Em meio a tantas opiniões e gente com experiência, será que você sabe realmente o que é ser um empreendedor? Melhor ainda, será que você sabe o que é ser um empreendedor de sucesso?
E ainda que “ser um empreendedor” possa ser lido de tantos jeitos e maneiras diferentes, muita gente ainda vê isso como muito dinheiro no bolso, palestras cheias de público e fãs nas redes sociais. Mas a verdade é que um grande empreendedor, na maioria das vezes, é alguém que lutou contra as adversidades e construiu uma empresa ou projeto do zero.
Muito mais que conseguir prender a atenção de todos em uma palestra sobre empreendedorismo, empreender é ter a bagagem e a experiência de colocar a mão na massa.
Então acredite, o melhor empreendedorismo é empreender.
Minha jornada como empreendedor de sucesso
Se hoje eu posso falar sobre isso é porque passei por essa caminhada. Como eu já disse em outros textos, me tornei treinador por necessidade e palestrante por desafio. Uma série de situações que me colocaram nesse caminho e que formaram a pessoa que sou hoje.
Com 20, anos enquanto estudava administração ganhei um “grande” presente do meu pai: uma loja de calçados. “Melhor” ainda, era dela que saia o sustento de minha família e vinha com US$ 100 mil de dívidas.
E tudo piora já que a loja faturava apenas algo em torno de US$ 20 mil por mês, tinha 800 título protestados, com um caixa zerado e um estoque velho.
De uma hora para outra eu fui obrigado a negociar esses títulos, zerar as dívidas e ainda fazer com que a loja voltasse a dar lucro, já que era o único jeito de fazer minha família sobreviver em meio a toda essa tempestade.
Tudo isso sem dinheiro para investir e nem mercadoria boa o suficiente para competir. Mas eu precisava de um diferencial, precisava me destacar. A solução foi investir no pessoal.
Começava aí minha experiência de palestrante. Criei para a minha equipe de vendas um treinamento. O que me levou a um outro problema: Como um cara de vinte anos e quase sem experiência poderia ensinar qualquer coisa?
Simples, aprendendo com a experiência dos outros.
E minha fonte, meu laboratório, estava ali mesmo, nos corredores da minha loja. O que não faltavam eram vendedores com mais anos de experiência em vendas do que eu tinha de vida. Enxerguei neles a possibilidade de aprender.
Diante de tudo aquilo que eles faziam para se destacar entre os vendedores eu construí três treinamentos diferentes, tentando com isso atacar separadamente cada umas dos pilares que eu enxergava ser o necessário para a loja se tornar um sucesso.
O primeiro treino era orgânico, padronizava todo processo de venda. O segundo aprofundava o conhecimento do produto, já que eu tinha percebido que os vendedores mais experientes tinham como um de seus diferenciais o amplo conhecimento do material que estavam vendendo. Por último, um treinamento sobre persuasão, atendimento e comunicação, como encantar nosso clientes.
Como fui reconhecido como um empreendedor de sucesso
Em pouco tempo os resultados foram um sucesso. Na sequência vi minha carreira de palestrante decolar, já que fui chamado para palestrar em outras lojas e em pouco tempo até os fornecedores começaram a me indicar e pedir pelo treinamento.
Mas nada é tão simples assim, e nem descobri que poderia fazer palestras do dia para a noite. Primeiro usei a ferramenta de treinamentos e só mais pra frente descobri a possibilidade de passar todo conhecimento por meio de uma palestras de uma hora.
E se até agora você não percebeu, diante de uma adversidade e uma necessidade, eu fui lá e empreendi. Não uma, não duas, mas várias vezes. Fiz dali nascer uma carreiras de sucesso, a loja voltou a dar muito lucro e eu passei a fazer aquilo que sempre mais amei: me comunicar.
Empreendedor de sucesso não nasce, cresce
Sim, não adianta ler em muitos livros e estar em vários cursos e palestras, é preciso estar próximo do sucesso. Entender de onde ele vem, observar àqueles que já obtiveram algum tipo de diferencial e conseguir separar o joio do trigo.
E uma palestra sobre empreendedorismo precisa levar isso em conta. Precisa ter em mente que o que as pessoas querem é caminhos a serem descobertos, dicas e possibilidades que, na maioria das vezes, elas não têm contato. Querem ouvir histórias de sucesso, querem se inspirar com isso.
Portanto um empreendedor de sucesso não surge do nada, ele se vê em situações que o obriguem a tomar decisões e buscar soluções que depois sirvam de ensinamento para ele mesmo.
Sabem aproveitar uma bagagem e depois disso conseguem auxiliar todos aqueles que estejam na mesma situação que um dia ele esteve.
Empreendedor de sucesso não é o cara que está palestrando sem nunca ter visto um planilha financeira. Empreendedor de sucesso é o cara que está no dia-a-dia buscando soluções para os problemas da sua empresa e da sociedade!
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