A Harley-Davidson é uma moto única. Todos os amantes de moto conhecem o ronco de motor de uma Harley de longe. Essa é uma das principais características dessas motos. Entre todos os motivos que atraem as pessoas para comprar uma Harley-Davidson, o ronco do motor é um dos principais. Ele é tão impactante que faz os donos terem orgulho do barulho de suas motos. Esse é uma das principais características do branding da marca.

Esse ronco do motor, que pode ser alto demais para quem não é apaixonado por motos, é único e marcante em uma Harley-Davidson. Uma das principais provas disso é que a fabricante patenteou esse barulho nos 90. O ronco é uma marca tão importante no branding da Harley que concorrentes tentaram copiar. E depois de uma longa briga judicial por plágio, a fabricante de motos mais famosa do mundo conquistou a patente.

Essa cópia aconteceu porque algumas marcas japonesas perceberam que parte do impacto da Harley-Davidson no mercado é porque o seu barulho conquistava os consumidores.

E qualquer semelhança com o mundo dos palestrantes é pura coincidência.

Muitos palestrantes estão pegando essências do branding de outros comunicadores famosos e tentando copiar. Porém, antes de falarmos um pouco mais sobre isso, vamos entender o que é branding?

O que é personal branding?

O que é personal branding?

O personal branding, que também pode ser chamado de marca pessoal, é a imagem que você passa para outras pessoas através da comunicação, características pessoais, identificação com grupos sociais etc.

Todos nós, palestrantes, somos uma marca que precisa ser trabalhada. Nós devemos desenvolver e proteger a imagem que passamos para o mundo. Estamos vendendo um serviço valioso e precisamos construir uma marca em torno de nossa imagem para impactarmos as pessoas que podem se interessar pelas suas palestras.

A ideia de aplicar estratégias de marketing e vendas em sua personalidade está ficando cada vez mais famosa no ambiente de trabalho. Isso porque o personal branding é parte importante do sucesso profissional. Porém, ele se torna uma parte ainda mais relevante de profissionais que vendem sua imagem para o mundo, como o palestrante.

O branding é essencial para todos palestrantes. Eu construí minha imagem em cima da minha personalidade.

O branding é essencial para todos palestrantes

Assim como a Harley-Davidson tem o ronco do motor como uma das principais características, o palestrante também precisa construir pequenos detalhes que fazem parte de sua característica e trabalham para que o seu nome seja reconhecido no mercado.

Eu, por exemplo, fiquei conhecido por ser um palestrante que vai contra tudo o que os outros estão falando. Um exemplo forte disso é que fui um dos primeiros palestrantes do Brasil a subir no palco sem terno. Além disso, eu tinha muita experiência vendas para desconstruir todas as dicas já batidas que outros palestrantes estavam ensinando.

E uma parte importante da construção dessa minha imagem é que, em nenhum momento, eu fugi dos meus princípios na construção do personal branding. Como eu sempre conto no meu treinamento de palestrantes e falei no artigo Quero ser palestrante! Será que tenho perfil?, eu nunca me inspirei em outros palestrantes. E isso me ajudou a construir uma personalidade única.

Você deve seguir pelo mesmo caminho, inspirando-se na Harley-Davidson. Busque as suas principais características para que se tornem a sua principal marca. Se você é uma pessoa muito mais voltada para naturalismo e vida saudável, por exemplo, não adianta construir a imagem de um workaholic. Muito pelo contrário, mesmo que você for palestrar para o universo corporativo, deve construir sua imagem com base nas suas principais características. Se não, soará tão falso quanto as motos japonesas que tentavam imitar a Harley.

Essas características que você constrói em torno da sua imagem devem estar presentes em tudo o que você faz. Se você observar a Harley, verá que ela mantém o padrão de branding em tudo o que faz. Se você observar meu trabalho, verá que sou exatamente a mesma pessoa nos textos, vídeos, palestras e, acima de tudo, na vida real.

Isso porque, para construir meu personal branding, eu não criei falsas características. Eu apenas trabalhei para mostrar as minhas melhores características. E uma forma de fazer isso é escrever artigos –  como faço neste blog -, publicar vídeos e fazer palestras em que sua marca sejam notadas por todos. Afinal, como eu digo sempre, a forma é mais importante que o conteúdo.

E encontrar as suas marcas pessoais é um jeito de trazer uma nova forma ao conteúdo!

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