Experiência é uma das qualidades mais importantes para qualquer profissional, mas nem sempre é possível começar um caminho ou gerir mudanças em sua empresa e, ao mesmo tempo, conseguir com sua equipe tenha a experiência necessária. É ai que entra a consultoria empresarial.
Um tipo de serviço que ganhou popularidade nos anos 90, enquanto muitas empresas foram privatizadas na época, e nem todas tinha a experiência necessária de seus funcionários para fazer essa transição. O consultor entrava em cena para passar a experiência que tinha e organizava algum tipo de mudança de caminho.
Com o tempo, outros fatores como sistemas de cerificação ou mudanças do mercado fizeram também com que os mesmos profissionais ganhassem ainda mais espaço, já que conseguiam ter a experiência necessária para um trabalho específico, sem precisarem se capacitar para todo o resto da empresa.
A ideia era simples, e ainda é. A empresa precisa de selo de qualidade, ou passa por uma mudança estrutural, às vezes até apenas o surgimento de uma nova ferramenta empresarial, mas nenhum de seus funcionários tem a expertise necessária para isso. Entra em cena, então, o consultor empresarial, coordena a mudança ou aplica as mudanças necessárias para a obtenção do selo, por exemplo, e, ao final do trabalho, simplesmente deixa de prestar serviço para a empresa.
Mas não se engane, se tornar um consultor empresarial não é tão fácil quanto muitos imaginam.
Diplomas e certificados não são o suficiente para vender consultoria empresarial
É lógico que, por se tratar de trabalhos específicos diante de demandas específicas, não existe uma formação acadêmica de consultor. Por outro lado, o profissional que vende consultoria empresarial, além de contar com a experiência da atuação no mercado, precisa estar sempre atualizado e em dia.
Portanto, graduações irão ajudar muito, mas nada irá substituir a mão na massa e a renovação. Um consultor que não acompanha as mudanças do mercado está fadado ao fracasso.
O estudo teórico é obviamente importante, mas a prática é que irá definir o consultor. Isso e a confiança que é passada para seu contratante, é preciso que ele acredite em sua capacidade e confie naquilo que você está oferecendo.
Isso passa tanto por um bom currículo, quanto por uma postura que consiga condizer com suas capacidades. É preciso causar uma boa impressão e fazer com que o cliente ache que está lidando com um profissional gabaritado da área. Alguém que inspire ele até.
E se isso é a ponta do iceberg na hora do primeiro contato, o que vem depois é importante tanto para ser contratado, quanto para exercer seu serviço: comunicação.
Você precisa explicar para seu cliente quem você é e como você pode ajuda-lo nessa hora de expansão ou mudança, assim como, na hora do trabalho em si, tudo que você quer passar precisa ser bem passado. Uma comunicação clara é a garantia de que todos irão seguir seu planejamento e sua experiência valerá cada real investido em você.
Essa comunicação passa pela sua capacidade de convencimento e persuasão. Depois de fazer com que um alto executivo tenha te contratado, é preciso que suas ideias sejam seguidas por uma equipe inteira. Suas soluções para aquele problema funcionam, mas se ninguém te escutar e nem fizer o que você quer, elas não vão servir de nada.
Empresas de consultoria precisam lidar com diferentes perfis de clientes
Entretanto, quando você abre uma empresa de consultoria, precisa saber que qualquer trabalho desses trará contigo uma série de dificuldades.
Uma dessas barreiras vem com algo que muita gente adora, mas que não sabe o quanto é complicado: o dinamismo. O consultor não consegue se estabilizar em um mesmo lugar, serão sempre empresas diferentes, com chefes diferentes, equipes diferentes e problemas e soluções diferentes. E quando alguém pede por uma dia-a-dia menos repetitivo, não imagina o quanto a completa falta de repetição também pode ser um problema.
Essas instabilidades vêm também com a necessidade de sempre estar em busca de clientes, assim como a incapacidade de criar uma identidade profissional dentro de uma empresa e até um planejamento de carreira a mais longo prazo. É lógico que, muitas vezes, os ganhos podem substituir esses problemas, mas ainda assim é uma insegurança que muita gente não lida muito bem.
Por isso, uma consultoria empresarial pode ser um trabalho complicado e desgastante, mas a impressão de conseguir estar exercendo uma profissão onde toda sua experiência é levada em conta é gratificante demais.
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