na Programação Neurolinguística, ou PNL, nós temos o conceito de mapa mental. Esse mapa é uma espécie de óculos ou filtro para nossa visão de mundo. Esse filtro é construído através de nossas experiências profissionais e pessoais. Cada uma das situações que passamos no decorrer da vida é responsável pela construção desses mapas mentais.
Esses mapas fazem com que cada pessoa tenha uma visão única de cada situação. Ninguém jamais terá as mesmas experiências para uma mesma situação. Isso acontece até mesmo para as coisas mais simples, como a leitura deste artigo. Cada pessoa lerá de uma forma diferente. E, no relacionamento interpessoal, nós precisamos entender esses mapas mentais dos outros e aceitar que a visão de mundo de quem é diferente não está errada, mas construída com base em outras experiências profissionais.
Gatilhos mentais no relacionamento interpessoal
Muito se fala em gatilhos mentais para fazer vendas e para ter persuasão em clientes, mas você já pensou que essas mesmas técnicas podem ser usadas para suas relações interpessoais? Depois que comecei a treinar gatilhos mentais em casa, eu nunca mais briguei com minha esposa, rsrs.
Você pode treinar muitos gatilhos mentais para aprimorar seu relacionamento interpessoal no trabalho, como a reciprocidade, por exemplo. Fazer favores e ajudar os seus colegas ou liderados fará com que eles sintam-se no dever de lhe retribuir. Buscar gerar rapport, fará com que se identifiquem com você. E por aí vai…
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